Consumo de açafrão é benéfico para praticantes de esportes

-
- O médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann
Ingestão pós-treino auxilia na recuperação muscular
Aliviar dores musculares ou o desconforto de pequenas inflamações, aumentar a imunidade, controlar a pressão arterial e a glicose, prevenir anemia, fortalecer ossos e dentes e contribuir para o funcionamento adequado do intestino. Essas são algumas aplicações do açafrão, também conhecido por cúrcuma ou gengibre amarelo, que tem ação antimicrobiana, antifúngica e antisséptica explica o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann.
"As pessoas que praticam atividades físicas regularmente podem se beneficiar com as propriedades do açafrão tanto para reduzir os processos inflamatórios quanto na capacidade de recuperação do músculo, além de prevenir lesões e ter efeito analgésico", comenta Reichmann.
A planta herbácea é originária da Índia e do sudoeste da Ásia e pode ser utilizada na culinária ou como medicina alternativa. Entre os benefícios para a saúde estão a contribuição como antialérgico, digestivo, inibidor de gases intestinais, anti-inflamatório, cicatrizante, antioxidante e para o tratamento de patologias respiratórias. Ainda é indicado para pacientes com artrite, diabete, osteoporose, doenças cardiovasculares, doença de Crohn (enfermidade intestinal inflamatória e crônica que afeta o revestimento do trato digestivo) e psoríase (inflamação da pele que se caracteriza por lesões avermelhadas e descamativas que aparecem no couro cabeludo, cotovelos e joelhos).
Segundo Reichmann, essa especiaria é muito utilizada na Índia, que tem a menor incidência per capita de Alzheimer (doença neurodegenerativa progressiva que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória de curto prazo) e de Parkinson (doença degenerativa crônica do sistema nervoso central que afeta, principalmente, a coordenação motora). "Estudos revelam que os povos que utilizam na culinária o curry, um molho que tem como ingrediente o açafrão, vivem com mais qualidade e não desenvolvem doenças como o Alzheimer e o Parkinson", enaltece.
A orientação, segundo o médico, é utilizar o açafrão (popularmente conhecido em nossa região como açafrão-da-terra) para intensificar o sabor de molhos, de carnes, no arroz, em sopas e legumes e verduras cozidos. "Seja polvilhado sobre os alimentos ou misturado com água de duas a três vezes por dia o recomendado é a ingestão de até 30 gramas divididas entre as refeições. Esse é um tempero saudável que traz apenas benefícios para a saúde", finaliza.
MARCOS A. BEDIN
Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP
Matrícula SJPSC 0172
MB Comunicação Empresarial/Organizacional
Deixe seu comentário