Sopelsa recebe Secretários da Agricultura do PR/RS
Sopelsa recebe Secretários da Agricultura do PR e RS
Florianópolis 07/12/04 ? O secretário da Agricultura e Política Rural de Santa Catarina, Moacir Sopelsa, recebeu nesta terça-feira (07), às 15hs, em seu gabinete, o secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Odacir Klein, e o secretário e vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti.
O encontro teve como objetivo discutir a situação sanitária animal entre os três Estados. Hoje SC é o único da federação reconhecido pelo Ministério da Agricultura livre de aftosa sem vacinação, o que não permite a entrada de bovinos vivos de outros estados. Como RS e PR vacinam contra aftosa, estão impedidos de vender bovinos para SC.
No encontro, os Secretários dos Estados vizinhos levantaram qual a possibilidade de SC voltar a vacinar e liberar a compra de bovinos vivos dos mesmos. Segundo Moacir Sopelsa, o Estado catarinense continuará com a política sanitária sem vacinação, visando alcançar o certificado de área livre de aftosa sem vacinação junto a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). ?Nossos técnicos vem trabalhando desde 1967 para alcançar esta excelência sanitária. Hoje temos o privilégio de não vacinar e isso foi fundamental para retomar as exportações à Rússia?, salientou Sopelsa.
Ficou acertado que, tanto do RS como do PR, irão gestionar junto ao Ministério da Agricultura, a condição de retomar as exportações de carnes para Rússia.
Há quatro anos SC esta livre de aftosa sem vacinação. O último foco foi detectado em 1991. Na América do Sul, somente o Chile, a Patagônia, a região do Chaco na Colômbia, Guiana, Suriname e Santa Catarina detêm área livre de aftosa sem vacinação. ?Nosso Estado pode ser considerado, em aspecto sanitário, como um território de país desenvolvido, habilitado dentro das normas internacionais para exportação de produtos de origem animal?, comenta Sopelsa.
Foi marcado um próximo encontro técnico para a segunda quinzena de janeiro (2005), no RS.
Deixe seu comentário