Capinzal investe mais de R$ 978 mil em veículos para estudantes |
PREFEITURA DE OURO CRIA NOVA SECRETARIA
LAGO É O PRIMEIRO SECRETÁRIO DE AÇÃO SOCIAL NO MUNICÍPIO
A Secretaria Municipal de Ação Social foi desmembrada da Secretaria de Saúde em 09 de abril de 2009, através da Lei nº 2.216, mas somente neste ano ela tomou características de secretaria independente e com orçamento próprio. Consequentemente, Amarildo Antonio Lago (PSDB) atendendo ao convite do prefeito Neri Luiz Miqueloto, assumi o cargo de secretário no dia 08 de fevereiro, com o compromisso de atender a demanda desta secretaria. Segundo Lago, a responsabilidade é muito grande, mas a motivação é ainda maior, pois é o primeiro secretário desta pasta, então juntamente com a equipe vem planejando todas as ações e atividades a ela pertinente, buscando um padrão criativo, dinâmico e eficiente de atendimento ao público em geral.
A escolha do nome de Lago deve-se pela sua capacidade profissional, o qual foi vereador no mandato 2001-2004; presidente da Câmara Municipal em 2001 e 2002; secretário de Administração e Finanças na gestão administração José Camilo Pastore/Nadir Nardi; é graduado em Administração de Empresas; pós-graduado em Comércio Exterior com graduado em Gestão Pública.
Lago e sua equipe de trabalho estão estruturando a secretaria. Alguns programas já vinham sendo desenvolvidos como, por exemplo, os programas sociais, as atividades com a terceira idade, entre outras. A Secretaria conta ainda com a Casa da Cidadania, que presta serviços como: confecção de Carteiras de Identidade e de Trabalho, Junta Militar, alguns serviços pertinentes ao PROCON, e serviços de conciliação e mediação. Os trabalhos da Secretaria de Ação Social são amparados pelos Conselhos Municipais de Assistência Social, Controle Social (Bolsa Família), Criança e Adolescente. A Secretaria vem implantando o Conselho Municipal do Idoso, além do Conselho Tutelar que desempenha um trabalho muito importante no município.
Conforme Lago estão com dois grandes objetivos para este ano: Consolidar a parceria da Casa Lar com os municípios da Comarca com sede em Capinzal, onde serão encaminhadas crianças e adolescentes que sofrerem qualquer tipo de violência ou negligência. Por fim, efetivar a instalação do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, criado no ano de 2009 e que no próximo dia 28 de abril será inaugurado. “Com a implantação definitiva do CRAS, poderemos contar com profissionais nas áreas de assistência social, psicologia e pedagogia para atendermos efetivamente todas aquelas famílias em situação de vulnerabilidade social”, disse Lago. Neste caso, todas as famílias inscritas no Programa Federal da Bolsa Família estarão obrigatoriamente inseridas. Muitas ações sócio-educativas serão realizadas objetivando melhorar a qualidade de vida destas famílias. Por exemplo: hortas comunitárias, geração de trabalho e renda, culinária, higienização, artesanato, costura e muitas outras.
Quanto da instalação do CRAS tiveram de obedecer algumas exigências. No caso específico do município que é de pequeno porte, a sede do CRAS deveria ser instalada o mais próximo possível do maior número de famílias a serem atendidas por este centro. No caso, a região em que está inserido o território do Bairro Parque e Jardim Ouro contempla esta exigência, por isso da instalação. Situado à Rua 7 de Abril, nº 3.388. E o telefone para contato é o 3555-1462.
Com o licenciamento de Lago como vereador titular, quem passou a ocupar a vaga o primeiro suplente Cesar João Prando (DEM). “Gostaria de dizer que diversas razões me fizeram deixar a função de vereador. Não vou citá-las aqui, para não criar polêmica, mas conversei com muitas pessoas do meu partido, minha família, e eles entenderam minha situação. Não era o que eu queria, mas o convite do Prefeito Miqueloto instigou-me a este novo desafio, onde poderei junto com a equipe qualificada de profissionais desta secretaria, direcionar minhas energias, meu conhecimento naquilo que realmente possa produzir e proporcionar melhor qualidade de vida para nossa população”, afirma Lago.
Nas suas considerações finais, Lago agradece a este Semanário pela iniciativa desta entrevista e diz que a imprensa através de seus profissionais pode contribuir e muito para informar, de maneira correta e sem ser tendenciosa, para com a população. A liberdade de imprensa é um patrimônio ímpar da democracia, porém, os profissionais devem ter a consciência de sua responsabilidade, e acima de tudo, ser investigativa na hora de emitir suas opiniões, e não emiti-las segundo suas intenções.
Orienta Lago, de que a Secretaria está à disposição de toda a população ourense. Que busquem conhecer todos os programas desenvolvidos e procurem fazer sua parte no que tange, principalmente, a manterem seus cadastros atualizados junto à Secretaria Municipal de Ação Social.
Por fim, Lago agradece ao prefeito Neri Miqueloto por confiar em seu nome e ter lhe convidado a ocupar esta pasta. Aos seus amigos e eleitores agradece a confiança, e estará sempre a vossa disposição!
Amarildo Lago assume a grande responsabilidade como secretário de Ação Social de Ouro.
Deixe seu comentário