logo RCN

Sarcopenia é comum entre idosos

  • - Médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann.

Atividades físicas e alimentação adequada podem ajudar a prevenir

Você consegue levantar do chão ou da cadeira sem o auxílio das mãos? Se a sua resposta for não, é um sinal de alerta. Esses podem ser sintomas de sarcopenia, uma doença caracterizada pela perda de massa muscular. A patologia pode se manifestar precocemente, porém é mais comum em idosos. "Com o passar do tempo, todos perdemos massa muscular. Esse processo começa a partir dos 30 anos e vai fragilizando o corpo, tornando-o mais suscetível a lesões", explica o médico ortopedista e traumatologista de Chapecó Joaquim Reichmann.

  Segundo o médico a doença é um sério fator de risco para pessoas de idade avançada, já que as articulações são comandadas pelos músculos e se tornam fracas nos pacientes, diminuindo reflexos e comprometendo a coordenação motora. Essas condições favorecem a incidência de quedas e aumentam o risco de lesões e fraturas.

Os médicos já identificaram as causas da sarcopenia, que ocorre em função da perda de fibras musculares do tipo 2 - que são responsáveis pela força muscular. "Está cientificamente provado que a massa muscular diminui com a idade, ocorrendo perda de tamanho e número de fibras musculares tipo 2 que são responsáveis pela força muscular. Esse processo acelera-se significativamente após os 50 anos", esclarece Reichmann.

PREVENÇÃO

Apesar de conhecer as causas da doença, ainda não existe tratamento para a sarcopenia. O médico alerta que as terapias atuais para tratar a osteoporose - que ocasiona a perda de massa óssea - não melhoram o equilíbrio, a força e a massa muscular. Por isso, a prevenção é fundamental.

Para amenizar os sintomas, o médico recomenda a prática de exercícios físicos. "Exceto naquelas situações em que outras doenças estão associadas, a indicação inclui atividades como musculação, desde que sejam compatíveis com a idade e condição física do paciente e precedida por avaliação médica". Os exercícios também devem ser acompanhados por profissionais como fisioterapeutas ou educadores físicos com conhecimento em fisiologia do esporte.

Alimentação balanceada e em alguns casos, a utilização de suplementos de aminoácidos que agem no fortalecimento dos músculos também ajudam a prevenir a doença e aliviar os sintomas.

MARCOS A. BEDIN

Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP

Matrícula SJPSC 0172

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Rua Nilópolis, 251 D - Bairro Universitário - 89814-510 - Chapecó/SC

Dicas de segurança para os lojistas no final de ano Anterior

Dicas de segurança para os lojistas no final de ano

INDÚSTRIA DE SC BUSCA NEGÓCIOS NA EUROPA Próximo

INDÚSTRIA DE SC BUSCA NEGÓCIOS NA EUROPA

Deixe seu comentário