logo RCN

Ligeirinho

  • - PERIGO - O muro foi colocado abaixo, e já faz um bom tempo, sendo que entrou máquina rodoviária nas águas do Rio Capinzal para poder auxiliar nos serviços de reforço da tubulação que passa por baixo da Rua Don Vicente Gramázio. Se foi possível derrubar o mencionado muro, usando do bom senso, também deveria ser refeito o mesmo. Como os proprietários dos imóveis tem de manter os terrenos limpos, foi roçado o capim elefante, sendo que tal vegetação servia como proteção, caso alguém tropeçasse ou caísse por mal súbito. Agora, sem muro e roçada feita, se tiver algum tombo par

Fique por dentro - recado da comunidade

DEPUTADO - O que é bom deve ser informado, até porque boa parte do povo está acostumado a ver desgraça e acha que isto é conhecimento. O ofício nº55/2017, Florianópolis, 27/04/2017, de autoria do deputado Cesar Valduga, feita na Alesc, endereçada ao secretário Adjunto para Assuntos Administrativos da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, André Luiz Bazzo. Valduga assim descreve: "Solicito a Vossa Excelência especial atenção no sentido de atender ao pedido de equipamentos para o Hospital Nossa Senhora, do município de Capinzal, conforme listado a seguir: 1. Uma torre de vídeo laparoscopia Storz completa (rack com câmara de vídeo, monitor 24", inflador CO2 20L, fonte de luz Xenon 300w, ótica 10mm 30º, cabos); 2. Instrumental cirúrgico para colecistectomia compatível com a torre; 3. Um aparelho de ultrassonografia com: Monitor LCD 17", Doppler colorido, transdutores; Transdutor complexo 3,0 a 7,0mhz; Transdutor Linear 5,0 a 12,0mhz; Transdutor Endocavitario 4,0 a 9,0mhz; Transdutor Convexo Volumétrico 3D/4D. 5. Um perfurador canulado - autoclávavel, 600w, 700rpm, variação eletrônica da rotação; 6. Um aspirador elétrico móvel 5 litros - Bivolt, isento de óleo, capacidade de sucção de até 25+/-3pol. Hg e fluxo de aspiração de 40 litros por minuto. 7. Uma secadora de roupas hospitalar 50 kg; 8. Uma lavadora de roupas hospitalar 50 kg de batedeira.   

IGREJA - Um cidadão estava de aniversário na quinta-feira, 04 de Maio, então foi a igreja matriz para participar da missa, sendo muito observado, pois acaba chamando a atenção, devido ao comportamento e situação que se apresentava. Um e outro falou com o mesmo, mas, não resolveu certo desvio dos olhares, então, quando passou para a canção e música, o Pároco foi até ao cidadão, falou com o mesmo e resultou numa ação exemplar. No final da missa, de maneira inesperada, foi cantado os parabéns e desejado felicitações ao aniversariante do dia, sendo o mencionado cidadão que estava um pouco alterado e por meio de uma simples conversa, ou seja, ouvindo e falando, resultou num gesto de: respeito, reconhecimento, valorização e generosidade. Muitos capinzalenses e ourenses, principalmente, quem vem de fora, lamenta a Igreja Matriz estar fechada boa parte do dia, ou seja, levando em conta ser um dos principais cartões postais de Capinzal. Caso seja por vândalos, roubos, ou sabe lá o que, que se faça algo para não acontecer e permaneça as portas abertas para visitação e rezar também quando não se tem missa. Deveria ser fomentada e colocada em prática a ideia, já que certa época não era fechada a igreja em determinados horários. A foto é de sexta-feira, 05 de Maio de 2017, por volta das 13h30min, fotografada da cidade coirmã, Ouro (SC), ocasião que estava as portas fechadas da igreja matriz, em Capinzal (SC).

PERIGO - O muro foi colocado abaixo, e já faz um bom tempo, sendo que entrou máquina rodoviária nas águas do Rio Capinzal para poder auxiliar nos serviços de reforço da tubulação que passa por baixo da Rua Don Vicente Gramázio. Se foi possível derrubar o mencionado muro, usando do bom senso, também deveria ser refeito o mesmo. Como os proprietários dos imóveis tem de manter os terrenos limpos, foi roçado o capim elefante, sendo que tal vegetação servia como proteção, caso alguém tropeçasse ou caísse por mal súbito. Agora, sem muro e roçada feita, se tiver algum tombo para dentro do imóvel, poderá machucar ou até acontecer algo pior. A Prefeitura deve ver essa situação e ajudar os habitantes no livre acesso, ou seja, de acessibilidade.

TOMBAMENTO - A Lei Complementar nº064/2002, dispõe sobre a preservação do patrimônio natural e cultural do município de Capinzal, para tanto, cria o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e Institui o Fundo Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural de Capinzal. Projeto solicitando o tombamento da Ponte Pênsil Padre Mathias Michellizza passou pelas Câmaras de Vereadores de Capinzal e Ouro, agora espera uma ação do Executivo de ambos os municípios, porém, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), já ocorreu através do deputado Cesar Valduga.

 

REGULARIZAÇÃO - O termo de compromisso nº002/SDC/2016, foi celebrado pela Secretaria de Estado da Defesa Civil e o município de Capinzal, por meio do processo nº000327/20016. Pelo que se tem conhecimento, parece que não tem um responsável pelo Defesa Civil local, um cargo qual pode ser ocupado e pago pelos serviços prestados, devido sua importância. A pedido do então prefeito exercício, Wilson Luiz Farias, o diretor de Prevenção da Secretaria de Estado da Defesa Civil. Fabiano de Souza - Major Bombeiro Militar, através de oficio nº001/SDC/DIPRE/2015. Informou que o pedido de 26 kits modulares foi previamente aprovado pela mencionada Secretaria. Para aprovação em definitivo e início do processo de fornecimento das unidades, será necessário - além dos requisitos estabelecidos pela Inscrição Normativa nº001/2014 - SDC, apresentação do terreno terraplanado, como instalação de ponto de luz, água e esgotamento sanitário, a ser atestado pelo coordenador regional de defesa civil. Entrega da Certidão de Matricula (cópia autentificada) do terreno com averbação da área construída em nome do beneficiário, conforme o artigo 6º da referida IN. A Prefeitura fez a formalidade e ainda as casas estão na pendência e o Município continua custeando aluguel social, devido áreas de risco. O problema pode ser de fácil solução, sendo que em 01/02/2016, o prefeito em exercício (Farias), destinou o memorando circular nº008/2016/GAB, solicitando providências no que tange a regularização do loteamento Esperança que pertence a Prefeitura, só assim, poderão atender as famílias que tiveram suas residências interditadas pela Defesa Civil municipal e que estão residindo em casas provisórias através de aluguel social. Oficio nº043/2016/GAB encaminhada ao secretário da Defesa Civil, o qual solicita kits de casas modulares a fim de atender as famílias relacionadas na declaração.

OPÇÃO - O capinzalense que passou a morar em outras cidades, seja em Santa Catarina ou em outros estados, quando volta para a sua terra natal, acabam se decepcionando, pois o tempo passa e as opções de entretenimento, passatempo, lazer e outros mais, cada vez menos. Resumindo, no último domingo, dia 7, pela manhã a cidade estava vazia, já à tarde, o maior número de concentração de pessoas estava na Praça Pedro Lélis da Rocha e na Área de Lazer, consequentemente, perdendo para a cidade coirmã (Ouro), praticamente uma só comunidade, separadas apenas pelas águas do Rio do Peixe, onde a Praça Pio XII, sorveterias, lanchonetes e conivência de posto de combustíveis tinha muita gente. Capinzal quem te viu e quem e vê, pois, é levado muito a sério abaixo assinados, qualquer som ambiente é entendido como perturbação do sossego público, ainda as exigências para abrir algo de divertimento acabam sendo quase impossíveis de seguir à risca, então dá no que está aí: uma cidade que jamais poderá ser turística, só faltando o toque de recolher. Lamentável e inaceitável o descaso para todas as faixas etárias, ou seja, cada uma deveria ter uma opção de lazer e descontração.

AÇÃO - Será que irão esperar regularizar mais imóveis irregulares? É o que está parecendo, pois até agora nada do Plano Diretor foi apresentado em audiência pública dia 07/10/2015, até então foram 15 meses de discussões através de reuniões comunitárias na cidade e no interior, Audiências Públicas, oficinas setoriais com os Delegados e reuniões com a Equipe Técnica. Segundo a consultora, algumas alterações ainda poderão ser feitas com exceção das propostas aprovadas na audiência. Quanto ao Poder Legislativo, também os vereadores poderão propor mudanças, desde que aprovem as proposições em nova Audiência Pública. Para o prefeito da época, Andevir Isganzella, a elaboração do Plano Diretor era uma das prioridades da Administração por ser um instrumento legal que visa o crescimento e o desenvolvimento do município de forma planejada e equilibrada na cidade e no interior. Pela primeira vez uma lei municipal contempla elementos do Estatuto da Cidade e cria instrumentos legais para expansão do perímetro urbano e o desenvolvimento da área rural. O Plano chegou a passar por mais uma revisão do Executivo e em seguida, foi encaminhado à Câmara de Vereadores para tramitação e aprovação da lei, porém, até agora nada de finalizá-lo, votar, aprovar e colocar em vigor. Se esse tempo todo pode ou não servir para regularizar imóveis de munícipes, que a Prefeitura venha regularizar o seu loteamento, o Esperança e colaborar por regularizar outros loteamentos, já que deve estar cobrando IPTU.

FESTA - A Chesterfest nunca deu prejuízo, já a Expovale também não deu lucro. Não foi feito o carnaval por gerar gasto (desvalorizando a cultura) e deixaram de fazer a festa de emancipação (deixando de reconhecer o feito dos antepassados e dos atuais moradores), inclusive, uns e outros rotularam que quem quisesse bolo, fosse comprar. Mas, quem inventou a opção do bolo? Caso for realizada Expovale, deve existir acompanhamento quanto ao uso do bem público, seja do parque de exposições, maquinários, mão de obra e ainda fiscalizar despesa e outros mais.  

Dos jornais impressos e das rádios é exigida uma série de documentações, pois são imprensa e meios de comunicação, ainda ambas têm site (página online). Como que determinados sites que não são imprensa e nem meios de comunicação oficial (formais), vem divulgando atos e serviços de prefeituras e quem sabe de Câmara de Vereadores, se tem de ter empresa devidamente registrada e pagando os devidos impostos? Então, também devem pagar os sites dos jornais e rádios, se por acaso estejam desembolsando dinheiro público nos sites sem ser mídia oficializada.

 

 

Dia de Mobilização pela Leitura Literária nas Escolas Municipais de Capinzal Anterior

Dia de Mobilização pela Leitura Literária nas Escolas Municipais de Capinzal

Sicredi Norte RS/SC distribui resultado do exercício de 2016 aos associados Próximo

Sicredi Norte RS/SC distribui resultado do exercício de 2016 aos associados

Deixe seu comentário