logo RCN

OBESIDADE E A SÍNDROME METABÓLICA

Síndrome Metabólica

 

       A pressão subiu. O Diabetes  aumentou. O Colesterol está nas alturas. Os triglicérides nem se fala. Mas você não tinha nada disso e a sua saúde, até então, era perfeita.  As mudanças aconteceram rápido .Cuidado! Você pode estar sofrendo de Síndrome Metabólica.

 

  A Síndrome Metabólica ,conhecida no passado como Síndrome X ou Síndrome Plurimetabólica, é uma doença muito comum atualmente. A Medicina não conhece ao certo os mecanismos que desencadeiam a síndrome. Porém uma coisa é certa: Invariavelmente ocorre nos OBESOS. E a população mundial de obesos tem aumentado. Estima-se hoje que 1/3 da população mundial seja de obesos e sobrepesos.

 Mas a doença ocorre em todos obesos? A resposta é NÃO. Foi-se constatado que a doença ocorre predominantemente em pessoas que apresentam o padrão de obesidade andróide. Existem dois padrões de obesidade: A andróide e a ginecóide. A obesidade andróide ,como o próprio nome sugere, é mais comum nos homens e a grosso modo  pode ser notada nas pessoas que acumulam  gordura no abdome(a popular “barriguinha de cerveja”). Já a obesidade ginecóide, também como o próprio nome sugere,é mais comum nas mulheres e  caracteriza-se pela deposição de gordura em região de nádegas e culotes.

 Então porque eu devo me preocupar com a obesidade de padrão andróide e a Síndrome Metabólica? Por mecanismos intensamente estudados pela medicina, mas ainda pouco conhecidos (existem várias hipóteses) sabe-se que a obesidade de padrão andróide está intrinsecamente ligada a hipertensão arterial ,a Resistência a Insulina(que é um tipo de Diabetes), a Hipercolesterolemia (aumento do colesterol), a Hipertrigliceridemia( aumento dos Triglicérides) e os distúrbios da tireóide. Só isso? Pior que não. As complicações da Síndrome Metabólica podem levar ao temido Infarto Agudo do Miocárdio e outras Coronariopatias.

 Mas então o que fazer? Calma! Nem tudo está perdido! O enfoque do tratamento está baseado em dois itens básicos: 1º- Perder peso; 2º- Tratar as complicações da Síndrome Metabólica (Hipertensão,Diabetes,Hipercolesterolemia,Hipertrigliceridemia e distúrbios da tireóide).

 Como perder peso? Lembre-se: Não existe fórmula mágica! Dieta adequada(você não precisa e não deve “morrer de fome”) , atividade física com a orientação de um médico e psicoterapia.  Outra coisa importante: Somente 0,5% das pessoas são obesas por algum tipo de doença. Portanto, infelizmente, as outras 99,5% são obesas porque comem EXAGERADAMENTE. Medicamentos para perder peso? Existem vários ,mas só devem(ou deveriam) ser utilizados sob orientação médica.

 E quanto as complicações da Síndrome Metabólica? A Hipertensão, o Diabetes, a Hipercolesterolemia , Hipertrigliceridemia e os distúrbios da tireóide devem ser monitorados através de exames e tratados conforme a necessidade sempre com a ajuda de um profissional. 

  

 

 AUTORES:

1-DR CLÁUDIO K. KRODA

  Médico-Clínica Geral/Anestesiologia

  Cremesc 13584

2-FABIANI A. BARRETO KRODA

  Psicóloga- Especialista em Terapia Comportamental

 Crp 12/06702

Consultório situado na Rua Vereador Aparício Ribeiro,107

Capinzal-SC

FONE:(49)3555-5818

 

 

Anterior

MÁSTER

Próximo

REALIZADO O TERCEIRO CONSELHO PARTICIPATIVO DO ANO EM IPIRA

Deixe seu comentário