logo RCN

Capinzal sedia o Primeiro encontro da Família Gramazio

Sexta-feira, 22 de Setembro, às 19h30, no LABARRA GASTROBAR.

O primeiro encontro da Família Gramazio ocorreu na sexta-feira, 22 de Setembro, às 19h30, no LABARRA GASTROBAR, situada à Rua Anibal Ferro, 360, ao lado do Ginásio Municipal de Esportes Prefeito Dileto Bertaiolli, sendo um ambiente versátil e aconchegante, ideal para casamentos, formaturas, shows, bailes e aniversários.

A nossa Reportagem foi praticamente a primeira a chegar, onde constamos a excelente recepção da Família Gramazio e também do estabelecimento comercial. Durante o evento aproveitaram para colocar as conversas em dia, estreitarem os laços familiares e dispensaram atenção especial a cada integrante da família, o que resultou depois do encontro memórias inesquecíveis.  

Para saber e poder registar quem marcou presença, na recepção era conferido o nome de cada um, passado deste local, uns passos à frente fotos do pioneiro e de seus descentes, inclusive, com um quadro contando o início da história da Família Gramazio. No próximo encontro pretendem organizar uma árvore genealógica, colando uma ou várias cartolinas numa parede e marcando todos que chegarem, filhos de quem são, ou netos, bisnetos, cônjuges. Será escrito todos os nomes, datas de aniversário e local de nascimento no final, marcando bem em que local da árvore se posicionam.

 Como se trata de uma Família tradicional de Capinzal agora por várias regiões do Brasil, este Semanário fez diversas fotos, no momento do cerimonial, jantar e de todos reunidos sendo a fotografia principal, inclusive, vídeo que ajudou a marcar a data.

HISTÓRIA - O sobrenome italiano Gramazio é de origem local, sendo um daqueles sobrenomes derivados do local onde um homem um dia viveu, ou onde ele possui terras. Neste caso, o local de origem do homem é a cidade francesa de Gramat, sul daquele país. É obvio que o Gramazio original era um francês que, em algum momento, residiu na Itália, ou que ele tinha algum interesse naquela cidade - possivelmente sua esposa ou parentes vinham daquela área. Na idade média, era considerado necessário identificar os indivíduos por meio de alguma característica distintiva, porque o sistema de sobrenomes de família hereditários que conhecemos hoje em dia ainda não havia sido desenvolvido naquele estágio. Associar um homem ao seu local de origem era um meio conveniente de referência naquele tempo. Hoje, o nome é encontrado em muitas áreas da Itália. Ele também foi registrado em locais de influência italiana, por exemplo, nos Estados Unidos da América. Contudo, ele permanece um dos nomes de origem italiana menos conhecido daquele país.

No livro Rio Capinzal - a Epopeia de um povo, de autoria do eterno Dr. Vitor Almeida (advogado, escritor e historiador), na página nº138 consta: Don Vicente Gramazio - um imigrante italiano que se radicou no distrito de Rio Capinzal, e, em face de sua formação superior na área de Saúde, Farmácia, segundo informava, demonstrou total conhecimento sobre a matéria, médica, inclusive cirurgias. Sendo o fundador da primeira Casa de Saúde do distrito e o primeiro a oferecer tratamento com base cientifica aos capinzalenses que o necessitassem. Procurando homenageá-lo pelo grande e excelente trabalho desenvolvido, o povo de Capinzal nominou uma das ruas centrais da cidade com o seu nome: Rua Don Vicente Gramazio. A Casa de Saúde do então Distrito de Rio Capinzal (SC), de propriedade do italiano nato Don Vicente Gramazio, também conhecida por Hospital São Vicente. A Casa de Saúde estava edificada, exatamente onde, na atualidade, se encontra edificada a Casa Canônica. 

O casal Jaqueline A. Rossoni Lenzi (coordenadora geral do evento) e Nelson Gramazio (coordenador de cerimônia) em nome de todos, prestaram homenagens aos descentes da linhagem direta de Don Vicente Gramazio, sendo Vitório Gramazio e Benito Simão Gramazio Pereira de Lima, ambos com mais de 90 anos de idade. Ainda o orador Antonio Pasqual Sartori, o qual é cidadão benemérito de Capinzal, historiador e artista plástico, proprietário do Artesanato Sartori, sendo que o mesmo palestrou e falou sobre o imigrante italiano e da família propriamente dita, motivo do encontro. 

O prefeito pela terceira gestão administrativa e ex-vereador por dois mandatos, Nilvo Dorini (PMDB), no uso da palavra, lembrou do saudoso Alaor Gramázio Pereira de Lima (Sabará), o qual foi vereador por dois mandatos, sendo uma tradicional Família que ajudou a desbravar Capinzal e continua contribuindo para a grandeza do Município, sendo uma honra muito grande participar do primeiro encontro e desejou a todos sucesso.  

 

https://www.facebook.com/aldo.azevedo.5/videos/1341914355918758/

 

https://www.facebook.com/aldo.azevedo.5/videos/1341882522588608/

 

 

COMEMORAÇÃO DOS 8 ANOS DA RENOVA Anterior

COMEMORAÇÃO DOS 8 ANOS DA RENOVA

Oportunidade de Emprego Próximo

Oportunidade de Emprego

Deixe seu comentário