ESCOLA, DEMOCRACIA E CIDADANIA
Mater Dolorum
A melhor forma de ensiná-los portanto, é fazendo com que sejam vivenciados. Mais do que os discursos são a prática, o exemplo, a convivência e a reflexão sobre eles em situações reais que farão com que os alunos desenvolvam atitudes coerentes com os valores que ensinam. Por isso, o convívio escolar é um elemento chave na formação ética dos alunos. E, ao mesmo tempo, é o instrumento mais poderoso que a escola tem para cumprir sua tarefa educativa neste aspecto.
O campo ético é , portanto, um campo polêmico pois ainda que todos concordem em relação aos princípios que orientam a democracia e os direitos dos cidadãos, na prática estamos longe deles, e há situações em que é difícil como saber efetivá-los.
Nossa sociedade, e cada um de nós, vive momentos preocupantes, não só em função do que acontece no Brasil, mas também no mundo. Mais do que nunca, é preciso recuperar os princípios éticos na formação das novas gerações, para alimentar a esperança de que a humanidade possa, em um futuro próximo, superar estes grandes problemas, construindo uma sociedade verdadeiramente justa e democrática. A educação para a cidadania pauta-se necessariamente, pela a afirmação de princípios éticos democráticos que se realizam tanto no nível da vida pessoal como na atuação social."
A fotografia retrata o momento cívico em tempos idos do Mater Dolorum em que o espírito de conscientização cívica e patriótica eram vivenciados. É possível acreditar que lembranças como essa possam motivar-nos a retomar amor aos símbolos pátrios.
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