Capinzal investe mais de R$ 978 mil em veículos para estudantes |
NOITE DE GALA NA CÂMARA MUNICIPAL
SILVIO D?AGNOLLUZZO ? NENÊ É CIDADÃO HONORÁRIO DE CAPINZAL
A sessão solene foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores Prefeito Irineu José Maestri, no plenário Edgar Lancini, sendo de outorga do título de cidadão honorário de Capinzal para Silvio D’Agnolluzzo – Nenê, ocorrido na sexta-feira, 26 de fevereiro, às 19h30min. Na homenagem as mesas foram compostas pelas seguintes autoridades: presidente da Câmara Municipal, Senair Bressan (PMDB), vice-presidente Nilva Tomazoni (PP), 1º secretário Andevir Isganzella (PT), 2º secretário Moisés Lopes – o Bruxo (PMDB) e demais vereadores: Carlos Adriano Zocoli (PR), Ailton Thomaz de Vargas – PMDB, Aldair Brandão – Penteado (PPS), Rafael Dalavequia – DEM e Rogério Biazotto – PDT; ainda o prefeito Leonir Boaretto (PMDB) e a 1ª Dama de Capinzal, Sayonara; também o casal homenageado, Silvio D’Agnolluzzo – Nenê e Enelci Antonieta Sufredini.
Nenê é natural de Capinzal, nascido em 24 de abril de 1935, portanto, 75 anos, filho de imigrantes italianos, Emílio D’Agnolluzzo e Rosalina D’Agnolluzzo, e deste casamento tiveram quatro filhos: João, Achiles, Silvio e Lívia D’Agnolluzzo. Estudou até a quarta série do ensino fundamental, passou sua juventude em Capinzal, onde se casou com a Sra. Enelci Antonieta Sufredini e deste casamento tiveram dois filhos: Silvano e Adriano D’Agnolluzzo.
Nenê sempre trabalhou no ramo de madeira, juntamente com seu pai e seu irmão falecido, Achiles D’Agnolluzzo, ex-vereador do PTB e fundador do MDB do município de Capinzal, sendo sócio dos herdeiros até hoje da madeireira D’Agnolluzzo Esquadrias. Silvio tem uma peculiaridade, é um grande inventor de máquinas do ramo madeireiro e já com seus 15 anos fabricou uma serra-fita para ser usada no desdobro da madeira.
Os tempos de crise e a escassez da madeira no município de Capinzal, levaram Nenê ao Estado do Pará, mais precisamente à cidade de Dom Eliseu, no ano de 1972, foi o começo de tudo. E após muitas dificuldades, como doença, crise financeira, entre outras, Nenê começa uma sociedade com os também capinzalenses Vitório Sufredini (cunhado) e seus filhos Adriano D’Agnolluzzo e Silvio D’Agnolluzzo. Esta sociedade foi constituída em 1982 e se resumia em uma pequena laminadora que se chamava CONCREM e contava com 30 funcionários. A pequena Concrem hoje se transformou no poderoso e reconhecido mundialmente Grupo Concrem que conta com 2.300 funcionários diretos.
O Grupo Concrem possui hoje 26 mil hectares de reflorestamento, num total de 16 milhões de árvores da espécie “Paricá” da Amazônia, quantidade esta que levou o Grupo Concrem ao reconhecimento do “GUINESS BOOK” como recordista de maior reflorestador de árvores nativas, uma espécie que era pouco conhecida e que foi desenvolvida pelo grupo e hoje é a maior promessa de madeira plantada para toda a Amazônia, graças ao esforço e dedicação do Grupo que também é comprometida com o desenvolvimento do Meio Ambiente, onde este desenvolvimento só se deu graças às máquinas desenvolvidas pelo seu Silvio.
No ano de 2003 Nenê teve o seu trabalho reconhecido pela empresa catarinense Benecher, da cidade de Timbó, uma das maiores fabricantes de máquinas do mundo, que patenteou uma dessas máquinas que hoje leva o nome do capinzalense Silvio D’Agnolluzzo, para o Brasil e para o mundo. Além disso, o Grupo Concrem conta com duas bandas de música que por pedido de Nenê cantam o hino a Capinzal por onde passam, haja vista que fazem diversas apresentações pelo país.
Nestes anos o Grupo Concrem nunca perdeu a identidade com o município de Capinzal, prova disto, foi a recente inauguração do museu do Grupo Concrem, na cidade de Paragominas, no qual 95% das peças ali expostas são alusivas à história e ao do povo de Capinzal.
A homenagem prestada a Silvio D’Agnolluzzo foi uma proposição do ex-vereador Moacir Zanluca (PMDB), reconhecendo a capacidade de Nenê em transformar sonhos e ideias numa feliz realidade, também pelo seu caráter e espírito empreendedor, sua visão de futuro e por nunca esquecer sua origem e a terra natal, serve de orgulho e dignifica a todos os capinzalenses em nível de Brasil. A Câmara Municipal aprovou essa distinção em 03 de dezembro de 2003, através de Decreto Legislativo nº51.
O Título de Cidadão Honorário de Capinzal vai fazer parte da galeria das conquistas de Nenê, pois recebeu mais estes importantes reconhecimentos: PRÊMIO ESTADUAL - Mérito Célio Miranda – entregue pelo governador do Pará, Almir Gabriel para o Grupo Concrem, por ser o maior gerador de emprego da região norte do estado do Pará. PRÊMIOS NACIONAIS - Economia de Energia a Floraplac recebeu do Sebrae pela instalação da Termo-elétrica. Mérito de Exportação a Expama e a Floraplac receberam o prêmio por sete anos consecutivos, destaque pelo volume de exportação no setor madeireiro.
Todos aqueles que prestigiaram essa importante homenagem na Câmara Municipal, em seguida participaram de uma confraternização e integração com jantar no Restaurante do Cabeção, anexo à Área de Lazer Dr. Arnaldo Favorito, fechando com chave de ouro esse justo reconhecimento para com Silvio D’Agnolluzzo – o Nenê.
Prefeito Leonir e a 1ª Dama Sayonara Boaretto; ex-vereador Moacir Zanluca;
casal homenageado, Nenê e Enelci; presidente da Câmara Municipal, vereadores Senair Bressan.
Deixe seu comentário