COMARCA DE CAPINZAL
ATO DE ENTREGA DAS REFORMAS DO FÓRUM
ATO DE ENTREGA DAS REFORMAS DO FÓRUM DESEMBARGADOR MARCÍLIO MEDEIROS
O desembargador e presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, João Eduardo Souza Varella, e o diretor do Foro, juiz Giuseppe Battistotti Bellani, convidaram as autoridades locais e regionais, bem como a imprensa e comunidades em geral, para o ato de entrega das reformas do Fórum Desembargador Marcílio João da Silva Medeiros, ocorrido no dia 20 de outubro, terça-feira, às 11 horas.
O prédio passou por melhorias na estrutura física e de mobiliário, consequentemente, o Poder Judiciário e o Ministério Público prestaram serviços em outras dependências até que as obras fossem concluídas. A obra foi executada com recursos provenientes do Fundo de Reaparelhamento, supervisionada pelo Poder Judiciário de Santa Catarina através da Diretoria de Engenharia e Arquitetura – TJSC.
As novas instalações contam com espaço mais amplo e adequado aos serviços forenses, sendo que as paredes divisórias deixaram de ser de eucatex, proporcionando maior privacidade. Para maior segurança, tem porta giratória detectora de metais. Foi implantado ar-condicionado e estacionamento para veículos dos servidores, conferindo maior comodidade. O jurisdicionado passou a contar com uma estrutura muito melhor, o que proporciona melhor atendimento ao cidadão. Com o retorno ao prédio do Fórum houve um aumento no número de agentes de serviços gerais.
“É de extrema importância que uma Comarca expressiva como Capinzal passe a contar com um Fórum ao nível de sua gente. Há muito se esperava por isso. Com a presença de dois novos Juízes houve sensível avanço na prestação jurisdicional. Certamente, com o novo Fórum os serviços serão otimizados. No entanto, para reduzir o número de demanda e agilizar os trabalhos forenses, é necessário que as partes utilizem mais a conciliação, ajustando-se amigavelmente. Neste sentido, contamos com o precioso trabalho dos senhores advogados, verdadeiros parceiros nesta empreitada”, destaca Giuseppe.
BREVE HISTÓRICO DA COMARCA DE CAPINZAL
A Comarca de Capinzal foi criada pela Lei 1.171 de 10 de dezembro de 1954 e efetivamente foi instalada no dia 04 de junho de 1956, tendo como Juiz Instalador Gervásio Nunes Pires, seguindo-se a ele inúmeros outros Juízes que dignificaram a Magistratura Catarinense. Estiveram na cerimônia de instalação da Comarca o Governador Jorge Lacerda e o Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina Desembargador Ferreira Bastos. A instalação deu-se no Ateneu Clube, no sábado do dia 04 de junho de 1956. O Juiz Instalador da Comarca foi o Dr. Gervásio Nunes Pires.
O grande feito foi elevar a Comarca de Capinzal de Vara Única para 2ª Vara, época do diretor do Foro era o juiz de direito Alexandre Dittrich Buhr. A solenidade de instalação da 2ª Vara ocorreu no dia 22 de novembro de 2007, quinta-feira, às 10h30, no Plenário da Câmara de Vereadores, num ato do presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Pedro Manoel Abreu, perante a presença de lideranças dos municípios de abrangência da Comarca (Capinzal, Ouro, Lacerdópolis, Piratuba e Ipira). O ato também foi prestigiado pelos representantes do judiciário, por políticos, advogados e sociedade em geral.
Juízes: Maycon Rangel Favaretto e Giuseppe Battistotti Bellani.
Deixe seu comentário