logo RCN

Sauna alivia dores e auxilia na desintoxicação do organismo

  • - Médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann.

Reichmann explica os benefícios e as recomendações à saúde

Aliviar dores reumáticas e crônicas de pacientes que sofrem com osteoartrite, artrite reumatoide ou fibromialgia e eliminar toxinas acumuladas por meio da transpiração são alguns dos benefícios proporcionados pela sauna, comenta o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann.

Ainda entre as vantagens dessa prática estão: a redução do estresse, o controle da hipertensão, a melhora do sono e da função cerebral, o relaxamento dos músculos, a prevenção da flacidez da pele, o combate de doenças respiratórias (asma, bronquite e sinusite) e a diminuição da fadiga crônica.

"O calor é importante para o processo de reabilitação de atrofias musculares e de dores intensas, pois melhora o fluxo sanguíneo e, consequentemente, dilata os vasos capilares e reduz os riscos de doenças cardiovasculares e neurodegenerativas", explica Reichmann.

No Brasil, há uma particularidade, pois a água é tratada com cloro e para a sauna úmida também é utilizada essa substância. "Neste cenário é importante conhecer o risco à saúde, pois o suor é volátil com o calor e a pessoa poderá aspirar o cloro que competirá com o iodo da tireoide e pode resultar em consequências nefastas para a glândula, que é muito importante para o metabolismo", alerta o médico ao explicar que a opção recomendada é a sauna seca ou em locais em que a água seja tratada e eliminado o cloro.

Reichmann relata que pela transpiração é possível eliminar metais tóxicos do organismo e substâncias que causam danos à saúde, a exemplo de substâncias como os xenoestrogênios (fabricado a partir da reação entre o gás cloro e os hidrocarbonetos do petróleo e presente em produtos químicos industriais de alta toxicidade, como o Bisfenol-A utilizado na fabricação de produtos plásticos de uso doméstico).

A recomendação de fazer sauna, segundo o médico, é de duas a três vezes na semana, sendo no máximo 12 minutos, alternando três minutos na sauna e um minuto fora. "Esse é um tempo curto e suficiente com efeitos positivos que podem ser comparados a uma corrida ou a andar de bicicleta. Além disso também auxilia na eliminação de bactérias que não toleram temperaturas acima da corporal, o que representa 36,9 graus", reforça.

A sauna é contraindicada para mulheres grávidas, crianças menores de cinco anos, pacientes com doenças cardíacas e com problemas de pele, principalmente erupções cutâneas.

MARCOS A. BEDIN

Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP

Matrícula SJPSC 0172

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Produtores rurais investem no cultivo de produtos orgânicos no Município de Joaçaba Anterior

Produtores rurais investem no cultivo de produtos orgânicos no Município de Joaçaba

CAPP receberá mais de R$ 34 mil para a construção da nova sede Próximo

CAPP receberá mais de R$ 34 mil para a construção da nova sede

Deixe seu comentário