logo RCN

Vida sim! Drogas não...

Semana Nacional Anti-drogas

Excelente iniciativa teve a Escola Mater Dolorum, inclusive usaram de muita criatividade para transmitir o malefício que as drogas trazem para a humanidade.

Em 1999 foi instituído, por Decreto, a Semana Nacional Anti-drogas de 19 a 16 de julho e no dia 26 o Dia Internacional de Luta Contra o Uso Indevido e o Tráfico de Drogas.

Diante do tema tão combatido pela Sociedade, a Escola de Educação Básica Mater Dolorum fez uma caminhada no dia 26 de junho, com os alunos do Ensino Médio ressaltando o perigo das drogas lícitas e ilícitas. A caminhada saiu da Escola e passou pelo centro da Cidade de Capinzal até a Rodoviária Municipal, com saída às 10 horas da manhã.

Uma equipe de jurados (Professores da Escola) escolheram o bloco (turma) de acordo com a caracterização, originalidade, criatividade e organização. Conforme o diretor, Jonathan Savi, o vencedor ganhou como prêmio um café da manhã oferecido pela Escola.

"Quando o assunto é drogas, as pessoas pensam nas drogas ilegais, como a maconha e a cocaína, e lembram do álcool e da nicotina do cigarro como drogas legais. Porém, há inúmeras substâncias que produzem dependência, vendidas e consumidas legalmente, como os remédios para dormir, diminuir a ansiedade e depressão, emagrecer, além de sementes, frutos e folhas de plantas e inúmeros produtos de laboratórios"; essa é uma mensagem da Escola de Educação Básica Mater Dolorum e da APP (Associação de País e Professores).

O que você precisa saber sobre as drogas: A medicina define como droga qualquer substância que é capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento.

A droga que, para a medicina, tem funções curativas, de trazer alívio a dores, ou, via química, corrigir disfunções, trazendo cura, na linguagem popular significa algo ruim ou sem boa qualidade.

É também com o sentido de coisa ruim que ela substitui a palavra psicotrópico, que trocada em miúdos, significa atração pelo psiquismo. Psico é uma palavrinha grega que significa o psiquismo - o que fazemos, sentimos e pensamos. E trópico, que se origina do termo tropismo, significando ter atração por:

As drogas psicotrópicas, portanto, são aquelas que atuam sobre o cérebro, alterando de alguma forma o psiquismo humano. E há três possibilidades para essas alterações.

- Há um grupo de drogas que diminuem ou deprimem a atividade no nosso cérebro. Quem faz uso desse tipo de drogas fica mais desligada, mais devagar, mais desinteressada das coisas. São as drogas depressoras.

- Um outro tipo de drogas psicotrópicas, ao contrário, aumenta e estimula o funcionamento do cerebral, fazendo com que o usuário fique ligado, elétrico, sem sono. São as estimulantes.

- O terceiro grupo é composto de drogas que agem modificando qualitativamente a atividade do cérebro, que passa a funcionar fora do seu normal, deixando o usuário perturbado. São as drogas perturbadoras.

Seja careta ou antiquado, mas não se deixe levar pelo mau caminho. Continue seguindo sua vida, evitando experimentar ou ter contato com as ditas drogas lícitas (cigarro, álcool e outras) e ilícitas (cocaína, maconha, solventes e demais substâncias químicas).

As drogas são semelhantes a uma porta aberta, mas depois de estar dentro, é um poço profundo aonde predomina a escuridão e a decadência do viciado.

Navegar é preciso, evoluir muito mais.

Anterior

Celesc

Próximo

Semana Nacional Anti-drogas

Deixe seu comentário