Serviço Aeromédico do SAMU em Joaçaba já garantiu mais de 200 atendimentos em 573 horas de voo |
MEIO AMBIENTE
COLETORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS
Rodrigo Dallacosta
Ambientalista Acadêmico de Gestão Ambiental
Joaçaba – SC, 13/07/2010
Com o aumento do poder aquisitivo dos brasileiros devido a estabilização da economia no país, aumentam também o seu poder de consumo, isso implica no aumento da quantidade de lixo gerado diariamente pela população. De acordo com pesquisas realizadas, a média diária de lixo produzido por brasileiros chega a marca de 1.152 Kg (Quilogramas) por habitante, alcançando índices semelhantes a de países europeus. Isso não teria problema algum se o sistema de coleta e reciclagem de lixo fosse efetivamente eficiente, evitando assim, problemas bastante conhecidos nosso como a super lotação de aterros e lixões.
Para nos auxiliar nesta tarefa cotidiana de recolher e reciclar o lixo, contamos com a ajuda de verdadeiros ambientalistas anônimos, os COLETORES DE MATERIAS RECICLÁVEIS, que por sua vez, muitos deles não possuem em mente o tamanho da importância de seu trabalho para a sociedade e o meio ambiente, principalmente, diga-se de passagem que por muitas pessoas são até marginalizadas. Seu trabalho consiste em diariamente, andar com seus carrinhos de coleta pelas ruas recolhendo e separando diversos tipos de materiais, que possam ser reciclados e que contenham algum valor de venda agregado como: papel, metal, plástico, vidro entre outros, após a coleta o material é transportado para um centro de armazenamento onde é pesado e preparado para a reciclagem.
Esse trabalho formiguinha de tamanha importância, tira das ruas e dá destino certo a milhares de toneladas de lixo diariamente, evitando que boa parte deste acabe sendo depositada na natureza das piores maneiras possíveis, outra consequência desse trabalho é a economia de energia elétrica que se tem em virtude de se precisar extrair menos matéria-prima da natureza, por existir no mercado maior quantidade disponível de material já reciclado, preservando os recursos naturais renováveis ou não, dando sua contribuição para a sustentabilidade, sem falar que geram renda para as famílias desses coletores, e movimentam a economia através das grandes empresas de reciclagem que compram esse tipo de material.
Agora é à hora de refletirmos sobre o assunto e pensarmos, não seria essa a nossa tarefa? Separar os resíduos sólidos de acordo com os tipos de materias que possam ser reciclados, tendo em vista que somos nós mesmos que consumimos e geramos esse lixo diariamente. Muitas pessoas possuem esse bom hábito, apostando na reciclagem do seu lixo doméstico como forma de dar sua contribuição para o meio ambiente, o que não nos agrada é em saber que mais da metade dos municípios brasileiros não possuem um sistema de coleta seletiva de lixo, colocando por água abaixo todo trabalho ecologicamente correto que fizemos. Aqui novamente destacam-se os coletores de recicláveis, e a importância da existência dessa classe de trabalhadores, que fazem um maravilhoso papel para a sociedade e para o meio ambiente. Por isso homenageamos com o título. O VERDADEIRO AMBIENTALISTA.
“Deus, na sua infinita sabedoria criou a natureza, talvez com o intuito de expressar sua arte na mais perfeitas das harmonias, onde as diferenças de cores, formas, desenhos e paisagens são o atrativo para os olhos daqueles que sabem usufruí-la e preservá-la”- Rodrigo Dallacosta rodrigo.ambientalista@yahoo.com.br
Deixe seu comentário