logo RCN

PALESTRA ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS

PROJETO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DA INDÚSTRIA METAL MECÂNICA

Gerar valor, enxergar com os olhos do cliente, agir de forma empreendedora e ter na concorrência o seu grande aliado: sinônimo de empreendedor


A Associação Comercial Industrial do Vale do Rio do Peixe - ACIRP e seu Núcleo das Automecânicas de Capinzal e Ouro – NACO, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina - SEBRAE/SC e demais parceiros do Projeto Arranjo Produtivo Local da Indústria Metal Mecânica, proporcionou palestra com o tema “Estratégias Empresariais”, com o consultor Fábio Lazzarotti. O evento ocorreu no Centro Social São Francisco de Assis, anexo a Igreja Matriz de Capinzal, com início às 19h30min da terça-feira, 17 de agosto. Os demais parceiros são: Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Unoesc, Prefeituras de Capinzal Joaçaba e Luzerna. Apoios do Sindicato das Industrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Joaçaba e erval d’Oeste – SINDIMEC e a Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense ACIOC de Joaçaba
Lazzarotti é natural de Concórdia (SC), mas há muito tempo reside, trabalha e estuda em Joaçaba (SC). Dentro do tema da palestra procurou enfocar questões de como a empresa pode construir uma estratégia duradoura para melhor atender seu cliente e trazer bons resultados para o empreendimento, ainda, como se faz a organização e planejamento.
O palestrante mostrou algumas sugestões em relação aquilo que as empresas hoje estão trabalhando em relação à atração e manutenção dos clientes, pois em todo e qualquer negócio no final das contas o que interessa é atrair e reter a clientela, consequentemente, isto deve trazer resultado lucrativo.
Segundo Lazzarotti, por mais que a situação financeira do país seja de crise ou não, é preciso o empresário trabalhar com os recursos que tenha a disposição, o que significa agir de forma empreendedora. Se ele quer inovar e fazer alguma diferença, porém, de nada adiantará caso não tiver uma visão empreendedora em relação ao seu negócio. Essa é uma ideia da construção de estratégias que o empresário deve agir proativamente para poder fazer a diferença.
Até há um certo tempo se falava em plano de negócio, sendo o mínimo que uma empresa, seja ela de qualquer porte, deve elaborar o seu plano de negócio antes de implantar o empreendimento, ou mesmo que pretenda expandir para outras áreas. Hoje já se percebe que o empresário das empresas de pequeno porte já estão trabalhando um planejamento para o seu negócio. Já não se vê mais tanto a questão “vou dar um peitaço e espero para ver o que acontece”. Atualmente, percebe-se o empresário mais com os pés no chão, ainda tem a preocupação com o planejamento e pesquisa de mercado antes mesmo de implantar alguma intenção, portanto, é visível certa evolução.
Quanto a estratégia empresarial deve estabelecer quatro pontos, sendo de gerar valor (no sentido de significado para o cliente); segundo, para gerar esse valor deve passar a enxergar com os olhos do cliente (se colocando no lugar da clientela); agir de forma empreendedora e ter na concorrência o seu grande aliado (concorrer faz com que o empresário se mexa, vá atrás e alcance a superação).
 

TRABALHO PALIATIVO Anterior

TRABALHO PALIATIVO

MORRE O COMUNICADOR WALDIR ALLES BLAU Próximo

MORRE O COMUNICADOR WALDIR ALLES BLAU

Deixe seu comentário