logo RCN

REITOR ADELCIO PARTICIPA DE BANCA DE MESTRADO

  • Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos - Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos

Artigo

O Reitor da Uniarp e Diretor da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, participou da banca da avaliação de dissertação do Mestrado em Ambiente e Saúde, da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).

Em consonância com o Regimento do Programa, o Mestrado Acadêmico em Ambiente e Saúde dispõe de duas linhas de pesquisas: "LP1 - Ambiente, Sociedade e Saúde.

O objetivo geral da linha de pesquisa "Ambiente, Sociedade e Saúde" é analisar e ampliar a compreensão das condições, situações e estilos de vida em suas interações com o ambiente e a saúde, como temáticas complexas e multidimensionais. LP2 - Condições da Vida e Manejo Ambiental. Nessa linha, são estudados os impactos diretos da ocupação humana sobre a sustentabilidade dos recursos naturais, sobre qualidade ambiental e biodiversidade, as condições da vida e suas implicações na saúde. "

A dissertação apreciada consiste em análise do contributo que a Capoeira pode prestar ao desenvolvimento psicomotor, no ambiente escolar, da lavra do mestrando Joel Caetano.

            A primeira regulamentação da pós-graduação "stricto sensu" (mestrado e doutorado) verificou-se por meio do Parecer nº 977/1965, relatado pelo Conselheiro Newton Sucupira, no âmbito do Conselho Federal de Educação.  De acordo com este texto, "a pós-graduação torna-se, assim, na universidade moderna, cúpula dos estudos, sistema especial de cursos exigido pelas condições da pesquisa científica e pelas necessidades do treinamento avançado.          O seu objetivo imediato é, sem dúvida, proporcionar ao estudante aprofundamento do saber que lhe permita alcançar elevado padrão de competência científica ou técnico-profissional. "

Adelcio, por fim, fez questão de cumprimentar a Uniplac e o corpo docente, visto que a interiorização de mestrados e doutorados figura nos grandes desafios que as universidades comunitárias devem enfrentar com firmeza e determinação: "Estes cursos no interior podem assegurar que Santa Catarina continue se desenvolvendo com equilíbrio em todas as regiões.

 

Por. Adelcio Machado dos Santos (MTE/SC nº 4155 - JP)

Diretor da Associação Catarinense de Imprensa (ACI)

O DIREITO ROMANO E A EDUCAÇÃO V Anterior

O DIREITO ROMANO E A EDUCAÇÃO V

DIA DOS ANIMAIS Próximo

DIA DOS ANIMAIS

Deixe seu comentário