logo RCN

CPIMMOC apresenta modelo de Licenciamento Ambiental em eventos na Paraíba

  • - Licenciamento ambiental atende 12 municípios do Meio Oeste. Modelo é referência e está sendo buscado por outros municípios e estados para implantação.

Licenciamento ambiental atende 12 municípios do Meio Oeste. Modelo é referência e está sendo buscado por outros municípios e estados para implantação.

Após apresentar o modelo de licenciamento ambiental implantado pelo Consórcio Público Intermunicipal Multifinalitário Meio Oeste (CPIMMOC) no 13º Congresso Nacional de Meio Ambiente no mês de setembro, em Poços de Caldas - MG. Membros do Consórcio apresentaram o modelo e dois eventos em Campina Grande, na Paraíba.

O gerente de Meio Ambiente do CPIMMOC, Elton Magrinelli, o presidente do Consórcio e prefeito de Ouro, Vitor João Faccin participaram nos dias 17 e 18 em Workshop sobre gestão ambiental e, de 21 a 24 no 17º Congresso Nacional de Gestão Ambiental ambos promovidos pela Universidade Federal de Campina Grande.

O modelo implantado pelo CPIMMOC, é o primeiro modelo e único de Santa Catarina que licencia os empreendimentos e atividades de impacto ambiental local, através do apoio técnico de um Consórcio Público. Tanto que o projeto iniciado em janeiro deste ano é referência e está sendo buscado por outros municípios e estados.

Conforme Elton Magrinelli, a equipe gestora recebeu o convite para apresentar o modelo implantado no Meio Oeste, na Paraíba durante o evento em que participaram em Minas Gerais, que foi uma oportunidade de trocar experiências com outros estados. "Nosso trabalho está despertando o interesse de outras regiões, onde há troca de ideias e isso agrega muito ao nosso Consórcio", disse. Participamos destes dois eventos em uma região de semiárido, conhecemos uma realidade totalmente diferente da nossa e também pudemos aprender com alguns projetos desenvolvidos lá. Apresentamos nosso modelo e os participantes se mostraram interessados em implantar o mesmo modelo de consorcio e licenciamento", explica.

Agora o novo desafio da equipe gestora é expandir o modelo para empreendimentos de impacto regional. "O que enfatizamos ao longo da implantação e nas apresentações, é que o modelo traz retorno aos municípios, já que as taxas cobradas com o licenciamento serão revertidas para estes. O que faz que o Consórcio seja autossustentável e viável", diz Magrinelli. O gerente de Meio Ambiente do CPIMMOC destaca que este modelo dá mais agilidade aos empreendedores e aos municípios para licenciar empreendimentos como loteamentos, avicultura, cascalheiras, cemitérios e atividades industriais, por exemplo, mantendo-se o rigor técnico e ampliando a fiscalização.

"Assim como o nosso Meio Oeste, que vive dificuldade financeira devido à crise econômica essa é também a de outros pequenos municípios do país. Por isso é necessário reunir forças e as primeiras localidades a nos procurar foram as do nordeste", disse a diretora executiva do CPIMMOC, Marize Coletti salientando que participar de eventos na área promove o intercâmbio de modelos de gestão e traz discussões e ideias aplicáveis

"Nossa ideia é levar o modelo a mais regiões e mostrar a viabilidade de um consórcio. Os programas e projetos que podem ser desenvolvidos, além de ações e benefícios que visam fortalecer a gestão pública dos pequenos municípios de modo que mantenham arrecadação", destacou Vitor Faccin.

A partir deste mês de dezembro o setor de Meio Ambiente do CPIMMOC, já atende em novo endereço na Rua Frei Edgar 138, edifício Unique Office 4º andar sala 408.

Por: Paula Patussi

 

Gerente de Meio Ambiente do CPIMMOC, Elton Magrinelli, diretora executiva do CPIMMOC, Marize Coletti e prefeito do município de Ouro, Vitor João Faccin.

Destaques do ano de 2016, em Capinzal (SC) Anterior

Destaques do ano de 2016, em Capinzal (SC)

Alunos do IFC Luzerna conquistam menções honrosas na OBMEP Próximo

Alunos do IFC Luzerna conquistam menções honrosas na OBMEP

Deixe seu comentário