DEFESA CIVIL DE LACERDÓPOLIS PLANEJA PARTICIPAÇÃO EM SIMULADO ESTADUAL DE DESASTRES |
18 de Maio
Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Atualmente muitas informações tem sido veiculadas quanto a violência sexual infanto juvenil, ressaltando a gravidade e as conseqüências para a saúde física e mental nestas fases especiais do desenvolvimento. Mesmo assim muitas crianças e adolescentes vem sofrendo este tipo de violência diariamente em suas casas, nas escolas, nas ruas. Violência esta causada muitas vezes pelos próprios pais, padrastos, conhecidos entre outros.
Estes fatos podem evidenciar-se de várias formas e apresentam maneiras diferenciadas de expressão.
O abuso sexual é uma situação em que uma criança ou adolescente é usado para a gratificação sexual de um adulto.
Exploração sexual é a utilização do corpo de uma criança ou adolescente para fins sexuais em troca de dinheiro favores ou bens materiais. Ocorre principalmente de três maneiras: prostituição, pornografia e tráfico.
Em Joaçaba o Departamento de Ação Social através do Programa Sentinela realizará uma série de ações na semana de 17 a 21 de maio, com objetivo de informar, sensibilizar e comprometer toda a comunidade com esta problemática.
Importante destacar que nos dias 19 e 20 de maio no Clube 10 de maio será realizado o I Encontro de Formação de Atores Sociais com ênfase em Abuso e Exploração Sexual Infanto Juvenil, parceria do Departamento de Ação Social de Joaçaba e Secretaria Municipal de Saúde de Herval D?Oeste, com o objetivo de capacitar profissionais dos Conselhos de Direito, Conselhos Tutelares, Programas Sentinela, Projetos Sociais, Comissários da Infância, agentes comunitários de saúde, diretores e orientadores educacionais de escolas públicas e particulares.
A violência é um fenômeno complexo, o enfrentamento exige ações especializadas.
Cuidar da Infância e adolescência é um compromisso de todos.
Deixe seu comentário