Secretaria de Obras realiza melhoria aguardada há anos por moradores do Distrito do Ibicuí |
HISTÓRIAS QUE MEU PAI CONTAVA

Por Evani Marichen Lamb Riffel
Meu saudoso pai contava muitas histórias da nossa história passada, protagonistas frequentes destas eram os "tropeiros."
Caro/a Leitor/a, tropeiros eram condutores de boiadas que fizeram história por estas paragens quando conduziam tropas de gado do RS para o Planalto catarinense. À pé, mulas, cavalos fortes e manadas de gado seguiam as trilhas abertas em meio ao capinzal e cerrada mata araucária, esta devastada durante o ciclo madeireiro, seguindo inclusive, com os animais a nado pelos rios que meavam o destino da tropa.
Esse causo, que meu pai contava, remonta ao final do século XIX e principiar do século XX...
Era uma manhã de típico cenário invernesco na região do Baixo Vale do Rio do Peixe, cerração baixa, temperatura margeando 3°C e o vento mariano a tocar nas faces rubras, austeras dos tropeiros, embrutecidas pela lida nas campanhas à condução do gado, para o comércio longínquo.Transitava a tropa por extensas áreas de mato e adentrava nos pequenos povoados que se formavam.
Nestes povoados o gado também passava, e em vista disto comerciantes eram avisados para fechar as portas para dar passagem à tropa. Aconteceu que neste dia um comerciante da Vila Rio Capinzal resistiu ao aviso. Não fechou a porta principal do seu comércio e enquanto a boiada passava um dos animais, bravo e rebelde, invadiu a dita venda e destruiu a mercadoria exposta. Enquanto isso o dono da venda saiu a correr amedrontado pelo touro enorme e rebelde que lhe causou grande prejuízo financeiro.
Gabou-se o comerciante, depois do ocorrido, de ter ao menos conseguido escapar da fúria do touro ao se perceber encurralado dentro da pequena venda.
A lição foi tomada ao pé da letra pelo comerciante, finalizou dizendo meu pai, quando a boiada passava a venda "as portas" fechava!
P.S.
*Desde a chegada da Linha Férrea São Paulo/RS em 1910 o gado era conduzido à pé pelos tropeiros, da fazenda produtora até uma mangueira próxima a estação ferroviária de Capinzal, à ser embarcado nos vagões cargueiros do trem ou da Maria Fumaça, como era carinhosamente chamado pelos habitantes, viventes de nossa terra.
Glossário
Campanha: extensa área rural...
Tropa: grupo, manada de gado, cavalos e mulas...
Tropeiro: que conduz as tropas...
Mangueira: espécie de curral...
Deixe seu comentário