Capinzal abre os Jogos Escolares (JIESC) com espetáculo de patinação e BMX |
COMITIVA DA UFSC VISITA CAPINZAL
ARTESANATO SARTORI É DESTAQUE NO TRABALHO DE CAMPO DOS ACADÊMICOS
O professor de Geografia e de pós-graduação na disciplina Santa Catarina Formação Dinâmica Social Espacial, Nazareno José de Campo e seus alunos visitaram o Artesanato Sartori, de propriedade de Antoninho Sartori, quarta-feira, 17 de novembro. A visita serviu para fazer o trabalho de campo, sendo uma viagem de estudos durante dois a três dias em uma região de Santa Catarina, desta vez começaram pelo Planalto (Alfredo Wagner, Correia Pinto e Lages), no Meio Oeste (Capinzal e Ouro, posteriormente, subiram o Vale do Rio do Peixe) e terminaram a atividade no Planalto Norte (em Canoinhas).
Segundo Nazareno, já esteve com outra turma de estudos em Concórdia e Joaçaba, portanto, surgiu a oportunidade de conhecer os municípios coirmãos, Capinzal e Ouro, separados pelas águas do Rio do Peixe, no sentido de melhor entender a formação de duas cidades juntas, sendo praticamente a mesma comunidade, já que muitos residem de um lado do rio e trabalham na outra margem, inclusive, serviu para ter uma noção econômica, social e histórica da região. A comitiva foi composta por 11 alunos, totalizando 12 com o professor Nazareno, o qual nos informou que a alimentação e estadia foi bancada por cada integrante da comitiva, já o transporte era por conta da Universidade.
O artista, historiador e empresário Antoninho Sartori deu uma noção sobre a cultura capinzalense e ourense, tudo documentado através de réplicas de casas habitacionais e comerciais, ainda trabalhos artesanais da estrada de ferro, bem como vasto material fotográfico de nossa gente e de nossa terra, inclusive, é um colecionador de artigos da Guerra do Contestado e de belo memorial da região em termos social, político, religioso, cultural e educacional.
A comitiva esteve acompanhada do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Francisco Dirceu Araújo, levando-os num ponto elevado (altos do Loteamento Nossa Senhora dos Navegantes, município de Ouro) para poder conhecer e ter uma noção da área urbana e também das questões ambientais, ainda estiveram na indústria de sementes Agro-Ouro, visitaram uma olaria e tudo aquilo de bom que trouxe a imigração italiana, no sentido de saber qual é a caracterização social, econômica e cultural da região.
Conforme Nazareno procuram em geografia observar a totalidade, seja a parte econômica, social, político, infraestrutura, cultura, turística, portanto, acha que Santa Catarina é um estado muito complexo, desde a questão natural com áreas elevadas e plainas, solos pobres e ricos, a exemplo do Oeste terra roxa forte para a agricultura, de culturas diversas, com mais de 20 povos que deram a origem à população catarinense. Essa diversidade é muito interessante porque não deu origem à outra capital como em outros estados, a qual coordene e domine toda uma economia e cultura estadual, portanto, é muito equilibrado em termos de regiões.
Quanto a hospitalidade no interior do estado sempre foram bem recebidos, porém, melhor recepcionados nos municípios pequenos do que nos de maior porte.
Sartori com os acadêmicos entre as obras de arte.
Visita ao Artesanato Sartori, fone (49) 3555-1493, Rua Dona Linda Santos, em frente da Escola Belisário Pena.
Deixe seu comentário