PANORAMA HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE CAPINZAL
(parte 2)
Para coletarmos estas informações utilizamos conversas sem formalidades; porque para aquela fase da pesquisa sobre a História de Capinzal, julgamos ser a mais adequada.
Colocadas estas observações passamos ao primeiro assunto, a saber:
ORIGEM DO NOME
Para os residentes mais antigos de Capinzal; a denominação pelo qual a localidade ficou conhecida deve-se à grande quantidade de grama que havia na área onde mais tarde surgiria uma pequena povoação; estes mesmos moradores acreditam que o responsável por trazer o capim foi Antonio Lopes de Abreu, e justificam asseverando:
“Lopes era o proprietário das terras onde se desenvolveu a vila Rio Capinzal e tinha como profissão a criação de gado bovino; o que o obrigava a ir periodicamente para Sorocaba (SP) onde ia tratar dos seus negócios, e de lá teria trazido uma qualidade de gramínea denominada de capim-paulista”.
Feitas estas colocações o tópico seguinte abordará a:
DIVULGAÇÃO DO NOME
Há dois entendimentos para tentar explicar a difusão do nome de Rio Capinzal em terras distantes.
O primeiro é a daqueles que defendem que a propagação está relacionada com a passagem dos tropeiros pela região, onde está situado o nosso município.
Os participantes do segundo entendimento sobre a vulgarização do nome do lugarejo crêem que tal fato está relacionado com os engenheiros, empreiteiros e trabalhadores da estrada de ferro, que para melhor localização, passam a chamar aquele lugar de Estação Capinzal.
Anotada esta informação, o assunto a seguir tratará sobre a vinda dos:
PRIMEIROS MORADORES
O conhecimento oral ensina que no ano de 1906 chegaram na vila Rio Capinzal, os primeiros colonos oriundos do vizinho Estado do Rio Grande do Sul, e a maioria deles, eram descendentes de italianos que se dedicavam à agricultura, pecuária e comércio.
De acordo com ensinamento falado, os primeiros moradores foram: Antonio Freitas, Adelino Ferreira, Bernardino Macedo, Carmine Zóccoli, Francisco Miguel, Frederico Alves, João Vachi, José Blasi, José Carmelo Zocolli, José Maria, Leandro Padilha, Manoel Bittencourt, Paulo Lezi, Paulo Zocolli, e Virgílio Urbano de Morais; os quais, muito contribuíram para o desenvolvimento político, social e econômico da vila e depois distrito de Rio Capinzal.
Feitas estas observações, cientificamos ao leitor que o próximo tema a ser tratado será sobre os fatos históricos ocorridos no espaço geográfico do município de Capinzal.
Paulo Eliseu Santos.
Deixe seu comentário