logo RCN

1ª Olimpíada Estudantil de Capinzal

1ª Olimpíada Estudantil de Capinzal (Olezal)

A Administração Municipal de Capinzal resgata os jogos estudantis que há 14 anos deixou de ser realizado, que se diga, era denominado de JECO (Jogos Estudantis de Capinzal e Ouro), desenvolvido no período de 1978 a 1989, idealizado e coordenado por alunos e posteriormente teve a colaboração por parte de alguns professores de educação física.

       A iniciativa de iniciar o JECO deve-se a um grupo de alunos da 2º série da então Escola Técnica do Comércio de Capinzal, do Curso de Técnico em Contabilidade que atualmente é a escola CNEC (Colégio Cenecista Padre Anchieta), sendo que os objetivos dos jogos foram: a integração entre as escolas e a mobilização da classe estudantil na área esportiva, uma vez que o curso era noturno e praticamente não tinham aulas de educação física.

       Com a criação do JECO, os estudantes puderam demonstrar seu potencial esportivo, quando foram essas escolas que participaram das competições: Escola Técnica de Comércio, Colégio Mater Dolorum, Escola Básica Belisário Pena (todas do município de Capinzal) e Escola Básica Prefeito Silvio Santos (município de Ouro). Modalidades esportivas que foram disputadas na época, foram: Futsal, Basquetebol Handebol, Voleibol e Atletismo (saltos em distância e altura, arremesso de peso e de dardo, lançamento de disco e corridas) .

       Que se registre, os jogos foram disputados no Ginásio Municipal de Esportes André Colombo, com arbitragem de pessoas ?leigas? e voluntárias da comunidade, e que se diga, não tinham canudo universitário em educação física, mas sabiam das regras e como proceder nos jogos. Abreviando, entendiam e gostavam do esporte em geral. 

        No 1ª JECO um grupo de voluntários formou a Comissão Central Organizadora, da qual destacamos Ademir Toigo, Henrique Varela Paim, Daniel Rodrigues da Silva (Dada), Célio Durigon, Eliseu Leite, Renato Caldart, Mário Fávero, Bruno Fávero e outros realmente fizeram os jogos acontecer e deram vida aos primeiros Jogos Estudantis de Capinzal e Ouro (JECO), quando foram muitos os que ajudaram e colaboram para que este evento fosse realizado anualmente e se tornasse tradição em ambos os municípios coirmãos.    

        No ano de 1979 com a vinda de professores de educação física habilitados, os quais passaram a trabalhar nas escolas estaduais de Capinzal e Ouro, o grupo de voluntários recebeu uma força maior dos profissionais, que passaram a auxiliar tanto na organização como na arbitragem, dos quais lembramos de Jerônimo Aroldo Santana, Eloísa Andrioni Santana (professores da Escola Silvio Santos); Antonio Carlos Ruiz (Escola Básica Belisário Pena); Neivo Ceigol (do Belisário Pena, Mater Dolorum e Escola Técnica de Comércio).

        Mais tarde, as escolas do interior dos Municípios também disputaram a competição, sendo elas: De Capinzal - Escola Básica Ernesto Hachmann (Barro Preto), Escola Básica Ivo Silveira (Distrito de Alto Alegre) e de Ouro - Escola Básica Frei Crespin (Distrito de Santa Lúcia, na época Distrito de Linha Sete).  

         Em 1978 e 1979, os jogos eram disputados somente à noite, em função de que os alunos, na sua maioria, trabalhavam durante o dia. A partir de 30 de outubro de 1982, quando da inauguração do Ginásio Municipal de Esportes Prefeito Dileto Bertaiolli, em Capinzal, os jogos começaram a acontecer alternadamente, ou seja, num ano em Capinzal e no outro no município de Ouro, totalizando 10 dias de jogos,

         No ano de 1988, os jogos passaram a chamar-se JECOL (Jogos Estudantis de Capinzal, Ouro e Lacerdópolis), com a participação especial da Escola Joaquim D?Agostini.

         Os Jogos Estudantis de Capinzal e Ouro tiveram 11 edições, culminando com a 1ª em 1978 e infelizmente a última no ano de 1989. 

         Além da integração, o maior objetivo dos jogos era de revelar valores que pudessem representar ambos municípios nos jogos regionais e no Estado.

          A 1ª Olezal aconteceu no período de 1º a 07 de setembro do corrente ano, tendo a abertura oficial no dia 03, quarta-feira, às 19 horas, nas dependências do Ginásio Municipal de Esportes Prefeito Dileto Bertaiolli, contando com 9 escolas participantes (Belisário Pena, Viver e Conhecer, São Cristóvão, Mater Dolorum, CNEC, Carlos Drumond de Andrade/Posivesti, Ernesto Hachmann e Vilson Pedro Kleinübing), 105 equipes devidamente inscritas e que disputaram três categorias por idade, ou seja, no Voleibol, Handebol, Futebol de Salão (Futsal) e Basquetebol.

        A retomada dos jogos estudantis na versão Olezal, com o compromisso sócio-educacional, numa promoção da Administração Municipal de Capinzal através de seu departamento de Educação, Cultura e Esportes; apoio da Fundação Municipal de Esportes, Fesporte, Acadêmicos de Educação Física UNC e Liga Desportiva do Baixo Vale do Rio do Peixe.

       Enaltecemos principalmente aos voluntários que iniciaram o JECO, pessoas amadoras mas com um grande conhecimento nas modalidades esportivas, inclusive o nosso reconhecimento à atual Administração Municipal liderada pelo Prefeito Nilvo  Dorini que fez ressurgir os Jogos Estudantis, pois este Semanário muito sugeriu e até criticou a falta que fazia essa competição de revelação de novos atletas, a exemplo no atletismo e em outros esportes.    

Anterior

Moleque Bom de Bola fase Regional

Próximo

Setor esportivo de Capinzal

Deixe seu comentário