ANA CLARA DO AMARAL E ANDRÉ SILVA SÃO OS DESTAQUES DA GINÁSTICA ARTÍSTICA
GINÁSTICA ARTÍSTICA
Com os troféus definidos desde o sábado, para a equipe masculina de Blumenau e feminina de Pomerode, a ginástica artística encerrou a participação na 49ª edição do Jasc no final da manhã deste domingo (15/11), no ginásio do Colégio Marista, com as finais individuais por aparelho.
O destaque individual masculino foi o ginasta André da Silva, de Joinville, que ganhou três medalhas de ouro (argolas, salto e solo). O blumenauense Daniel Yamasita conquistou dois ouros (cavalo e barra fixa), e seu conterrâneo, Paulo Cesar Guimarães Jr venceu no aparelho, paralela.
Pomerode dominou a competição feminina e através da ginasta Ana Clara do Amaral, que venceu três aparelhos (trave, solo e salto). Também já havia ganho ouro nas disputas de sábado no individual geral e por equipe, e ainda garantiu a prata na paralelas. A joinvilense Natália Jonk foi campeã nas paralelas assimétricas e Victória Engelke, de Criciúma, ganhou a prova de solo.
Para a presidente da Federação de Ginástica de Santa Catarina, a blumenauense.
Maria de Oliveira Gonçalves, a modalidade está na expectativa de um grande salto de qualidade no estado. No dia 25 de novembro, em Porto Alegre, durante o Circuito Caixa, de Ginástica e Fórum de Gestão de Ginástica, será apresentado ao ministro dos esportes, Orlando Silva, um projeto de massificação da ginástica no estado.
Segundo Jocélia, os entendimentos estão bem avançados e consta do projeto a implantação de quatro centros regionais e pólos em 40 municípios, que devem ser instalados em quatro etapas.
Isto vai permitir aos municípios a aquisição de aparelhagem de primeira linha, que sabe-se tem um custo elevado. Em contrapartida os municípios devem oferecer o espaço físico e o monitor, que será capacitado pela FGSC.
Outra boa notícia para a ginástica catarinense é a vinda da seleção brasileira, que estará em Blumenau durante 20 dias, em preparação para competições internacionais. Além dos 20 atletas estarão em nosso estado oito técnicos da seleção comandados pela técnica chefe Irina Illyaschenco e a coordenadora Georgette Vidor.
Durante os treinamentos da seleção brasileira, que serão realizados no Centro Regional, em Blumenau, todos os técnicos da modalidade em Santa Catarina, serão convidados para uma oficina de capacitação.
Álvaro Roberge
Fesporte - Assessoria de Comunicação
Chapecó, 15 de novembro de 2009
Deixe seu comentário