Capinzal investe mais de R$ 978 mil em veículos para estudantes |
Severino Lavandoscki
Analista Político
E-mail: sevesul@hotmail.com
JUSTA HOMENAGEM A UM ESTADISTA – Entre centenas de políticos, destacaram-se os governadores de SP, José Serra, e de MG, Aécio Neves, estiveram ontem no plenário do Senado na Sessão Solene que lembrou o centenário de nascimento do ex-presidente da República Tancredo Neves, um dos mais brilhantes políticos brasileiros, que marcou a história do país na luta pela reconstrução da democracia, No início da Sessão, a cantora Fafá de Belém, assim como na campanha pelas Diretas, interpretou o hino nacional para um plenário lotado. Serra chegou ao evento avisando que não falaria de eleições. “Não vim falar de política eleitoral. Continuo concentrado no meu trabalho de governador de São Paulo”, disse. Já Aécio voltou a descartar a possibilidade de ser vice na chapa de Serra: “Eu não cogito essa possibilidade”.
DIA DECISIVO PARA ARRUDA – Creio que hoje o Supremo Tribunal Federal vai decidir manter José Roberto Arruda na prisão. Justificativas não faltarão, a começar pelo fato de que prosseguem as diligências na Polícia Federal para saber do envolvimento do governador nas tentativas de prejudicar o inquérito sobre a Operação Caixa de Pandora, destinada a apurar a roubalheira que envolveu a alta cúpula do Distrito Federal na distribuição de dinheiro sujo a deputados, secretários, assessores e, possivelmente, o próprio governador. Momentaneamente renunciar não passa pela cabeça do ex-governador, mas...
CAIU NA PRÓPRIA ARMADILHA - No futebol tem uma máxima que diz: “Quem se desloca recebe, quem pede tem preferência.” O governador de São Paulo e o tucanato não se deslocam e não pedem, mas querem a preferência da platéia. O resultado está aí: seis meses antes do início do horário gratuito de televisão, Dilma Rousseff, o poste de Lula, encostou no Serra. O PSDB construiu uma armadilha e a ela está preso, quando quer escapar não encontra a saída. Tem um candidato que não diz que é candidato, mas também não se animou a disputar prévias contra Aécio Neves, que, por sua vez, também não insistiu muito no assunto. Eis que quando o barco esta prestes a naufragar, lembram que é possível pedir socorro.
LULA: “ELEIÇÃO NÃO É TERRORISMO” - O presidente Lula pediu que os brasileiros evitassem o “terrorismo” que costuma anteceder campanhas eleitorais no país, com pessoas dizendo que o candidato eleito pode destruir o que foi construído pelo antecessor. Falando aos empresários do setor automobilístico, depois de ser homenageado pelas medidas tomadas contra a crise financeira, Lula se disse vítima desse terrorismo todas as vezes que disputou as eleições para a Presidência da República. Para o presidente, que elogiou os resultados da indústria automobilística, não existe a possibilidade de quem vencer estragar o que foi construído no país. Segundo ele, a “tendência natural” é o seu sucessor “fazer mais e melhor”.
NORMATIVAS DAS ELEIÇÕES - O TSE aprovou instrução normativa que obriga o candidato, nas próximas eleições, a apresentar certidão criminal no momento de registro na Justiça Eleitoral. A idéia é dar ao eleitor a oportunidade de conhecer os antecedentes do candidato e pesar essa questão na hora de votar. Na sessão de ontem à noite, os ministros do TSE também aprovaram resolução que regulamenta e torna mais rígidas as regras para arrecadação, gastos e prestação de contas de campanha nas eleições de outubro. A principal mudança é a exigência de abertura de conta bancária específica do partido para arrecadação de recursos eleitorais. A medida tenta acabar com as chamadas “doações ocultas”.
FICA COMO ESTAVA - Os ministros decidiram preservar o texto da resolução do TSE sobre a composição da Câmara dos Deputados e das assembléias legislativas que vigorou nas eleições de 2006. Eles concluíram que a mudança era complexa e precisaria ser definido um ano antes da eleição, com base no Censo do IBGE, e não em estimativa populacional. A minuta, de autoria do ministro Arnaldo Versiani, previa reajuste nas bancadas atuais conforme o tamanho das populações estaduais. O Rio de Janeiro e a Paraíba passariam a ter dois deputados federais a menos. Rio Grande do Sul, Paraná, Maranhão, Goiás, Pernambuco e Piauí perderiam um deputado federal. Em contrapartida, a bancada do Pará passaria a ter três deputados a mais. Minas Gerais cresceria sua bancada com mais dois. E Amazonas, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia e Santa Catarina teriam cada um, mais um parlamentar na Câmara.
AFINAL QUEM É DILMA? - A candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República, pela maior competitividade de que se reveste em comparação com outras candidaturas - Heloísa Helena (PSOL) em 2006 e Marina Silva (PV) no pleito deste ano -, abre um intenso foro de discussão, a começar pela interrogação que aferventa conversas entre gregos e troianos, governistas e oposicionistas, eleitores racionais e emotivos: será ela mero apêndice do lulismo, podendo ser engolfada pelo petismo, ou terá condições de firmar uma identidade e imprimir marca própria ao governo, caso seja eleita a primeira mandatária do Brasil em toda a sua história.
Deixe seu comentário