logo RCN

Severino Lavandoscki

Analista Político

Lula: Estadista Global - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá o prêmio de Estadista Global do Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça), no dia 29. Esta é a primeira edição da homenagem, criada para marcar o aniversário de 40 anos do Fórum. Conforme a organização do evento, o prêmio tem o objetivo de destacar um líder político que tenha usado o mandato para melhorar a situação do mundo. "O presidente do Brasil tem demonstrado verdadeiro compromisso com todas as áreas da sociedade", disse o fundador e presidente do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab. Segundo ele, esse compromisso tem seguido de mãos dadas com o objetivo de integrar crescimento econômico e justiça social. "O presidente Lula é um exemplo a ser seguido para a liderança global”.
Um duro golpe para Obama – Ao completar um ano como Presidente dos EUA, eis que Obama perde a maioria no Senado americano, com a derrota em Massachusetts, a cadeira de Ted Kennedy vai para os republicanos. Lição para os políticos brasileiros, do Executivo, Legislativo e Judiciário. Como tenho repetido, nos EUA não existe esse famigerado suplente. Ted Kennedy morreu, houve eleição para substituí-lo. Como o senado quer ser respeitado, se 25% deles jamais disputaram uma eleição? Mas ficam anos e anos lá, às vezes presidindo as mais importantes Comissões? Vê se dá para aprender algo com esta demonstração de civismo e respeito com o Cidadão eleitor.
Pode mudar o marqueteiro - A toda poderosa ministra-candidata Dilma Roussef, que não prima pela facilidade em relacionar-se, não está se dando bem com o marqueteiro João Santana. Seu relacionamento com a presidenciável Dilma Rousseff, que já não era bom, piorou muito depois que ela se reuniu com Duda Mendonça, que foi levado a ela pelo Dirceu. Interlocutores de Dilma afirmam que ela prefere confiar a Duda Mendonça sua campanha. Duda Mendonça foi marqueteiro de Lula e que mais tarde foi preso em flagrante numa rinha de galo em sua propriedade. Pela afinidade entre Dilma e José Dirceu, haverá mudança de marqueteiro.

Para por aí senhor presidente! – Lula pediu para que a fiscalização afrouxe seu rigor no que diz respeito às obras destinadas á Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Isso nos parece má fé. O Presidente quer entregar o galinheiro às raposas que obedecem a ordens dos 40 ladrões que comandaram o mensalão, isso é pedir demais. Agilidade, rapidez e obras em tempo recorde no Governo Federal, é coisa municiada com muita corrupção e roubalheira. Olha quanto tempo se passou desde o dia que foi anunciado oficialmente a copa do mundo no Brasil, quase dois anos, nada foi feito. Por quê?

Isso pode mais ibope - A CPI da Corrupção, instalada na Câmara Legislativa do Distrito Federal para investigar o mensalão do DEM, está se saindo melhor que a encomenda. O juiz Álvaro Ciarlini, da 2ª Vara da Fazenda Pública do DF, determinou o afastamento do deputado distrital Leonardo Prudente do cargo de presidente da Câmara Legislativa. De outro lado, Durval Barbosa, promete um depoimento digno de prêmio na CPI para a próxima semana. Além de explicar o esquema de corrupção que teria filmado, Barbosa promete novos fatos que comprometeriam ainda mais o governador José Roberto Arruda. Cumpridas as promessas de Barbosa, não duvido que a CPI tenha mais sucesso que o filme de Lula.

Mais debate do PNDH - A Comissão de Direitos Humanos e Minorias devem realizar reuniões, nas próximas semanas, para aprofundar o debate sobre o 3º Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3). O objetivo é manter a mobilização para facilitar a aprovação de projetos relativos ao tema no Congresso. Na próxima semana deverá haver um debate com a participação também dos críticos do programa. O plano prevê medidas consideradas polêmicas, como a abertura dos arquivos do regime militar (1964-1985), o fortalecimento da reforma agrária e a prioridade para a aplicação de penas alternativas no sistema penitenciário. Isso vai feder a enxofre queimado.

Paz e amor - Conhecido pelas disputas internas, o PT deverá fazer de tudo para garantir a unidade em ano de disputa eleitoral. O comando não deseja que os tradicionais embates dentro da sigla atrapalhem a condução da candidatura da ministra Dilma Rousseff à presidência da República. Para isso, não faltarão agrados para todas as correntes. A idéia é que diferentes alas do partido, acostumadas a discussões, fiquem em paz. Vamos ver se conseguem.

Sinal verde de Ciro a Lula - Nas pesquisas, Ciro Gomes tem oscilado entre os 15%. Marina Silva fica em torno de 10%. Esses percentuais são insuficientes para atrair e viabilizar apoios. Não é à toa que, no caso de Ciro Gomes, o PSB esteja cada vez mais inclinado a aderir ao projeto da pré-candidatura de Dilma Rousseff (PT) ao Planalto. Ciro está cerca de dez pontos percentuais atrás da petista. Não vai lhe restar outro caminho se não engrossar o apoio à ministra.

 

 

 

Anterior

CASA CHEIA NO KERB DOS IDOSOS DE PIRATUBA

Próximo

VISITA

Deixe seu comentário