logo RCN

Regularização ambiental

Termo permitirá regularização ambiental de antenas de rádio e TV

A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) e a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) assinaram na tarde de terça-feira (7) um termo de referência para o licenciamento ambiental antenas de rádio e TV em todo o estado. A assinatura do documento ocorreu na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com a presença de empresários da radiodifusão e do presidente do Parlamento estadual, deputado Silvio Dreveck (PP).

Marcello Petrelli e Alexandre Waltrick, presidentes da Acaert e da Fatma, respectivamente, destacaram que o termo de referência foi elaborado com base num trabalho conjunto entre a associação e o órgão ambiental estadual, que servirá de referência para todo o país. "É algo inédito que estamos fazendo, nos antecipamos e procuramos o Ministério Público e a Fatma com o objetivo de regularizarmos quase 1 mil antenas em todo o estado", comentou Petrelli.

O dirigente da Acaert informou o documento assinado na terça-feira aponta todo o trâmite e a documentação necessários para a regularização das antenas junto à Fatma. "Isso dará segurança jurídica para as emissoras catarinense, porque, pela falta de licenciamento, a qualquer momento as transmissões poderiam ser interrompidas", comentou.

Conforme Waltrick, as emissoras de rádio e TV terão quatro anos contados a partir da assinatura do termo de referência para concluírem o processo de regularização. O presidente da Fatma destacou que o mesmo termo foi celebrado com as empresas de telefonia celular, fruto do trabalho desenvolvido pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) realizada pela Alesc em 2013.

"O importante é que esse processo de regularização não está sendo feito de forma impositiva, foi construído em consenso entre sociedade civil organizada e órgão ambiental público", disse Waltrick. "O licenciamento é a prova do controle efetivo de como esta o nosso meio ambiente."

O presidente da Alesc ressaltou a importância do termo assinado na terça-feira. Para Silvio Dreveck, a principal beneficiada com o acordo entre Fatma e Acaert é a sociedade catarinense, que terá garantida a qualidade do serviço de radiodifusão, com o devido respeito às normas ambientais.

Marcelo Espinoza / Agência AL

 

Alexandre Waltrick (e), Marcello Petrelli e Silvio Dreveck, durante a assinatura do termo de referência. FOTO: Karina Ferreira/Agência AL.

Rematrículas na rede municipal Anterior

Rematrículas na rede municipal

Diretoria da AJOV promove assembleia geral para apresentação do planejamento 2018 Próximo

Diretoria da AJOV promove assembleia geral para apresentação do planejamento 2018

Deixe seu comentário