Capinzal investe mais de R$ 978 mil em veículos para estudantes |
Severino Lavandoscki
Analista Político
E-mail: sevesul@hotmail.com
Tem ser preto no branco - "Quero fazer uma campanha de quem sou eu e quem és tu". Esta foi á deixa que o presidente Lula deu aos seus ministros na primeira reunião ministerial do ano. A ordem é comparar o seu Governo com o do tucano Fernando Henrique, uma tática tão antiga quanto funcional. Deste lado, nós. Do outro, eles. É o preto e o branco, o bem e o mal. É simples. O povo humilde entende. Deste lado, a continuidade de um Governo que deu certo, com aprovação superior a 70%. Do outro, a dúvida - ou o fim do PAC e do Bolsa Família. Em 2002, a situação era inversa. Do outro lado, estava o "risco PT". Profissional da política, o governador Luiz Henrique encontra-se na mesma situação. Deste lado, a continuidade tem nomes: Eduardo Pinho Moreira e/ou Raimundo Colombo, ou a dúvida do desconhecido com o fim da tríplice aliança.
Os pequenos buscam visibilidade - O quadro de candidatos à presidência da República ainda não está definido, mas oito partidos já apresentam nomes de postulantes à presidência da República. Mas, a exemplo de outros pleitos, os partidos com pequeno número de filiados devem também apresentar candidatos à sucessão do presidente Lula apenas para garantir espaço da propaganda gratuita e poder, assim, divulgar suas idéias e garantir melhor votação para os candidatos à Câmara dos Deputados e às assembléias legislativas estaduais. Entre eles, estão o PV, PSOL, PHS e PT do B.
Campanha antecipada - O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, voltou a dizer que a Justiça Eleitoral deve estabelecer critérios semelhantes para julgar crimes de campanha eleitoral antecipada, sejam eles cometidos por prefeitos, governadores ou pelo presidente da República.”Tem que haver um critério único para aferir a campanha antecipada. Não se pode usar um critério para prefeito, governadores e outro para presidente da República. Só digo que a Justiça Eleitoral tem que primar por um standard único, por um parâmetro único. Nós não podemos adotar critérios diversos”. O Presidente do STF está do tipo: “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.
Vaquinha de presépio? - A imprensa de hoje bate cabeça com relação à questão. Enquanto o jornal Valor afirma que Lula quer Hélio Costa na chapa com Dilma, o glorioso Estadão afirma que "Planalto quer Meirelles" na chapa. Qual jornal está errado? Todos e nenhum. A confusão pode ser proposital e parece ter um alvo: Michel Temer. Ao espalhar notas conflitantes sobre a questão, há quem queira, sobretudo, descartar Temer. No entanto, a esta altura dos acontecimentos, Temer controla o Partido, e o faz com pouca maestria. O PMDB como o maior partido do País, está bancando a “vaquinha de presépio”. Dr Ulisses ilumine ou de cabeça aos que comandam o velho MDB de guerra.
Resgate petista - Alguns nomes serão resgatados pelo PT, agora, em fevereiro, na busca para compor o diretório nacional do partido, como os deputados João Paulo Cunha (SP) e José Genoino (SP), este último presidente do PT na época da crise de 2005. José Dirceu também está confirmado na lista de indicados da ala majoritária da sigla. A Executiva Nacional do PT reúne 18 postos estratégicos da hierarquia partidária. Ela é que dá a linha de atuação da sigla e referenda as decisões dos 81 membros do Diretório Nacional.
Chávez na Embaixada brasileira? – Diante de tanta burrice, a cada dia que passa vai juntando cada vez mais forças contra ele. Ditatorial como quase todos que chegam ao Poder, mas incompetente quanto esse coronel, é quase impossível. Quem está a favor dele? Somente os cidadãos que foram enganados, iludidos e desinformados. Como Zelaya vai desinfetar a embaixada do Brasil, Chávez é “candidatíssimo” a ocupar seu lugar em Honduras. A dúvida, apenas uma: em quanto tempo?
Política perversa - Apesar de ter prometido que baixaria o preço da gasolina assim que o preço do barril de petróleo, derrubado pela crise internacional, tivesse uma recuperação, não há certeza de que isso vá acontecer. A Petrobras vai aproveitar a recuperação para reforçar seu caixa tendo em vista a exploração do pré-sal. O Brasil vai continuar a ter uma das gasolinas mais caras do mundo. Segundo uma pesquisa da Agência Nacional de Petróleo (ANP), o preço que os brasileiros pagam pelo litro do produto é superior em 80% ao que pagam os consumidores mais perdulários do mundo, os norte-americanos.
Deixe seu comentário