DEFESA CIVIL DE LACERDÓPOLIS PLANEJA PARTICIPAÇÃO EM SIMULADO ESTADUAL DE DESASTRES |
Campeonato Mundial Universitário de Handebol

A capinzalense Bia atua na arbitragem de Romênia e República Tcheca
A ex-atleta de handebol e professora de educação física, Bianca Alice Spironelo (Bia) participou do 21º Campeonato Mundial Universitário de Handebol (Handball 21 World University Championship), na cidade de Blumenau (SC), de 23 junho a 1º de julho. Bia marcou presença com a delegação de arbitragem de Santa Catarina, atuando como oficial de mesa (coordenando a equipe juntamente com João Valério, da cidade de Itajaí), representando a Federação Catarinense de Handebol (FCHb), onde atua desde 2006. A capinzalense Bia participou na arbitragem de jogos escolares, joguinhos, estaduais da federação, jogos da Liga Nacional, Jogos universitários brasileiros 2007 e 2010 (Jub’s ), Jasc, mas a sua convocação que lhe escalou para o Campeonato Mundial foi uma surpresa, onde se percebeu a valorização do trabalho bem feito.
Para Bia foi uma honra enorme ter participado desta competição, um dos maiores patamares que se pode chegar, atuando com a arbitragem. Bia foi a única representante do oeste e meio oeste catarinense, os demais oficiais eram todos do litoral, sendo seis oficiais e duas duplas de árbitros do Brasil.
No evento participaram árbitros do mundo inteiro, cada país veio com uma dupla de arbitragem: Coréia do Sul, China Taipei, República Tcheca, Romênia, Turquia, Chile, México, Polônia e Brasil (alguns países não trouxeram, como Portugal, Kuwait e Uruguai). “Nosso coordenador era o representante da Federação Internacional de Handebol, Roger Xhonneux (Bélgica)”, informa Bia.
Foi tudo maravilhoso, experiência enorme, de início foi difícil porque a língua base da Federação Internacional de Handebol é o inglês, ou seja, tudo era falado em inglês, desde as reuniões até o contato direto dentro de quadra.
Jogos de qualidade comprovada, com as seleções europeias muito bem regradas, pois na Europa as escolas de Handebol são de altíssimo nível. O Brasil conseguiu a terceira colocação no naipe masculino, disputando contra Polônia, já a seleção feminina perdeu a disputa de 3º e 4º lugares também para a Polônia, porém, ficaram em uma ótima colocação, comparando com as outras edições de Mundiais.
Bia atuou na final feminina, na disputa de Romênia com a República Tcheca, onde as Tchecas sagraram-se campeãs. A final masculina foi decidida por Portugal e República Tcheca, levando o troféu também a República Tcheca.
A próxima edição acontecerá em Portugal, em 2014, sendo que Bia certamente também marcará presença para poder obter mais conhecimento e técnica.
- Árbitros e oficiais com representantes da Federação Catarinense de Handebol.
- Alguns oficiais de mesa e o árbitro brasileiro Miguel Ditrich.
– Fisioterapeuta, a capinzalense Bia e Sander (oficiais), Gonzallo (delegado da partida - Chile).
– Bia e o árbitro da China (Taipei)
Deixe seu comentário