Livro Panorama Histórico do Município de Capinzal (SC), 1908 a 1965, de autoria do escritor Paulo Eliseu Santos.
Livro Panorama Histórico do Município de Capinzal (SC), 1908 a 1965, de autoria do escritor Paulo Eliseu Santos.
PONTE SOBRE O RIO DO PEIXE
No ano de 1916, o único transporte entre os distritos de Rio Capinzal e Abelardo Luz (Ouro) era a balsa. No entanto, à medida que a produção agrícola aumentava, esse meio de transporte foi se tornando ineficaz.
A população, ciente dessa situação e prevendo prejuízos no comércio das localidades envolvidas, exige das autoridades competentes a construção de uma ponte sobre o Rio do Peixe.
A reivindicação dos distritos só foi foi atendida em 1919, quando o governo estadual concede auxílio financeiro para a construção da ponte. O teor desta lei é:
Lei nº1.266/1919
O engenheiro civil Hercílio Pedro da Luz, vice-governador, no exercício do cargo de governador do Estado de Santa Catarina. Faço saber a todos os habitantes deste Estado que o Congresso Representativo decretou e eu sanciono o seguinte:
Artigo Primeiro – Fica o Poder Executivo autorizado auxiliar a construção de uma ponte sobre o Rio do Peixe em frente à Estação Capinzal com uma quantia de quinze contos de réis, desde que concorram para o mesmo fim as empresas colonizadoras H. Hacker & Cia, com cinco contos de réis, a Brazil Railway com quinze contos de réis, e a Sociedade de Colonos de Capinzal constituída legalmente para esse fim com os restantes vinte e cinco contos de réis.
Artigo Segundo – Nas proximidades dessa ponte será criado um posto fiscal de cujo rendimento entregar-se-ão dois terços à referida sociedade de colonos do Rio Capinzal até perfazer vinte e cinco contos de réis de sua contribuição acrescidos de juro de 6% ao ano.
Artigo Terceiro – As quotas da Brazil Railway e da empresa H. Hacker & Cia serão consideradas como doação.
Artigo Quarto – Revogam-se as disposições em contrário.
Palácio do Governo, em Florianópolis, 05 de setembro de 1919, Hercílio Pedro da Luz / Adolpho Konder. Publicada a presente Lei na Secretaria de Estado da Fazenda aos 05 dias do mês de setembro de 1919, João “Baptista Crespo - Oficial de Gabinete.”
Somente assim os distritos de Rio Capinzal e Abelardo Luz obtiveram os recursos financeiros do governo estadual, porém fatos ocorridos (por razões que serão detalhadas mais adiante) atrasaram o início dessa obra.
O tema a seguir versará sobre a segurança pública do distrito.
Obs: Próximo será Segurança Pública
Aldo Azevedo / jornalista de formação
Deixe seu comentário