Capinzal investe mais de R$ 978 mil em veículos para estudantes |
11ª Conferência Municipal de Assistência Social

11ª Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Celso Ramos
Na tarde do dia 27 de julho, aconteceu a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, na Câmara de Vereadores de Celso Ramos. Realizada pela Prefeitura Municipal de Celso Ramos por meio da Secretaria de Assistência Social e trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social - SUAS, o evento foi um espaço de participação democrática de toda comunidade, onde foram debatidas e avaliadas as políticas públicas, bem como apontados os caminhos para o constante aperfeiçoamento.
O tema proposto para o debate da conferência foi a "Garantia de direitos no Fortalecimento do SUAS", no qual refletiu-se sobre o reconhecimento da Assistência Social como política de direito e simultaneamente, garantidora de direitos, e que foi impulsionada pelo próprio avanço do ordenamento jurídico brasileiro e pelo reconhecimento do papel do Estado na provisão da proteção social não contributiva, conquistas estas atribuídas aos movimentos sociais.
Durante o evento ocorreram as atividades de Leitura do Regimento Interno; Palestra Magna "Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS"; Discussão dos Eixos em Plenária; Deliberações a partir das prioridades definidas pelos Grupos de Trabalho e Eleição dos Delegados para a Conferência Estadual. Assim como no município de Celso Ramos, a 11ª Conferência de Assistência Social está sendo realizada em todo Brasil até o dia 31 de julho, sendo que no mês de outubro ocorrerá a etapa estadual e posteriormente em dezembro, a etapa nacional.
Em entrevista com a palestrante do evento e Gerente de Planejamento Regional e Apoio às Políticas Públicas da ADR de Joaçaba/SC, Joviane Colombelli, relatou que "A conferência é o momento de a sociedade parar para conferir aquilo que está sendo feito no município, no estado e na união. Especificamente, nesta conferência foi debatido sobre a Assistência Social, a qual está organizada através do SUAS (Sistema único de Assistência Social). Agora é o momento de refletir essa política como um direito e como garantidora de direitos, pois estamos vivendo um momento de conjuntura política e econômica no Brasil, muitos dos direitos do brasileiro estão tendo alguns retrocessos e precisamos parar para pensar nesses desafios que temos aí pela frente(os desafios demográficos, os desafios climáticos, esses retrocessos no direito e como irão impactar na vida da população). Então para isto, vamos precisar ter uma Assistência Social fortalecida e o momento de fortalecer é nos espaços da conferência. O município realizou a conferência deliberando dez propostas que vão ficar a cargo do município executar, quatro propostas para o estado e quatro propostas para a união".
Deixe seu comentário