Vândala que arrancou foto de Lula pede perdão em gabinete de deputado do PT |
Rememorando os primórdios da Acirp

-
- Constantino, Boaretto, Biazotto, Angela, Carmen, Edilson, Valêncio, Evandro e Denise.
Documento pode ser considerado a certidão de nascimento da Associação Comercial e Industrial do Baixo Vale do Rio do Peixe
A data de 31 de Maio, quarta-feira, era para ocorrer um encontro na Associação Empresarial do Baixo Vale do Rio do Peixe (Acirp), mas, devido a intensa chuva que se prolongou por vários dias, foi transferida para a quarta-feira, 21 de Junho, quando mostraram a estrutura do ambiente às empresas colaboradoras para melhores condições de trabalho e prestação de serviços. Foram trocados móveis, enfim, foi equipado e dado um novo visual as dependências da Associação.
A Associação Empresarial do Baixo Vale do Rio do Peixe (Acirp) é uma sociedade civil sem fins econômicos, de caráter filantrópico, assistencial, promocional, recreativo e educacional, sem cunho político ou partidário, com a finalidade de atender a todos os que a ela se associam, independentemente de classe social, nacionalidade, sexo, raça, cor e crença religiosa. Fundada em 14 de Agosto de 1995, reconhecida de utilidade pública pela Lei Municipal nº 1954/1996. A Acirp defende o fortalecimento das empresas da região, representando-as na busca de soluções que visam o desenvolvimento sustentável da economia, pela qualificação e valorização do capital humano como forma de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar da comunidade através do associativismo.
Acirp - Empreender: unir para poder crescer. Núcleos criados pela Acirp, são eles: Automecânicos, Malharias, Apicultores, Construção Civil, Gastronomia, Jovens Empreendedores,
Soluções - a gente tem: Facisc e Acirp: Cartão Útil Card (controle de forma fácil e prática dos benefícios concedidos aos colaboradores da empresa), Cartão Útil Alimentação (a empresa carrega o cartão com um valor previamente determinado, após, o colaborador em posse deste cartão se dirige à rede credenciada, formada por estabelecimentos que vendem alimentos in-natura: mercados, padarias, açougues, etc., sendo que colaborador pode adquirir os bens efetuando o pagamento com o cartão (somente até o valor que foi creditado); Boa Vista SCPC (proteção de crédito com consulta ao banco de dados empresariais), Protesto Expresso rápido e eficiente (ferramenta online de recuperação de crédito), XML Empresarial (organiza, armazena e valida, de maneira segura os arquivos e sua autentificarão), PRINTE - proteção intelectual (registro de marcas, patentes de inovação, proteção do segredo de negócio, registro de desenhos industriais, orientação no combate à pirataria e muito mais), JUCESC - Junta Comercial do Estado de SC (escritório regional que realiza serviços de registro, construção e alteração contratuais de empresas estabelecidas na abrangência), Certificado Digital (atesta identidade digital de pessoa física e jurídica na Internet por meio de um arquivo eletrônico assinado digitalmente), Convênio de Saúde (descontos para associados, colaboradores e seus dependentes em consultas e exames), Uniodonto (planos odontológicos empresariais) e Convênio Crédito (acesso a linhas de crédito com taxas diferenciadas).
MISSÃO da ACIRP - Representar os interesses da classe empresarial, promovendo a cultura e princípios associativistas, desenvolvimento setorial, soluções empresariais e oportunidades de negócio. VISÃO - Ser uma entidade de excelência pela sua atuação com os associados, visando o desenvolvimento e crescimento empreendedor da sociedade. VALORES: Transparência na gestão - Valorização dos associados e colaboradores - Responsabilidade Social - Comprometimento - Crescimento Intelectual - Desenvolvimento sustentável - Ética e Desenvolvimento da Região.
PRIMÓRDIO - os pioneiros e empresários propuseram-se a criar a NOVA FOPRÇA EMPRESARIAL, que hoje enaltece a nossa região:
No dia 03 de Julho de 1995, às 19h30, nas dependências do Ateneu Clube, na cidade de Capinzal (SC), reuniram-se os empresários constantes na lista de presença, em número de 78. Os trabalhos foram presididos pelo secretário da Indústria e Comércio de Capinzal, Constantino Mência, sendo convidados a fazer parte da mesa diretora os empresários Nilton Francisco D'Agostini(representante de Capinzal), Dr. Roberto Baretta (representante de Ouro), Osvaldo Federle (representante do Escritório de Contabilidade), Eloi Correia (presidente do CDL), Antenor Kenebell (representante de Piratuba), Osvaldo Alf (representante de Ipira), Amarildo Dall'Orsoletta (representante de Lacerdópolis) e Jarmino Freitas (representante de Campos Novos).
Na oportunidade, para secretariar os trabalhos, foi convidado Douglas Luis Três, técnico do Sebrae. A seguir o Sr. Constantino Mência fez uma ampla exposição ao plenário, dos motivos da criação de uma Associação Patronal em nível regional, com força de integração e instrumento de reivindicador, cristalizando exatamente a mentalidade dos empresários da região em seus anseios, e mútuo auxílio a todos os segmentos - indústria - comércio - serviços, além de possibilitar a instalação de uma representação da Junta Comercial do Estado em Capinzal. Recomendou o Sr. Constantino Mência, que a Associação que ora se fundamenta tem há caráter de absoluta isenção de interferências político-partidária, a presente níveis altamente democráticos e seja bem representada pelo peso do potencial dos municípios participantes e dos segmentos principais de nossa economia.
Mência passou a palavra para os representantes dos municípios participantes, tendo se manifestado Knebell, Alf, Freitas, D'Agostini, Dall'Orsoletta e Baretta. Igualmente, expuseram seus propósitos os Srs. Federle e Correia.
Na Palavra Livre, manifestaram-se os empresários Antonio Pasqual Sartori, Benoni Viel e Dr. Vitor Almeida. Em seguida foi colada em pauta a denominação da Associação e a nominata da Comissão Provisória que conduziu doravante os destinos da Associação. A denominação aprovada foi Associação Comercial e Industrial do Baixo Vale do Rio do Peixe - ACIRP, e a Comissão Provisória ficou assim constituída: Constantino Mência, Henrique Hachmann, Dr. Vitor Almeida, Nilton Francisco D'Agostini, Osvaldo Federle (Capinzal), Antenor Knebell (Piratuba), Osvaldo Alf (Ipira), Jarmino Freitas (Campos Novos), Dr. Roberto Baretta (Ouro) e Rosalino Dall'Orsoletta (Lacerdópolis), sendo a base territorial formada pelos municípios supre mencionados. Ficou estabelecido ainda visitas e reuniões aos municípios participantes e providências legais com estatutos e fichas de inscrição.
O FEITO FOI TÃO GRANDE...
Que na época, foi publicado no Diário Catarinense, em 06 de Junho de 1995, matéria assim intitulada: Nasce uma nova força, sendo descrito por Constantino Mência, então secretário da Indústria e Comércio de Capinzal.
CORPO DA MATÉRIA:
A velocidade das transformações por que passa o mundo moderno exige comportamento evolutivo por parte dos representantes das forças de produção que caracterizam uma região economicamente forte. É o caso da região do Médio Vale do Rio do Peixe, no Meio Oeste, que para fazer jus a sua contribuição para Santa Catarina e todo o país começa, antes tarde do que nunca, a se organizar de forma representativa. Está nascendo a Associação Industrial e Comercial do Vale do Rio do Peixe, uma entidade de classe patronal, que pretende ser forte e atuante, com o objetivo de congregar empresas comerciais, industriais e de serviços. Mais ainda, tem o objetivo de cristalizar o pensamento autêntico e legítimo da classe empresarial dos municípios de Capinzal, Piratuba, Ouro, Ipira, Lacerdópolis e parte de Campos Novos.
A nova entidade que ora se fundamenta, deve realizar em breve sua a primeira reunião de trabalho, quando provavelmente já se deverá escolher a comissão provisória para tomar as providências iniciais e marcar uma assembleia geral de fundação. Muito há que se fazer pela nossa diversificada, mas sacrificada, indústria, principalmente do setor agroindustrial, pelo pujante mas preocupado comércio e significativos segmentos de serviços, incluindo aqui os ramos da agropecuária, transportes coletivos e de cargas, hotéis, informática, construção civil, turismo e dezenas de outras fontes de riquezas e geração de empregos.
Inúmeros objetivos precisam ser conquistados, reivindicações acatadas, órgãos governamentais e estabelecimentos bancários vivamente empenhados, autoridades sensibilizadas, representantes do povo influenciados à luta. Há ainda que se colocar o peso do empresariado regional em cada movimentação da classe. Só assim nossa região será notada e respeitada.
Modernas e eficazes associações funcionam perfeitamente a baixos custos e conseguem trazer resultados admiráveis quando a diretoria, conselhos fiscal e deliberativo exercem e praticam preceitos democráticos e buscam a renovação compulsória dos cargos da direção, observando o equilíbrio proporcional das partes.
Reformas virão, a região do Médio Vale do Rio do Peixe marcha para seu grande destino. Estamos atravessando um período difícil e é hora, portanto, da apropriada junção dos interesses empresariais desta rica e próspera região. Sem dúvida, está nascendo uma nova força.
Também foi desatada a GALERIA dos EX-PRESIDENTES da Acirp, sendo eles:
- Constantino Pedro Mência gestão 1995 a 1997;
- Osvaldir Boaretto 1997 a 1999;
- Rogério Biazotto 1999 a 2001;
- Angela Filipini 2001 a 2003;
- Sérgio Luiz Scarton 2003 a 2005;
- Carmen R. M. Scarton 2005 a 2007;
- Edilson Luis Scarton 2007 a 2009;
- Valêncio José de Souza 2009 a 2011;
- Evandro Nora 2011 a 2013;
- Darlo Bedin 2013 a 2015.
A atual presidente da Acirp: Denise Costenaro Riquetti.
Essa é uma homenagem (O TEMPO -um jornal de fato) a todos que prestaram e continuam prestando serviços na Acirp, pois a dedicação dos antecessores e dos atuais, demonstra a verdadeira força empresarial, que hoje enaltece a nossa região. Parabéns.
O evento também contou com a presença do prefeito do município de Ouro, Neri Luiz Miqueloto e da vice-prefeita de Capinzal, Noemia Maria Bonamigo Pizzamiglio.
Deixe seu comentário