logo RCN

Câmara Regional de Educação avalia ações de 2017

  • - Waldemar Schmitz avaliou ações do ano como positivas

Câmara Regional Oeste do Movimento Santa Catarina pela Educação

            A Câmara Regional Oeste do Movimento Santa Catarina pela Educação realizou, neste ano, 50 ações que impactaram 4 mil pessoas. Os números foram apresentados em reunião, em dezembro, com avaliação das atividades e planejamento para 2018. Entre as ações de destaque estão o projeto "Desenvolvendo e avaliando o pensamento crítico", o "Seminário Boas Práticas em Gestão Escolar", o "Seminário Educação Integral para o Século XXI" e a política pública de educação integral no sistema municipal de ensino de Chapecó.

            O Seminário Boas Práticas em Gestão Escolar ocorreu em julho, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e reuniu 250 participantes. Foram realizadas apresentações da prática em gestão da educação de jovens e adultos em Chapecó e lançado o livro "Gestão Democrática da Educação: da base legal à prática na escola", elaborado pelo Movimento SC pela Educação em parceria com a Secretaria do Estado da Educação.

            Neste ano, a temática do Movimento foi professores. Relacionado a esse assunto, ocorreu, em agosto, o Seminário Educação Integral para o Século XXI, tendo como principal palestrante a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna. A ação reuniu mais de 2,5 mil pessoas. Durante o evento, foi assinado termo de compromisso entre a FIESC, Instituto Ayrton Senna, Secretaria de Estado da Educação e Secretaria Municipal de Educação para ampliar a oferta de educação integral no Estado.

O coordenador da Câmara Regional de Educação, Almeri Dedonatto, lembrou que o termo de cooperação para a realização do projeto "Desenvolvendo e avaliando o pensamento crítico" foi assinado em 2015 e, desde então, é realizado em escolas das redes municipal e estadual e no SENAI de Chapecó. Inédita no Estado, a iniciativa conta com a participação da Secretaria Municipal de Educação de Chapecó, Gerência Regional de Educação de Chapecó  e Instituto Ayrton Senna, com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O programa atua com as competências socioemocionais, como criatividade e pensamento crítico, que são importantes para fazer frente às demandas das empresas do século 21 e precisam ser incorporadas ao ensino. Santa Catarina foi contemplada com o projeto-piloto por intermédio do Conselho de Governança do Movimento Santa Catarina pela Educação.

            A política pública de educação integral instituída no sistema municipal de ensino de Chapecó decorre dos bons resultados do projeto "Desenvolvendo e avaliando o pensamento crítico". A iniciativa passou a ser lei sancionada em 25 de agosto por proposição da Câmara Regional de Educação Oeste.

Outra ação de destaque do Movimento foi o Workshop Conexão Jovem, realizado em setembro simultaneamente nas 16 cidades sede das Câmaras Regionais de Educação. O evento reuniu mais de 3.700 jovens que debateram propostas para tornar a educação mais atrativa, acompanharam discussões sobre o futuro e puderam opinar sobre o tema. Em Chapecó, o evento teve a participação de cerca de 400 pessoas.

Durante o workshop, foi aplicada a pesquisa "O olhar dos jovens sobre a educação catarinense" que teve por objetivo conhecer o que o jovem pensa sobre educação, considerando aspectos relacionados à importância da participação da família na vida escolar, os pontos de atenção em relação ao processo de ensino e aprendizagem e a contribuição da escola para o desenvolvimento pessoal e a preparação para o mundo do trabalho.

PLANEJAMENTO PARA 2018

Entre as ações previstas para o próximo ano estão o Seminário Conexão Jovem, em fevereiro; o Dia Estadual da Família na Escola e Campanha Pais pela Educação, em abril;  os seminários regionais de educação integral, em março e abril; o Prêmio santa Catarina pela Educação, com inscrições de março a maio e premiação em junho; a Jornada Inovação e Competitividade, em junho; e o Seminário Internacional de Educação, em outubro. Também estão previstas a prospecção de novas parcerias e a ampliação do projeto "Eu Voluntário - deixando o meu legado" e do projeto de educação integral.

Dedonatto destacou que em 2018 a temática do Movimento será educação integral. "A intenção é ampliar o relacionamento com os parceiros, buscar estratégias para impactar mais pessoas e fortalecer o Movimento na região", frisou, acrescentando que o Movimento SC pela Educação tem como objetivo elevar a escolaridade e ter todo trabalhador com educação básica completa até 2024.

O presidente regional Oeste da FIESC, Waldemar Schmitz, avaliou como excelentes os resultados atingidos até aqui. "Estamos trabalhando, ouvindo nossos membros que contribuem muito com ideias e sugestões para que nossa educação possa se tornar cada vez melhor. Temos certeza que o oeste está sendo exemplo de dedicação dos voluntários e de grandes parcerias que resultam em planos e projetos importantes para o setor".

MARCOS A. BEDIN

Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP

Matrícula SJPSC 0172

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Ano Novo: dicas da Cecilia Dale para receber com sofisticação Anterior

Ano Novo: dicas da Cecilia Dale para receber com sofisticação

Administração Municipal de Piratuba faz entrega de Prótese Dentaria Próximo

Administração Municipal de Piratuba faz entrega de Prótese Dentaria

Deixe seu comentário