logo RCN

Quatro frigoríficos catarinenses são habilitados a exportar para a China

Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca

 

 
A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca comemora o anúncio de que quatro frigoríficos de Santa Catarina, um de suínos e três de aves, foram habilitados a exportar para a China. As aves poderão ser exportadas pelos frigoríficos Marfrig em Forquilhinha e em Seara e BRF Brasil Foods em Videira, já a Marfrig em Itapiranga poderá exportar carne suína. Autoridades chinesas comunicaram a decisão nesta sexta-feira (22) e outros dois frigoríficos foram autorizados no Brasil: um de aves de São Paulo e outro do Mato Grosso do Sul.
 
O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, lembra que a Aurora Alimentos de Chapecó era o único frigorífico do Brasil que já exportava carne suína para a China. “A China é um grande produtor de carne suína, mas também é o maior consumidor do produto, estamos felizes com a aprovação de quatro frigoríficos catarinenses e isso mostra a qualidade de nossos produtos e o valor de nosso agronegócio”, afirma Rodrigues.
 
O secretário lembra que para que o processo de exportação tenha início, o Brasil deverá enviar nos próximos dias a lista dos nomes dos veterinários oficiais encarregados de assinar o certificado sanitário emitido pelo estabelecimento exportador. Após as autoridades chinesas receberem o documento, anunciarão o início das exportações através de uma publicação no site oficial daquele país - Administração Geral de Supervisão de Qualidade de Inspecção de Quarentena (AQSIQ).
 
Em 2012, Santa Catarina produziu 750 mil toneladas de carne suína e exportou 180 mil toneladas, sendo que o maior comprador foi a Rússia responsável pela importação de R$ 53 mil toneladas. A China é o maior produtor mundial responsável por 50% do total produzido no mundo que é 103 milhões de toneladas. A produção de carne de frango em Santa Catarina foi de aproximadamente 2,3 milhões de toneladas em 2012, sendo que exportou 1,02 milhão de toneladas o que resultou numa receita cambial de US$ 2,2 bilhões.

-----------------------------------------------------
Ney Bueno
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
Anterior

Aids - Os perigos do beijo na boca e no sexo oral

Próximo

A união faz a força

Deixe seu comentário