logo RCN

Curso de Medicina da Unoesc desenvolve projeto voltado à saúde da Criança

  • - Após as atividades práticas os acadêmicos realizaram um seminário de socialização do projeto

Curso de Medicina da Unoesc desenvolve projeto voltado à saúde da Criança

De agosto a novembro, 27 acadêmicos do Curso de Medicina da Unoesc desenvolveram em parceria com a Unidade Básica de Saúde do Bairro Nossa Senhora de Lourdes de Joaçaba, o projeto "Vivências integradas em Saúde Coletiva - Atenção integral à saúde da criança". A atividade foi coordenada pela professora Mestre Bruna Kruczewski com a colaboração do Médico de Medicina da Família e Comunidade Erlo Lutz e da Enfermeira Ely Ane Carneiro Martins.

O projeto teve como foco de suas ações a atenção integral à saúde da criança, utilizando como estratégia de trabalho a união entre universidade, comunidade e serviço por meio da implementação de cuidados de promoção da saúde de crianças vinculadas à Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora de Lourdes. As atividades desenvolvidas ao longo do projeto permitiram o acompanhamento do desenvolvimento infantil das crianças com a participação das famílias.

De acordo com a professora Bruna Kruczewski, o projeto, além de capacitar o estudante de medicina para o desenvolvimento de ações educativas e preventivas na área de saúde infantil teve como objetivo desenvolver um processo contínuo, que levasse à mudança positiva do comportamento das famílias envolvidas visando à proteção da saúde da criança.

 - Cursos de graduação que contemplem projetos de extensão universitária oportunizam ao acadêmico aprimorar a sua formação. Na medida que o graduando se desenvolve no campo da Saúde Coletiva, ele valoriza o papel da família e das condições reais de vida da criança, e assim, compreende o seu próprio papel social e do médico na comunidade: o de promoção e proteção à saúde, e não apenas de intervenção na doença - destacou a professora.

 Para os acadêmicos da sexta fase de medicina, a experiência foi enriquecedora.

 - Conseguimos pôr em prática tudo o que aprendemos sobre a puericultura e acompanhamento da criança e conseguimos repassar de forma positiva para a sociedade que reside na extensão da Unidade de Saúde - afirmou a estudante Heloísa Jorge da Costa.

 - Aprendemos toda anamnese, pesquisa de vacinação, intercorrências do parto, sono, alimentação, importância da amamentação, exame físico aparelho locomotor, aparelho respiratório, exame do abdômen, sistema cardiovascular, perímetros cefálicos e fontanelas, exame neurológico e desenvolvimento infantil, desenvolvimento da linguagem, altura e peso para a idade, suplementação com vitaminas e ferro entre outros itens - comentou a acadêmica, Daiane Cristina Hubert.

 Os estudantes destacaram ainda, a oportunidade de atuar ajudando na promoção da saúde das crianças participantes.

 - O projeto, me fez ver de outra maneira o atendimento pediátrico, que envolve o binômio mãe e criança, pude compreender de maneira mais profunda os medos destas mães, além de poder ajuda-las na ausência de conhecimento sobre seu próprio corpo e de seus filhos, facilitando a adesão ao aleitamento materno, reconhecimento de fatores de risco para infecções, cuidados com a higiene da criança, entre outros fatores - destacou a acadêmica Alessandra Carla de Oliveira.

 - Do ponto de vista didático e clínico foi ótimo, mas, não só isso, pudemos gerar boa discussões a respeito dos problemas sociais da nossa comunidade, das dificuldades que os profissionais têm em fazer um atendimento que abrace o preconizado - f

inalizou o estudante Marcelo Luan Guaragni.

 

 

 

 

Alessandra de Barros

Assessoria de Imprensa -  7h às 13h

Marketing e Comunicação

Unoesc abre inscrições para Universidade da Terceira Idade Anterior

Unoesc abre inscrições para Universidade da Terceira Idade

Construindo casinhas para animais carentes Próximo

Construindo casinhas para animais carentes

Deixe seu comentário