Capinzal investe mais de R$ 978 mil em veículos para estudantes |
Ligeirinho

-
- Inoldes Setti
Fique por dentro - recado da comunidade
Zocoli fez pedido de informação à Prefeitura de Capinzal, quanto a situação do imóvel em que a Prefeitura pagou aluguel por uma década ou mais, a qual passou integrar o bem ao patrimônio público e voltou, no local, abrigar a Secretaria de Infraestrutura. Para que o Prefeito informe sobre a situação atual do imóvel onde está instalada a Secretaria de Infraestrutura, conforme segue: O terreno é de propriedade do Município? A edificação / estrutura construída pertence ao Município ou aos antigos proprietários. Caso ainda esteja sendo objeto de demanda judicial, que seja informado em que instância se encontra, com o respectivo número de processo; autos. Justificativa: Trata-se de informação para conhecimento deste Vereador, visando análise sobre o tema. No mandato anterior a Prefeitura teve ganho de causa, e agora como estão defendendo os interesses do Município?
Vereadores da oposição ao Governo Municipal são contra aprovação de empréstimo de R$ 1.750.000,00 solicitado pelo Prefeito de Capinzal. A Prefeitura pretende contratar uma empresa para fazer um projeto de Georreferenciamento área e terrestre, quando será atualizada toda a planta de imóveis, o que pode impactar no IPTU dos imóveis. Para resumir, antes de talvez aumentarem os impostos e gastarem tanto com tal projeto, primeiro devem concluir o Plano Diretor, já que na área central da cidade estão construindo rente ao passeio público e nos loteamentos é exigido um distanciamento de quatro e até mais metros.
Uma informação que vale apena ser dada, o prefeito e o vice-prefeito Piratuba, desde o início do governo trabalham com seus devidos carros. Até viagens em que vão a trabalho do município e de sua gente, o fazem com seus próprios carros, deixando os da municipalidade a serviço da Prefeitura. Parabéns pelo exemplo e por fazerem a diferença.
O cidadão Inoldes Antonio Setti até na terça-feira, 17 de Agosto, tinha 24 mil visualizações no vídeo em que está tocando gaitinha de boca, postado no Facebook na sexta-feira, 11 do mesmo mês, ainda tinha sido feito 808 compartilhamentos, 234 curtidas e 33 comentários. Para quem não sabe, Setti apresenta show com sua gaitinha de boca. No dia 21 de Outubro de 2014, Setti recebeu uma Moção de Aplauso do então vereador, Valdelir Francisco de Souza (Jegue), aprovada pelos demais edis, lhe parabenizando pela sua obra "Inoldes Setti Instrumental e Harmônicas". A Moção foi aprovada por unanimidade, sendo mérito do mesmo. Nesta mesma coluna, porém, na data de 04 de Março de 2016, assim foi descrito: Quem diria, na cidade de Capinzal teremos uma escola de ensinamento para tocar gaita de boca, sendo um dos únicos instrumentos, pelo que se tem conhecimento, quem é entendido produz som musical sem poder ver o instrumento, o qual fica abaixo dos olhos. Já estão abertas inscrições para o curso de Harmônica (gaita de boca) oferecido pela Prefeitura de Capinzal, as quais devem ser feitas pessoalmente na Secretaria de Cultura, com a (...) ou (...), devendo portar documentos e comprovante de residência. Outras informações com Inoldes Settti pelo fone: 3555 1959 ou 99944-9384. Este projeto deveria ser intermunicipal, abrangendo Capinzal e Ouro, já que são municípios coirmãos, separados apenas pelas águas do Rio do Peixe, o que atenderia melhor o social dentro da cultura. Se já temos o Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto - Simae, quem sabe, uma ação envolvendo os dois municípios, na questão da escola de música com gaita de boca, poderia abrir opções para novas ações. Bom, no passado e nem no presente teve o apoio do poder público, no entanto, não tem outro profissional em Capinzal- e neste estilo nem em toda a região se encontra uma escola de música relacionada a gaita de boca.
ATENÇÃO - Será que irão deixar acabar com essa cultura e tradição? É inacreditável, pois, este capinzalense pode ensinar muitos e os mesmos poderão prosseguir animando e alegrando nossa gente e nossa terra através desta arte de tocar gaita de boca, a qual está para deixar de existir (...). Empresas e o povo gosta e motiva, no entanto, falta o auxílio e incentivo do poder público em termo de cultura, no caso, da gaita de boca. https://www.facebook.com/InoldesSetti/videos/1438817149532821/
WIKIPÉDIA, A ENCICLOPÉDIA LIVRE
A harmônica da gaita de beiços - de boca ou simplesmente gaita (também conhecida como realejo em algumas partes do Nordeste brasileiro e em Portugal), é um instrumento musical de sopro cujos sons são produzidos por um conjunto de palhetas livres. A gaita possui em sua embocadura um conjunto de furos por onde o instrumentista sopra ou suga o ar. Devido ao seu pequeno tamanho, a gaita não possui caixa de ressonância. O gaitista pode usar as mãos em concha para produzir variações de intensidade. Quando executada em conjunto com outros instrumentos, é comum que ela seja amplificada eletronicamente. A gaita é bastante usada no blues, rock and roll, jazz e música clássica. Também são muito comuns os conjuntos compostos apenas de gaitas, as chamadas Orquestras de Harmônicas, que normalmente tocam músicas tradicionais ou folclóricas.
A gaita teve sua origem em um antigo instrumento chinês, o sheng, que foi inventado há mais de cinco mil anos e que funciona pelo princípio de palhetas livres. Esta técnica de produção sonora gerou uma grande família de instrumentos acionados por foles ou bombas de ar, como o acordeão e a melódica. Em órgãos é comum que alguns tubos sejam flautados e outros utilizem palhetas livres para produzir sons com timbres diferenciados.
Em 1821 um relojoeiro alemão chamado Christian Ludwig Buschmann inventou um instrumento semelhante à gaita atual com 15 palhetas e 10 cm de comprimento, mas esse instrumento foi encarado como um brinquedo e não foi considerado adequado para a execução musical. Em 1857 um outro relojoeiro alemão, Matthias Hohner, fundou uma companhia e começou a fabricar as chamadas harpas de boca ou órgãos de boca com 10 furos. O instrumento passou a vender muito bem na Alemanha, França, Itália e nos Estados Unidos.
Na Europa a gaita se tornou um instrumento muito popular na música folclórica e surgiram bandas e orquestras especializadas neste instrumento. Nos Estados Unidos foi muito utilizada na música country. Com o surgimento do blues no início do século XX, a gaita chegou ao seu auge e daí garantiu a participação em outros gêneros musicais, como o jazz, folk music, rock and roll e até na música clássica.
Hoje com a popularização do instrumento existem diversos fabricantes de gaitas espalhados pelo mundo: Hering no Brasil, Hohner e Seydel na Alemanha, a Suzuki no Japão e a Lee Oskar nos E.U.A.
Estamos dando valor e importância para quem faz por merecer, assim, também informamos sobre algumas ações e serviços prestados pelo amigo Francisco Sutil. Ele fazia cortinas para portas, sendo as mesmas de madeira, agora são de outro material. Faz Macrame com espelho em sisal e Bambu. Abajur em sisal e madeira rústica. Também fez ação social, comprando computadores e impressora, quando dava aula para crianças e adolescentes carentes. Quando percorreu o país, trabalhando nas hidrelétricas, nas cidades onde morou ajudava a matar a fome, até vestes e calçados dava aos necessitados. Agora, aposentado por tempo de serviço, voltou a sua terra natal, Capinzal, onde tem sua mãe e demais familiares, então cultiva uma horta, inclusive, chama a atenção pelo papel social que desenvolve, isto por vontade própria. Um dos feitos, foi fazer um banco e colocar no ponto de ônibus, apesar de não ter guarita e sim uma placa indicando parada do desembarque, servindo muito bem aos idosos e quem mais precisar se sentar. Há poucos meses bateu as rebarbas dos metais que ficaram das placas que foram tiradas do passeio público, pois, favoreciam para acidente de pedestres, os quais poderiam tropeçar e cair, ainda provocar ferimento. Quando uns trabalhadores prestavam serviços perto de sua casa, os quais estavam fazendo roçada, levou água e vergamota aos mesmos, sendo generoso de bom coração. Nossa admiração, respeito, reconhecimento e valorização ao cidadão Francisco Sutil, pelo feito até então, pois, com sua simplicidade vem fazendo a diferença.
Deixe seu comentário