Secretaria de Obras realiza melhoria aguardada há anos por moradores do Distrito do Ibicuí |
VOLTANDO NO TEMPO

Livro Panorama Histórico do Município de Capinzal (SC), 1908 a 1965, de autoria do escritor Paulo Eliseu Santos.
1989 – 2024 – são 35 anos de trabalho prestado.
Livro Panorama Histórico do Município de Capinzal (SC), 1908 a 1965, de autoria do escritor Paulo Eliseu Santos.
DE COOPERATIVA PARA FRIGORÍFICO
Poderá parecer uma confusão a tentativa para explicar a fundação de uma cooperativa que, com o passar dos anos, se tornaria um importante complexo industrial. Por isso, é necessário relatar como começou e onde este empreendimento iniciou e onde este empreendimento iniciou a sua atividade.
Esta cooperativa foi fundada em 1937, no então distrito de Ouro, que naquele tempo pertencia à Joaçaba, mas que, em 1943, com a Reforma Administrativa, passou pertencer ao município de Campos Novos, e, em 17 de fevereiro de 1949, com a criação do município de Capinzal, passou a integrar esse último.
A cooperativa foi fundada com o objetivo de explorar a viticultura e, no ano da fundação, contava com 232 associados.
Algum tempo depois, ficou acertado entre os acionistas que, além da viticultura, outra atividade industrial seria iniciada pela cooperativa, o abate e a industrialização do gado suíno e bovino. Gradativamente, em razão dos negócios, diminuiu-se a produção de vinho e majorou-se a produção de abate suíno e bovino.
Assim, houve a necessidade de transformar este empreendimento numa sociedade anônima, a qual passou a ser denominada de indústria Reunidas Ouro S/A, com matriz no distrito de Ouro.
O crescimento foi tanto que houve a necessidade de abrir filial na capital paulista para atender a demanda dos pr4odutos elaborados por essa indústria.
As seus produtos foram registados com o nome Ouro, possivelmente em homenagem ao distrito onde era as sede dela.
Findo este breve comentário sobre as Indústrias Reunidas Ouro S/A,o objeto seguinte relatará sobre a conclusão da ponte pênsil.
Obs: CONCLUSÃO DA PONTE PÊNSIL
ATENÇÃO - Deixe registrado o passado nas páginas de O TEMPO jornal de fato, o que poderá ser visto também na posteridade, para tanto, mande foto e as informações.
Aldo Azevedo / jornalista
Deixe seu comentário