Capinzal investe mais de R$ 978 mil em veículos para estudantes |
Secretaria de Saúde de Joaçaba

Secretaria de Saúde de Joaçaba realiza atividades voltadas a amamentação
A amamentação é uma pratica natural que traz muitos benefícios para o bebê e também para a mãe. Para incentivar a amamentação, agosto é conhecido como o Mês Dourado e no mundo inteiro são realizadas campanhas referentes a este importante ato de amor.
No Município de Joaçaba não é diferente, a Secretaria Municipal de Saúde apoia a amamentação exclusiva até os 6 meses de vida e realiza durante a gestação orientações quanto a importância da amamentação e cuidados com as mamas, de forma individual e nos grupos de gestantes que acontecem duas vezes ao ano nas unidades de saúde do município. Além disso, após o parto é realizada a visita domiciliar puerperal, que serve para avaliar a recuperação da puérpera, orientar quanto aos cuidados com o recém-nascido e esclarecer eventuais dúvidas.
Sobre o aleitamento materno
O leite materno é um alimento completo e ideal para o bebê, pois ele contém todos os nutrientes em quantidades adequadas, proporciona ótimo crescimento, é de fácil digestão, fornece água para hidratação, protege contra infecções e alergias e propicia menos problemas associados ao uso de mamadeira.
Muitos mitos ainda cercam o aleitamento materno e eles podem atrapalhar esse momento tão importante.
Mitos
? O leite de vaca é mais completo em nutrientes que o leite materno;
? Se a mãe não amamentar o primeiro filho, não conseguirá amamentar o segundo;
? A produção de leite só começa três dias após o parto;
? O bebê com diarreia não deve ser amamentado;
? Quando a mulher engravida novamente, não pode mais continuar amamentando;
? Algumas mulheres produzem pouco leite e, por isso, ele não deve ser oferecido para o bebê.
Verdades
? Estresse influência na produção do leite;
? O leite materno pode ser congelado;
? O aleitamento materno exclusivo deve ocorrer até o sexto mês de vida;
? Mulheres que estão amamentando não podem tomar nenhum tipo de medicamento sem prescrição médica;
? Não existe leite fraco;
As vantagens do aleitamento materno são muitas:
? Promove uma interação profunda entre mãe e filho;
? Ajuda no desenvolvimento motor e emocional da criança;
? Faz o útero da mãe voltar mais rápido ao tamanho natural;
? Diminui o risco de hemorragia pós-parto e, consequentemente, de anemia na mãe;
? Ajuda a mulher a voltar mais rapidamente ao peso que tinha antes da gestação e diminui o risco de câncer de mama e de ovário.
08/08/2017
--
Marivania Carvalho da Silva
Gerência de Imprensa
Prefeitura de Joaçaba
(49) 3527 8801
Geral
O TEMPO jornal de fato"
Capinzal investe mais de R$ 978 mil em veículos para estudantes
22/08/2025 08:18
O TEMPO jornal de fato"
Projeto Música é 10 de Ipira conta com apoio do Consórcio Machadinho
21/08/2025 12:18
O TEMPO jornal de fato"
Deixe seu comentário