logo RCN

Premiação

  • Divulgação - O analista da Embrapa Cássio Wilbert (E), com Gerson Pilatti, da Engmaq, e o pesquisador Marcelo Miele, da Embrapa, na entrega do prêmio na Fiesc.

Abatedouro móvel da Embrapa vence Prêmio Stemmer de inovação catarinense

A Embrapa Suínos e Aves venceu a 7ª edição do Prêmio Stemmer Inovação Catarinense na categoria instituição inovadora. A entrega da premiação foi na tarde de ontem (7) na Fiesc em Florianópolis, com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, e do governador Raimundo Colombo. O prêmio é oferecido pelo governo estadual por meio da Fapesc, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina.

 

A Embrapa concorreu com o abatedouro móvel, uma unidade itinerante com equipamentos para abate de animais em três modelos: suínos e ruminantes, aves e pescado. O abatedouro móvel está adequado às particularidades produtivas e à legislação sanitária e ambiental do Brasil. A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a empresa Engmaq, de Peritiba, com apoio da Fapesc, Cidasc e Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia.

 

"Para nós da Embrapa Suínos e Aves é uma honra receber este prêmio. O desenvolvimento do equipamento só foi possível porque envolveu diferentes atores, como a Embrapa, com sua competência em tecnologia agropecuária e sanidade, a empresa Engmaq, com competência de engenharia e gestão, a Fapesc, como financiadora, e a Cidasc e o Instituto Federal Catarinense, Campus de Concórdia, como apoiadores. Acreditamos que este é um exemplo a ser seguido de inovação aberta e parceria com as cadeias produtivas e as empresas de base tecnológica dialogando com as necessidades da sociedade", disse o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia, pesquisador Marcelo Miele, que recebeu o prêmio representando a Embrapa.

 

Além da Embrapa, o prêmio contemplou empresas, instituições e protagonistas da inovação em outras quatro categorias.

 

Os vencedores do Prêmio Stemmer de Inovação Catarinense 2017

 

Empresa Inovadora de Micro e Pequeno porte:

1º Intradebook

2º Eficid/GYTH

3º Atar

 

Empresa Inovadora de Médio ou Grande porte:

1º Ciser

2º Bry

3º Embraco

 

Instituição de CTI:

1º Instituto Stella

2º Labsolda - UFSC

3º Fundação Universidade do Sul de SC - Unisul

 

Protagonista da Inovação:

1º Roberto Zagonel

2º Eduardo Jara

3º Alvaro Michelotti

 

Instituição Inovadora:

1º Embrapa Suínos e Aves

 

Saiba mais sobre o abatedouro móvel em:

https://www.embrapa.br/suinos-e-aves/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/2058/abatedouro-movel-para-suinos

https://www.youtube.com/watch?v=usqoQKtw0dE

https://www.youtube.com/watch?v=MLOBoXboTTs

 

Quem foi Stemmer - Gaúcho nascido em Novo Hamburgo, Caspar Erich Stemmer sempre atuou em busca da competitividade da indústria brasileira, por meio da inovação tecnológica e da melhoria dos processos produtivos e de gestão institucional. Foi engenheiro, empresário, professor universitário e gestor de órgão governamental. Stemmer também foi reitor da Universidade Federal de Santa Catarina entre 1976 e 1980. Em 2009, recebeu a condecoração Anita Garibaldi, concedida pelo Governo do Estado de Santa Catarina, em reconhecimento a sua trajetória profissional.

 

O Prêmio de Inovação Catarinense teve sua primeira edição em 2010. Stemmer participou da cerimônia de premiação das duas primeiras edições, em 2009 e 2010. Ele morreu em dezembro de 2012, aos 82 anos. Em 2014, foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina com o título de Cidadão Catarinense (in memorian).

 

 

 

 

 

 

Notícia publicada em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/29654965/abatedouro-movel-da-embrapa-vence-premio-stemmer-de-inovacao-catarinense

 

---

Lucas Scherer Cardoso

Jornalista | MTb/RS 10.158

Núcleo de Comunicação Organizacional
 

Melhorias Anterior

Melhorias

2º Noite de Festival de Dança da Terceira Idade de Piratuba Próximo

2º Noite de Festival de Dança da Terceira Idade de Piratuba

Deixe seu comentário