logo RCN

CIDADÃO PEDE AJUDA DAS AUTORIDADES E DA SOCIEDADE

DESEMPREGADO, PAGA ALUGUEL, TEM PROBLEMA DE SAÚDE E AFAMÍLIA SOBREVIVE COM SALÁRIO MÍNIMO

 

 
 
Na manhã de segunda-feira, 29 de novembro, fomos procurados por Edson José da Rosa, de 29 anos de idade, morador da Rua Dos Almeidas, nº 305, casado e pai de três filhos (um de dois anos, outro de três e um de nove anos), o qual pede ajuda das autoridades e da sociedade, devido estar desempregado e com problemas de saúde.
De momento Edson e os filhos dependem de sua mulher nas despesas da casa, apesar que recebe um salário mínimo, pagam aluguel de R$ 300,00, mais a tarifa de água e energia elétrica, consequentemente, não sofra nada e nem dá para ter uma perspectiva de vida. O nosso entrevistado procurou a emissora de Rádio Barriga Verde e recebeu certa ajuda vinda dos radiouvintes, ele também esteve na Prefeitura pedindo auxílio e a viabilização da casa própria, no entanto, até o presente momento não teve uma posição do poder público. Caso fosse contemplado com o sonho da casa própria no Loteamento Esperança, era uma despesa a menos com aluguel e daria para ir se virando como dá com o pouco ganho, já que tem cadastro na habitação. Prometeram-lhe viabilizar cesta básica de produtos alimentícios, mas não passou de promessa e tentativa de ajudar, quem sabe esqueceram do drama que passa a mencionada família, privada do mínimo das condições básicas. 
Edson pede de mãos juntas, quem puder doar alimentos e algo mais que esteja ao alcançe, toda a ajuda será bem vinda, até porque já não consegue trabalho e quando surge algum serviço com carteira assinada é despedido por saberem de seu problema de saúde (epilepsia e depressão). O médico chegou a dar atestado para seis meses, porém, ao fazer a perícia mandam voltar a trabalhar memso sem condições para tanto, prova disto, preencheu três Carteiras de Trabalho, ficando em média de dois a três meses em cada empresa, inclusive, teve caso de permanecer empregado por três dias, assim que descobrem do problema de saúde resindem contrato. 
O jovem Edson entende de serviços de eletrecista, de pintor, de encanador, de pedreiro e carpinteiro, no entanto, não consegue trabalho em empresas, devido a questão de saúde. “Mesmo com meus problemas de saúde eu quero trabalhar, pois tenho filhos para criar, pode até ser um serviço de cortar grama, limpar calçada ou o que esteja ao alcance daqueles que pretendam ajudar”, implorou Edson em busca de uma ocupação digna para defender seu sustento e da família.
Devido a dependência de medicação contínuo em decorrência da Epilepsia, Edson teve de entrar com uma ação contra o Estado e passou a receber o medicamento antiepilépticos Lamotrigina, porém, nem sempre consegue a Fenitoína (indicado para convulsões tónico-clónicas, convulsões simples e complexas), da mesma forma as vezes falta Fluoxétina (combater a depressão). Se o posto de saúde não tem para fornecer os medicamentos de dependência contínua, procura a assistente social e lhe dão uma requisição para pegar na farmácia, caso contrário tem de desembolsar para não ter possíveis complicações. Segundo Edson são três caixas de Fenitoína por mês, totalizando R$ 60,00, mas quando não tem na unidade de saúde e nem consegue através do serviço social, deve dar um jeito de comprar para não ficar hospitalizado como ocorreu, ficando internado por sete dias na Centro de Terapia Intensiva - CTI por ficar sem a medicação contínua.
Lendo o Plano de Trabalho “Capinzal não pode parar”, no Desenvolvimento social, encontramos o seguinte: Implantar projetos de enfrentamento à pobreza através do investimento sócio-econômico nos grupos populares subsidiando iniciativas que lhes garantem meios, capacidade produtiva e de gestão para a melhoria das condições gerais de subsistência, elevação do padrão da qualidade de vida, preservação do meio ambiente e sua organização social em articulação às diferentes áreas governamentais e em sistema de cooperação entre organismos governamentais, não governamentais e da sociedade civil; Implantar o programa de trabalho e renda a fim de capacitar a mão-de-obra excluída do mercado formal, buscando sua inclusão no mercado de trabalho; Construir casas populares de acordo com a necessidade apontada pelo Plano Municipal de Habitação de Interesse Social.
  
  
 
Epilepsia
Agentes antipilépticos comuns:
§ Fenitoína- É indicado para convulsões tónico-clónicas, convulsões simples e complexas .
Ainda consegue medicamentos antiepilépticos lamotrigina
CDL´S DO 31º DISTRITO DA FCDL/SC Anterior

CDL´S DO 31º DISTRITO DA FCDL/SC

Próximo

EXCELENTE NEGÓCIO DE OCASIÃO

Deixe seu comentário