logo RCN

Severino Lavandoscki

Analista político

E-mail: sevesul@hotmail.com

As Farc e o PT - José Serra não deixa de ter alguma razão em sua afirmação de que o PT tem, sim, laços com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). O laço, que Serra não especificou, chama-se Foro de São Paulo, conglomerado de partidos de esquerda criado em 1990 por iniciativa do PT. As Farc fazem parte do Foro. Logo, o laço existe e é facilmente encontrável em documentos oficiais tanto do PT como do Foro. O que Serra não explicitou é que o PT cortou tais laços depois que chegou ao poder. Ou, pelo menos, a parte mais importante do partido. Devem ter sobrado alguns nostálgicos do tempo em que o PT era de esquerda que ainda acham que as Farc são revolucionárias e não um grupo narco-terrorista.
Pancadaria generalizada - Dilma Rousseff estava em Minas Gerais, José Serra em Goiás, muito embora distantes, os candidatos à Presidência da República partiram para o confronto institucionalizado, superando a discussão de projetos para o país. A petista, ainda sob o efeito das declarações tucanas e do DEM de que o PT e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) manteriam conexão, afirmou que o concorrente promove campanha apelativa por estar desesperado. Serra, por sua vez, acusa os petistas de sustentar uma estratégia pautada por teatralidade e mentiras. Isso não é campanha política, virou palhaçada de parte a parte. Acusações que levam uma certeza ao povo brasileiro: Nenhum dos dois esta preparado para ser presidente da republica.
Movimento pede redução de impostos - A renda dos brasileiros praticamente dobraria nos próximos dez anos se a carga tributária, que hoje está em 40% do Produto Interno Bruto (PIB), caísse para 30%. A estimativa é do Movimento Brasil Eficiente, lançado ontem em São Paulo por empresários e representantes da sociedade civil. O grupo entregou a assessores dos três principais candidatos à Presidência uma proposta de simplificação e racionalização da estrutura tributária. Os empresários integrantes do movimento querem que o tema seja debatido publicamente durante as campanhas de Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV).
O Índo fora de cena - Orientado a submergir após provocar polêmica com ataques ao PT, o candidato a vice Indio da Costa faltou ontem a encontro com 150 empresários e investidores. Ele era aguardado no lançamento do movimento Brasil Eficiente, que defende a redução dos impostos. Esta saíde de cena, foi armada pelo presidente de honra do DEM, Jorge Bornhausen . Indio discursaria no encerramento do seminário, que reuniu em São Paulo os principais caciques do DEM. Bornhausen completou: “Ele amadureceu de um dia para o outro. Mas você também não podemos monitorar o candidato em 100% da campanha”, ponderou. Diante do clima de guerra entre PT e PSDB, Indio foi orientado a sair de cena por alguns dias. Ele não aparece em público desde domingo, quando os jornais reproduziram suas declarações a um site.
Lula ataca elite incompetente - O presidente Lula, durante a solenidade de sanção do Estatuto da Igualdade Racial, reassumiu o tom duramente crítico ao que classificou de “elite incompetente”. Segundo Lula, é “gente que não se contenta com os privilégios que tem e que gostaria de impedir benefícios para os mais pobres”. No início da campanha eleitoral, o presidente e o PT foram acusados pelo adversário tucano, José Serra, de instigar a divisão social e opor ricos e pobres. Em abril, Serra apresentou-se como o candidato que governaria para todos: – De mim, ninguém deve esperar que estimule disputas de pobres contra ricos, ou de ricos contra pobres. (…) É deplorável que haja gente que, em nome da política, tente dividir o nosso Brasil.
Estranha declaração – Normalmente os candidatos declaram um patrimônio menor a Justiça eleitoral. Dono do sexto maior patrimônio entre os mais de 5.700 candidatos a deputado federal no país, Selmo Santos (DEM-SP) declarou à Justiça Eleitoral possuir participação de R$ 80 milhões numa universidade que não existe. Apesar de declaradamente milionário, o endereço oficial da candidatura de Selmo Santos, 37, é uma casa simples, com tijolos à mostra, telhado remendado, sem campainha, vigiada por um vira-lata com lixo espalhado por todos os lados. Segundo vizinhos, Selmo mora no local com a mãe, mas eles disseram não saber o telefone da residência. Seu advogado, André Luiz Stival, confirma que ele reside na casa. Coisa estranha hem?
Para Gaza? E Alagoas e Pernambuco? - O ministro das Relações Exteriores, chanceler Celso Amorim, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou projeto de lei que autoriza a doação de R$ 25 milhões para a reconstrução da Faixa de Gaza, no Oriente Médio. A verba será destinada a um fundo administrado por organismos internacionais que atuam na zona de conflito. Amorim anunciou a sanção do projeto pouco depois de participar da audiência com o presidente e com o representante da Autoridade Palestina, Nabil Shaat. “Como todos temos acompanhado, Gaza é um centro de preocupações mundiais. A situação do bloqueio é realmente muito grave”, afirmou Amorim. Concordo com a declaração de Amorim, mas me pergunto: Porque só liberaram uns miseros vintens aos estados de Alagoas e Pernambuco que foram dizimados pelas enchentes? Incoerência.

 

 


 

VOLTANDO NO TEMPO Anterior

VOLTANDO NO TEMPO

ALTRUÍSMO ÀS AVESSAS Próximo

ALTRUÍSMO ÀS AVESSAS

Deixe seu comentário