Serviço Aeromédico do SAMU em Joaçaba já garantiu mais de 200 atendimentos em 573 horas de voo |
LIGEIRINHO
Fique por dentro
Autoridade deixou carro oficial obstruindo o livre trânsito no calçadão, sabe lá por que foi agressivo com adolescentes e adultos na sexta-feira à tarde, 29 de julho. Não obteve êxito na ação e extrapolou nos gestos autoritários, dando de dedo no rosto do jovem perante muitos. Cidadão de bem jamais pode ser confundido com indivíduo, tampouco é tolerável quem deveria estar servindo para poder proteger, agir de maneira equivocada e fora da lei. Desacato não existiu, e sim, abuso de poder.
Senhores pais, tenham o domínio da situação, sempre esteja ciente onde seu filho está ou com quem anda, caso contrário, poderá ter aborrecimento futuro. É intolerável saber que meninas ainda vão embora com o circo, teatro e parque de diversão. Não cabe só aos pais manter a ordem, e sim, aos órgãos competentes em evitar o indesejável.
Há muito tempo sugerimos que Capinzal implantasse na área de Lazer Dr. Arnaldo Favorito uma academia ao ar livre, porém, isto já aconteceu em Lacerdópolis e em breve será uma feliz realidade no município coirmão, Ouro. Fomos informados que o vereador Bruxo conseguiu uma emenda parlamentar e Capinzal também terá aparelhos de ginástica viabilizados para tanto. Assim esperamos, confiamos e acreditamos no trabalho prestado por Bruxo.
Um bom exemplo em jornalismo é a Voz do Brasil, há mais de 70 anos informando atos oficiais dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Lamentável é ouvir certos atos políticos de ataque uns aos outros, o que resulta numa falta de ética e de conhecimento de causa. Parlamentares estão para legislar e jamais para lavar roupa suja, visando interesse próprio em prejuízo da coletividade.
No passado Totonho foi arrojado e criativo, prova disto, o município foi beneficiado com a expansão habitacional, pois construiu vários loteamentos, pena que não chegou a ser prefeito, caso fosse eleito, Capinzal até poderia estar na condição de pólo regional comercial, industrial e de outras atividades, pois daria condições para tanto. Agora o tempo vive nova face, a era do ramo da construção civil, onde aparece na liderança com toda justiça o engenheiro civil Dinho, com sua empresa Sertrex, consequentemente, essa iniciativa privada vem contribuindo para amenizar o problema de falta de moradias, cabe agora ao poder público fazer algo para tentar solucionar o déficit habitacional.
Ser prefeito do município de Ouro é uma missão árdua, principalmente, pelos seus quase 800 quilômetros de estradas de chão batido e por sua pouca arrecadação dos cofres públicos. A quantidade de estrada e de comunidades do interior é coisa para município de grande porte, no entanto, a atual administração topou o desafio e vem superando obstáculos com trabalho sério. Devemos deixar de lado essa frase: “Quanto pior – melhor”. Devemos sim, reconhecer a importância dos outros.
Em países como Paraguai, Índia e em tantos outros são poucas as sinaleiras (semáforos), porém, os acidentes de trânsito são pouquíssimos comparar com o Brasil cheio de leis e de burocracia. Lá os motoristas aprenderam ter reflexo e não precisam de auto escola para se cuidar de terceiros, pois a prática no volante lhes deu experiência. Infelizmente, no Brasil numa desta podem estar usando da lei de trânsito para tirar proveito com o pedágio, impostos sobre os combustíveis, kit de primeiros socorros, cadeirinha para crianças até a “velhice” (sete anos), álcool tolerância zero. Abreviando, o Código Brasileiro de Trânsito é mais complexo que a Carta Magna.
O acesso cidade baixa cidade alta, ou seja, na preferencial da Rua Pres. Nereu Ramos sentido a Rua Antonio Macarini deve ser revista. Há umas três semanas um caminhão de tábuas ao fazer a curva derrubou quase toda a carga, mesmo tendo três cintas prendendo a matéria-prima. Esse alerta deve servir como medida preventiva, a exemplo da água que corre sobre o asfalto, o que precisa ser solucionado também mais este problema.
Tem homem público se preocupando com cidadãos capinzalenses, porém, não vão pensar que quer ajudar, e sim, estragar uma prestação de serviços. Liga com frequência para Brasília pedindo que um parlamentar mande embora a qual está correspondendo e contrate alguém de sua exigência. Isto sim, é política burra.
É um desperdício não saber aproveitar o espaço do extinto Cine Glória e posteriormente Cine Odete, sendo um local amplo que reúne todas as condições para uma casa da cultura. Quantos municípios gostariam de ter uma edificação destas, para realizar festivais da canção, apresentações teatrais, assistir filmes – palestras – seminários e até para cerimônias especiais, a exemplo de formaturas. Outra lacuna é a falta de uma revitalização de um dos maiores memoriais capinzalense, o Ateneu Clube.
Pelé foi para a Copa do Mundo com 17 anos, inclusive, recebeu o título de Atleta do Século de todos os esportes em 15 de maio de 1981, eleito pelo jornal francês L\'Equipe. No fim de 1999, o Comitê Olímpico Internacional, após uma votação internacional entre todos os Comitês Olímpicos Nacionais associados, também elegeu Pelé o "Atleta do Século". A FIFA também o elegeu, em 2000, numa votação feita por renomados ex-atletas e ex-treinadores como o Jogador de Futebol do Século XX. Dunga decepcionou armando uma equipe defensiva e deixou craques que atuam no futebol brasileiro fora da copa da África do Sul. O novo técnico Mano Menezes convocou Renan do Avaí (19 anos), já Dunga deixou de fora os meninos do Santos.
O tempo passou, no entanto, falta divertimento e entretenimento. Por muitas décadas Capinzal foi uma referência na vida noturna, com várias boates, lanchonetes, bares, bailes, cinema e muito mais. Ultimamente, faz justiça à denominação cidade interiorana, onde sequer pode ter som ambiente. Devem saber conciliar sossego público e vida social, caso contrário, teremos uma sociedade velha onde a ordem é dormir cedo demais. Apesar de muitas pessoas da terceira não se incomodarem, no entanto, a rigidez da lei chega até ser burocrática, certas vezes foge da realidade.
Infelizmente, o suposto crime envolvendo o ex-goleiro, predominou os tatuados. Se você assistiu as reportagens e acessou a Internet, na maioria das cenas e imagens aparecem à vítima e réus tatuados. Queira ou não os entendidos, a tatuagem até pode ser um bem necessário para o portador, mas aos olhos daqueles que têm outra cultura, chama a atenção. Para melhor esclarecer, se tem duas pessoas: uma tatuada - cheia de piercing, boné para trás e com demais adornos, e outra vestido de maneira simples (normal) ou bem trajado. Caso houver um delito, numa suspeita: quem a polícia vai abordar primeiro?
Sábado, logo antes do meio dia, nos altos da Rua XV de Novembro, dois trabalhadores do ramo da construção pegaram suas motos e fizeram diversas tentativas de empiná-las, para tanto, subiam e desciam da calçada. Teve ocasião que até ficaram sem capacete, dando show de imprudência no trânsito, o que se repetiu na última segunda-feira, no início da manhã.
Muitos vilarejos surgiram com a implantação da estrada de ferro, consequentemente, se tornaram distritos ou foram elevados a categoria de município. No princípio, tinha necessidade da via férrea estar situada à margem do Rio do Peixe, pois a Maria-Fumaça precisava matar a sede para poder prosseguir viagem. Devido a isto, o comércio se aglomerou na minúscula área central e acomodou-se. Agora é bom abrirem os olhos e passarem a ser realmente arrojados, caso contrário o futuro shopping, que está para ser edificado nos altos da Rua XV de Novembro, com área de estacionamento privativo vai atrair a clientela.
Até que enfim alguém mais tomou uma iniciativa certa, montando uma padaria e confeitaria no Loteamento João Evangelista Parizzotto, sendo o Ponto da Gula. Esse novo negócio está situado à rua do mesmo nome do mencionado Loteamento, próximo do ginásio de esportes da Escola Vilson Pedro Kleinünbig.
É excelente o atendimento dos funcionários do posto de saúde, os quais fazem o encaminhamento aos profissionais. O que está errado é o sistema adotado de fila e disputa por ficha, onde o cidadão deve chegar cedo (madrugada) para garantir atendimento ou tentar furar a fila, caso contrário deve tentar até conseguir uma vaga. Se não tem como dizer um basta a “pernoite” e as filas indesejáveis, pelo menos devem deixar a sala que deveria servir de espera à disposição dos cidadãos, pois ninguém é de ferro para aguardar lá fora por longas horas.
Governo e os parlamentares também têm que fazer leis adequadas à realidade das pessoas, pois nem todos estão numa situação financeira privilegiada. Adolescentes bem poderiam trabalhar, pois quando mais precisam de recursos acabam passando privações na idade de ir para a faculdade e universidade, consequentemente, acabam se frustrando pela falta de perspectiva de vida. Antes dos homens públicos criarem leis para os filhos obedecer mãe e pai, distorceram a situação e os pais que lhes devem obediência.
Nenhum é vereador, apenas estão no cargo, sendo uma função ocupada e jamais vitalícia, portanto, é bom um respeitar a missão do outro. Polaco mesmo fazendo mais votos que muitos dos edis eleitos, ficou de suplente, consequentemente, assumiu uma cadeira no legislativo com excelentes propostas de trabalho. Lamentável é o fato de vereadores experientes estarem fazendo pouco deste e de outros colegas de Câmara – suplentes que assumiram a função, pois cada vez que vão estes usar da palavra livre uns edis saem da sessão. Um dos vereadores, que ainda se mantém atuante, quando assumiu a presidência pedia ordem e respeito nas reuniões, agora faz ao contrário. Quando presidente por apenas uns poucos meses, exigiu que ex-vereador pedisse, por favor, para dirigir a palavra, com transmissão ao vivo pelas emissoras de rádio. Quem sabe a intenção seja promoção através da ferramenta rádio paga com dinheiro público, quando pode fazer discurso em benefício próprio e da sigla partidária. Quando o vereador quer mostrar seu trabalho, isto é possível com matéria paga com recursos próprios e jamais público.
Deixe seu comentário