logo RCN

Prefeitura de Zortéa moderniza a gestão pública com tecnologia IPM

  • Foto e entrevista: créditos Enio O. Azevedo. - Secretário de Administração e Finanças, Edson Antonio Calliari Moro (Dinho), falou sobre as reuniões.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto e entrevista: créditos Enio O. Azevedo./Secretário de Administração e Finanças, Edson Antonio Calliari Moro (Dinho), falou sobre as reuniões.


A Prefeitura de Zortéa (SC), através de sua Secretaria de Administração e Finanças, que tem na função de secretário Edson Antonio Calliari Moro (Dinho), o qual concedeu entrevista ao O TEMPO jornal de fato na segunda-feira, 30 de agosto, em virtude de reuniões que estavam ocorrendo naquela data.

A Secretaria Municipal de Administração e Finanças é a unidade administrativa de atividades-meio, incumbida de executar as atividades administrativas do desenvolvimento organizacional, com autoridade funcional e faculdade para delegar competência.

Segundo Dinho, tem como função suprir a Administração Pública Municipal de recursos humanos e materiais, bem como, obter, arrecadar, movimentar, aplicar, registrar e controlar os recursos financeiros públicos municipais, sendo a ela vinculados.

Dinho informa sobre as reuniões com os setores quanto ao treinamento, aproveitamento e se ficou alguma dúvida quanto a transição do gerenciamento de novo sistema armazenado de dados online (nuvem).

A validação dos setores da Prefeitura, sendo o autoatendimento que significa o portal de serviços online.

O município de Zortéa, no meio-oeste catarinense, tem cerca de 3,4 mil habitantes. Embora seja pequeno e jovem [foi alçado a município em 29 de dezembro de 1995], é visionário. Para modernizar e qualificar a gestão pública, a Prefeitura está implantando a tecnologia da IPM Sistemas.

Ao longo do mês de julho, ocorreram as fases de migração da base de dados e o treinamento dos Servidores públicos para a utilização do novo software. Com o Atende.Net, a Prefeitura de Zortéa passa a contar com um sistema de gestão pública desenvolvido em plataforma única e 100% em nuvem.

"Para tudo o que se vai fazer, para qualquer projeto, é preciso ter dados. Por isso acredito que, no momento em que puder ter os dados em um cadastro único, e acessar esses dados com rapidez, vai melhorar muito o trabalho em todas as secretarias", analisa a prefeita Rosane Antunes Pires Infeld. "Então essa modernização vai dar agilidade para todos os departamentos, com eficácia e economia de papel", salienta.

Prefeita Rosane de Zortéa participou do treinamento da IPM Sistemas - Embora qualquer troca de tecnologia possa causar um pouco de apreensão, o momento é de muita confiança em Zortéa. E o motivo é simples, segundo a prefeita: tem informação e boas referências. "Convivendo na associação dos municípios, tive contato com representantes do Estado inteiro e via que quem usava o IPM estava à frente", conta Rosane.

"Sempre fui fã da IPM, pois via que é uma empresa que tem preocupação com o futuro, que dá importância ao uso da tecnologia na administração pública, disponibilizando ferramentas tecnológicas a serviço do Servidor público e da população", destaca a prefeita. "Nos congressos de prefeitos, eu sempre ia ao estante da IPM e, então, pensava: se um dia for prefeita, terei IPM na Prefeitura", conta Rosane.

Treinamento IPM Sistemas na Prefeitura de Zortéa - Equipe da IPM treina os Servidores públicos para o novo sistema de gestão público.

Tecnologia facilita e qualifica a gestão pública - A tecnologia em gestão pública desenvolvida pela IPM Sistemas qualifica a tomada de decisão ao oferecer uma visão geral da gestão com cruzamento de dados e geração de relatórios em tempo real. Afinal, por ser 100% em nuvem, o sistema pode ser acessado em qualquer hora e local, bastando ter um dispositivo com Internet.

Além disso, com o Atende.Net, as Prefeituras passam a contar com mais de 50 indicadores, como comparativo entre receita e despesa e entre orçado e arrecadado; estatística de pagamento de IPTU; entre outros.

O software, ainda, possibilita maior controle da cobrança dos impostos. Bem como oferece diversas funcionalidades para fiscalização de tributos. Entre elas, estão a emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e), implantação de Nota Fiscal Premiada e um maior controle do ISSQN Bancos.

Outra vantagem é o fato de ser desenvolvido para atender múltiplas entidades públicas. Ou seja, contempla Prefeituras, Fundos, Fundações, Autarquias, Institutos e Câmaras de Vereadores. Nesse sentido, todas essas instituições podem manter suas informações em um mesmo servidor de banco de dados. Sendo assim, a tecnologia de última geração IPM já deixa as entidades adequadas às novas regras do Siafic, que entrarão em vigor em 1° de janeiro de 2023.

E, além de aposentar o uso de papel, ainda proporciona grande economia com equipamentos. Afinal, elimina gastos com servidores de banco de dados, salas exclusivas para Centro de Processamento de Dados (CPD), softwares básicos e aplicativos, cabeamentos estruturados.

Foto e entrevista: créditos Enio O. Azevedo.

Texto: Aldo Azevedo / jornalista



Visita as obras no Hospital Nossa Senhora das Dores, em Capinzal   -      Construção dos centros cirúrgico, obstétrico e de materiais esterilizados Anterior

Visita as obras no Hospital Nossa Senhora das Dores, em Capinzal - Construção dos centros cirúrgico, obstétrico e de materiais esterilizados

Próximo

Prefeitura de Zortéa busca solução para melhorar abastecimento de água potável, tratada e sua distribuição no município

Deixe seu comentário