logo RCN

Publicação do Projeto Jovem Cidadão é lançada em Marcelino Ramos

Parque Teixeira Soares em Marcelino Ramos (RS)

Aconteceu na última quinta-feira (22) no Parque Teixeira Soares em Marcelino Ramos (RS), a apresentação e o lançamento da publicação "Jovem Cidadão - Qual é a tua?". O evento contou com a presença dos pesquisadores e organizadores do projeto, os responsáveis pelo parque, empresários e autoridades do município. Também se fizeram presentes o gerente geral do Consórcio Itá Reginaldo de Oliveira e o gerente da regional do Rio Uruguai da ENGIE Diego Collet. Ambos representaram a ITASA e a ENGIE, empresas que formam o Consórcio Itá e que estão apoiando o projeto através do Fundo para Infância e Adolescência (FIA). O Jovem Cidadão é uma ação local com âmbito nacional e tem como objetivo fortalecer a comunidade e participar do desenvolvimento do jovem Marcelinense, nas áreas: pessoais, educacionais e profissionais.

O projeto está dividido em três fases. A primeira, que já foi concluída, serviu para conhecer o perfil dos jovens de Marcelino Ramos através de um questionário aplicado em cerca de 330 jovens de 14 a 19 anos. Os resultados, que foram debatidos neste encontro levantaram a percepção e o papel deles na sociedade. A partir daí o projeto seguirá para a segunda e terceira fase, onde serão traçadas algumas metas a fim de contribuir na formação de competências e habilidades da juventude tanto no desenvolvimento turístico, municipal e regional. Desta forma serão identificadas oportunidades no mercado de trabalho e os talentos dos participantes.

Os organizadores do projeto Eduardo Hermes Silva e Luis Augusto Reginato Costa destacaram a importância do Jovem Cidadão para a sociedade em geral. "Estamos buscando a valorização destes jovens como cidadãos, a fim de que aproveitem as oportunidades que Marcelino Ramos pode lhes dar, principalmente em relação a educação e ao trabalho", salientou Luis Augusto. Os representantes das Associações do município, como por exemplo, o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social de Marcelino Ramos) e a EMATER (Associação Rio-grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural) também fizeram algumas considerações na apresentação do projeto. O prefeito municipal Juliano Zuanazzi afirmou que é imprescindível que os jovens Marcelinenses participem. "Este projeto levará os jovens a uma reflexão sobre os objetivos deles em relação ao futuro e isso já é um grande avanço cultural", enalteceu Juliano.

Para Reginaldo de Oliveira, gerente do Consórcio Itá é importante apoiar este tipo de projeto, pois ele aborda e encaminha soluções para problemas reais e atuais vivenciados pela comunidade. "Com o projeto, além de conhecermos os problemas locais, temos a oportunidade de discutir com diversos segmentos da comunidade as maneiras e formas de conduzir soluções adequadas", finalizou Reginaldo.

 

Camila Freitas / Assessora de Imprensa

 

Festa Junina é realizada em Ipira Anterior

Festa Junina é realizada em Ipira

Executada benfeitoria em quase oitenta por cento das estradas do interior do município de Zortéa Próximo

Executada benfeitoria em quase oitenta por cento das estradas do interior do município de Zortéa

Deixe seu comentário