logo RCN

Pint of Science Concórdia reunirá ciência, cerveja, música e solidariedade

No próximo dia 14 de maio, Concórdia/SC será uma das cidades a receber o festival de divulgação científica mais "descolado" do mundo: o Pint of Science. A coordenação local é da Embrapa Suínos e Aves, com parceria da Cervacon - Cervejeiros Artesanais de Concórdia e Região, GS4 Editora - Instituto de Inteligência em Pesquisa e Consultoria Científica e Sbera - Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial, além do apoio da Casa do Malte e da Banda Fox & Trote.

 

O Pint of Science Concórdia será na Casa do Malte, a partir das 19 horas, e vai abordar três assuntos científicos de maneira mais descontraída, em forma de bate-papo. Um dos temas será feito pela pesquisadora da Embrapa Suínos e Aves, Ana Paula Bastos, com o título Alimentos do futuro: desvendando a carne de laboratório. A pesquisadora vai falar sobre o tema que está “rondando” por aí e já tem experiências inovadoras, que é carne cultivada em laboratório. O objetivo é mostrar ao público que não precisa ter medo do futuro e da carne de laboratório.

 

A professora Aline Viancelli, também diretora do GS4 Instituto, vai falar sobre a temática proposta pelo evento: a ciência pode ser discutida em qualquer lugar e com diversas abordagens. O título da conversa é Mãeeee, hoje a aula é no bar!!, enfatizando que qualquer lugar para falar sobre ciência é válido.

 

Já Tiago Correa da Silva, diretor de tecnologia e performance digital, vai mostrar como a Inteligência Artificial pode ajudar no processo de fabricação de cerveja. Com o título Água, Malte, Lúpulo e Bytes: Cerveja com Inteligência Artificial, Tiago vai mostrar o passo a passo da produção da cerveja Red IAle, elaborada a partir da IA. Também quem estiver por lá, poderá acompanhar a produção de cervejas artesanais feita pela Cervacon.

 

E, além de todo o papo de ciência, os participantes do Pint of Science poderão degustar uma cerveja produzida especialmente para o evento: Session Ipa com dry hopping do Lúpulo Nelson Salvin. De acordo com André Lazzarin, da Casa do Malte, essa cerveja tem como base um lúpulo que remete mais a uvas brancas e espumantes.

 

Música - Reunir pessoas para um bom bate-papo, em um lugar descontraído, também chama para diversão. E música é o que não pode faltar. Quem vai animar o Pint of Science Concórdia é a banda Fox & Trote.

 

Solidariedade - Solidariedade - Para participar do evento, a entrada é ingresso solidário, com doação de produtos a serem destinados ao estado do Rio Grande do Sul. Serão aceitos alimentos enlatados, como leite em pó, achocolatado, mingau infantil e também alimentos pré-cozidos ou que não precisam ser cozidos (ex: molhos, legumes, milho, sardinha, atum).

 

O evento - O Pint of Science Brasil é uma iniciativa que busca aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível. O festival reúne pesquisadores e especialistas em bares e restaurantes para discutir temas relevantes em diversas áreas do conhecimento. O evento acontece anualmente em diversas cidades do Brasil e é parte do Festival Pint of Science, que ocorre simultaneamente em mais de 25 países. O festival foi criado em 2012, na Inglaterra, e chegou ao Brasil em 2015. Desde então, o festival vem crescendo e ganhando destaque em todo o país. Em Concórdia será o terceiro ano, sendo que as edições de 2020 e 2021 ocorreram de maneira online.

 

Mais informações na página do evento https://pintofscience.com.br/events/concordia

 

Monalisa Leal Pereira

Jornalista | MTb/SC 01139

Embrapa Suínos e Aves

Concórdia-SC

suinos-e-aves.imprensa@embrapa.br

Ronaldinho Gaúcho arrecadará doações para o Rio Grande do Sul no Jogo das Estrelas em Florianópolis Anterior

Ronaldinho Gaúcho arrecadará doações para o Rio Grande do Sul no Jogo das Estrelas em Florianópolis

Solidariedade sem ideologia: Dr. Vicente destaca ajuda humanitária de SC aos atingidos pelas cheias no RS Próximo

Solidariedade sem ideologia: Dr. Vicente destaca ajuda humanitária de SC aos atingidos pelas cheias no RS

Deixe seu comentário