logo RCN

Ligeirinho

Fique por dentro

ü                   Na última edição, trouxemos um fato sobre uns e outros fiéis que abusam do volume do som do carro, pois ouvem músicas e canções que praticamente estouram os tímpanos dos outros, é claro. Infelizmente, certos fiéis insistem em desrespeitar a sociedade, principalmente, nos dias de festa soltam foguetes a partir das 6 horas da manhã e depois rezam o terço com microfone ligado. Deus não é surdo para o som ser tão alto e também não precisa repetir tantas vezes a mesma "reza", talvez uma oração apenas, feita de coração, como ensinou Jesus, poderá fazer mais efeito, a exemplo de orar em casa.

ü                   Dois adolescentes se desentenderam e bateram boca, quando um deles puxou uma arma de fogo, no sentido de amedrontar o jovem. A mãe daquele que pegou no revólver foi até na loja que trabalha a mãe do outro, e lá gritou e ofendeu a trabalhadora no serviço da mesma, ainda teve a colaboração involuntária da empresária, talvez para agradar a cliente. Se essa cidadã for procurar seu direito, ganhará a causa pela agressão verbal e moral sofrida. Patrão não pode meter a colher na vida pessoal ou familiar dos funcionários, e sim, deve valorizar o prestador de serviços, não somente ganhar em cima deles.     

ü                   Nos últimos tempos, a mudança das condições climáticas surpreendeu o sul do país, primeiro uma estiagem prolongada, consequentemente, a seca deixou os agricultores no prejuízo, depois passou furacão e muito mais pela região, também teve a manifestação de granizo e a chuva provou enxurradas, deslizamentos e cheia dos rios. É bom e necessário as Prefeituras e as Defesas Civil agirem também de maneira preventiva, sendo uma feliz ideia a compra de lonas e telhas, sem depender de campanha ou ajuda de fora. Essa aquisição é legal e moral, basta querer fazer a coisa acontecer. 

ü                   De certa forma, direção e bebida alcoólica em excesso não combinam, porém, nenhuma pessoa é igual a outra, até podem ser semelhante, jamais o que serve para um servirá para outro, exceto a burocracia da lei que considera tomar um copo ou duas cerveja como o cidadão estivesse bêbado, embriagado, enfim, quase em coma alcoólica. Este é o país da proibição, numa nação que se diz democrática, onde passou a ser considerada crime fumar e beber bebidas alcoólicas, porém, a cerveja sem álcool custa mais cara do que a alcoólica.

ü                   A Empresa Jornalística O Tempo Ltda / O TEMPO – um jornal de fato, optou por dar exclusividade de Troféu Destaque Econômico 2009, realizado na noite de quarta-feira (14) no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, ano-base 2008, onde foi concedido a 77 estabelecimentos comerciais e a 40 produtores rurais. Foram homenageadas as empresas nos segmentos: indústria, comércio, prestação de serviços e transportes, agraciadas a partir do faturamento, independente do ramo de atuação. Como a imprensa local com projeção regional, pouco ou quase nada teve de retorno financeiro com a Expovale, em termos de publicidade, foi priorizamos prestigiar e valorizar o comércio, indústria e setor primário local, demonstrando sim, que santo de casa faz milagres e ajuda a escrever a história de nossa gente e de nossa terra, sendo o melhor caminho da preservação da cultura de sua gente.  

ü                   Às vezes o barato acaba custando caro, sendo uma triste realidade em certos postos de combustíveis, onde vendem mais barato, pois a gasolina é misturada, enfim, é adulterada. O caro também não quer dizer o melhor, pois devem deixar de superfaturar ou vender gato por lebre. São muitos os carros utilitários e motocicletas estragando devido à péssima qualidade do combustível em certos postos de nossa região, constatado pelas oficinas mecânicas e também pelos condutores destes meios de transporte.  

ü                   Política não é futebol, então é bom separar as coisas. Futebol o que vale é o time do coração, a paixão nacional, mas em se tratando de política, o povo não deve ter partido, e sim, é obrigação como cidadão votar no candidato (pessoa) e jamais no partido a que pertença. Devemos aprender a votar, isto pode acontecer na próxima eleição para presidente da república, governador, senador, deputados federal e estadual. Depois será a vez das eleições municipais, para prefeito e vereadores, porém, não venda o voto que é um direito adquirido e nem vote em promessas impossíveis de realizar, muito menos se deixe levar por benefícios próprios, em prejuízo coletivo da sociedade.       

ü                   É estranho a rainha e as princesas não estarem no palco quando da realização do show nacional de Cesar Menotti & Fabiano, quem sabe, elas também podem ter encontrado dificuldade de entrar na tenda, a exemplo de determinada imprensa, apesar da credencial de livre acesso, talvez tenham sido barradas. Águas passadas não movem moinho, mas podem ser repensadas.

ü                   Todo grande evento precisa de divulgação antes da realização na imprensa, objetivando sucesso. Com a EXPOVALE não foi diferente, segundo palavras ditas na imprensa falada, foi o maior evento em público e renda, inclusive, é uma boa pedida fazer uma PRESTAÇÃO DE CONTAS, levando em conta o povo ter prestigiado e tem direito de saber o quanto foi arrecadado, também onde será aplicado esse dinheiro público?

ü                   Apesar de termos em mãos o Plano Físico e Territorial Urbano, ou seja, o Código de Posturas, desde o ano de 1987, o tempo passou e deixaram de fazer um planejamento da área urbana da cidade. Os municípios de Catanduvas há anos planejou e executou as obras de infraestura pública, o mesmo ocorreu em Zortéa no mandato dos prefeitos Mantovani e Remilton, transformando o perímetro urbano. Inovar e ser arrojado ajuda solucionar o problema de ruas que enroscam caminhões, calçadas ultrapassadas, postes sobre calçadas servindo de obstáculos, falta de lixeiras, terrenos baldios alagados, caminhões imundos circulando e caçambas derrubando sujeira, transporte de carga passando sem necessidade por dentro da cidade por falta de contorno viário, precisa planejar o livre trânsito.       

ü                   Falta uma política voltada à vida social, pois carecemos de locais de passatempo, entretenimento, principalmente, se formos comparar há 30 anos o pessoal podia se divertir, pois tinha alternativas (danceterias, bares, lanchonetes, bailes, cinema), hoje, o que temos? Se alguém chegar de fora, quiser jantar após as 21 horas, terá de comer lanche, caso contrário, ir a outro município. A falta de som ao vivo ou som ambiente esvaziou as poucas alternativas noturnas, nem sequer os solteiros ou desquitados podem ir passar a noite na Zona do Baixo Meretrício, essa também teve de fechar as portas (esperamos que o estupro não venha acontecer, já que ZBM ajudava a evitar esse tipo de violência). As mulheres da ZBM estão desempregadas, porém, ao fazerem algum programa, tem valentão que recusa a pagar e ainda as espanca, as quais ficaram desamparadas. Uma das coisas boas nesta terra é de morar, pois não temos os problemas de muitas cidades do Brasil: furacões, ciclones, chuvas de granizo, vendavais, enxurradas, deslizamentos. Ainda bem que não deram o sinal de recolher e dormir cedo, o que pode ser típico da cultura e comportamento de pequenas cidades sem projeção turística.  

ü                   Os formadores de opinião devem por obrigação informar correto e jamais aumentar o número de participantes. Caso não tenha condições para estimar o público, devem pedir auxílio para a polícia, aos bombeiros e quem mais tenha capacidade para avaliar e praticamente chegar a uma conclusão, onde não existir catraca de controle de entrada. Na mídia televisiva, ouvimos que foram 40 mil pessoas; no meio de comunicação falada foi dito que na sexta-feira foram em torno de oito mil e no sábado nem a metade chegou, portanto, teria que pelo menos no domingo dar quase 30 mil participações, o que superaria e longe a população local. Duas coisas devem acontecer: praticar o preço real, mais barato nos eventos e jamais estimar o público como se fosse multiplicação dos pães.  

ü                   Senhoras e Senhores pais, no bom sentido da palavra, faça seu filho chorar hoje para vocês não chorarem amanhã. Por incrível que pareça, é visto menores de idade bebendo e fumando numa boa diante dos olhos de todos, pois sequer se escondem para tanto, os quais se acham adulto formado e ainda ficam nervosos se alguém falar alguma coisa. Se existe a violência sexual, os pais de certas jovens estão dormindo de toca, dando sorte pro azar, as quais encontram facilidade em beber bebidas alcoólicas e quem sabe estão a um passo das drogas ilícitas (substâncias químicas) que podem matar, deixar sequelas profundas e dependendo da brincadeira, até poderão de forma prematura ter um filho nos braços. Não são somente os pais que devem tomar uma atitude, precisa sim, de ação de entidade competente, no sentido de evitar vícios e desperdício a juventude estar em certos jovens aventureiros que jogam com a própria sorte.

ü                   Em respeito ao cliente, não deveria existir a dita greve dos bancários, pois antes de serem contratados sabiam quanto iriam ganhar. Os grevistas ganham em reajuste salarial, o banco explora clientela e o cliente perde tempo e dinheiro, pois se empresta paga muito e ao depositar na poupança, por exemplo, ganha mixaria.

ü                   Rapaz com uma memória muito apurada marcou casamento no religioso e também no civil, porém, esqueceu do casório. A família de ambos os lados, procurou e o encontrou com os amigos acampado e pescando, curtindo a vida. A diversão foi interrompida, tudo por causa de um sim, que na vida deles pode ser uma eterna vida conjugal. Adeus liberdade e um freio de mão puxado.      

 

Anterior

JORGINHO MELLO RETORNA AO PARLAMENTO E FAZ BALANÇO DOS 11 DIAS NO GOVERNO

Próximo

OURO CONCLUI OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA

Deixe seu comentário