Uma fábula clássica na releitura do século XXI:
Cá estamos nós terráqueos à deriva das intempéries meteorológicas professadas por cientistas para os anos vindouros, bem se diga, para o ano 2050, 2070 e mais além.
-Que surpresa!
Ano 2024,
Assolados por enchentes, inundações, ciclones, deslizamentos, aqui. Sim leitor/a. Aqui na Região Sul do Brasil, no Continente americano, não é engano, óh, tempo profano!
A mídia em tempo integral divulgando sobre a tragédia do povo Rio Grandense que em maio de 2024, por muitos dias experimentou a elevação das águas adentrando nos lares, estabelecimentos comerciais, escolas, depredando pontes, rodovias, muros sem contenção levando náufragos, móveis, animais...A fúria da natureza! A revida pelas ações ambientais desordenadas?!...
Aqui também, em Capinzal/SC experimentamos uma enchente histórica do Rio Capinzal: Inundação, desabamentos, queda de muros, árvores quedadas, desbarrancamentos, casas abandonadas em situação de risco, asfalto central em ruptura, casa comercial levada pelas águas, ruas interditadas, ribeirinhos com visita indesejada da água e da lama dentro das moradas. Muito triste e desolador para quem viveu esse atropelo e invasão.
-QUEM FOI ATINGIDO? QUEM É CULPADO? EXISTEM CULPADOS, RESPONSÁVEIS? Há solução para o futuro?
-Ou seremos expostos ao tempo ruim como a cigarra no inverno da clássica fábula de La Fontaine, que vivia a cantar no arvoredo sem se preocupar com faina, abrigo e alimento?
-Haverá uma formiga prevenida a abrir uma porta e oferecer agasalho e comida em tempos ruins e invernescos da vida?
-Você leitor/a se desprendeu de víveres, agasalhos e outros bens consumíveis para os irmãos sulinos que perderam tudo, vidas de familiares e o próprio chão de suas raízes avassalado e abandonado por insegurança?
Segundo fontes de pesquisa a “CIGARRA” é um símbolo de transformação, da mudança, da paciência, do amor e do trabalho em equipe.
E... A “FORMIGA” simboliza determinação, organização, cooperação, pensamento positivo, sinergia e planejamento.
Um convite a Você caro Leitor/a:
-Sejamos um pouco cigarra e um bocado formiga em solidariedade aos que perderam tudo. Tudo e talvez até a esperança de dias melhores que flutuou e seguiu junto ás águas furiosas dos rios que só queriam passar, neste histórico e catastrófico outono de 2024, acentuadamente no RS, estado da Região Sul do Brasil, na América do Sul.
Deixe seu comentário