logo RCN

SEVERINO LAVANDOSCKI

ANALÍSTA POLÍTICO

SEVERINO LAVANDOSCKI

ANALÍSTA POLÍTICO

E-mail: sevesul@hotmail.com

 

Os mais hipócritas da política mundial - O Jornal El País de Montevidéu, elegeu os 5 mais hipócritas da política mundial. O Presidente Lula está entre eles. Veja a justificativa do jornal. “Lula da Silva. O Presidente do Brasil declarou que Hugo Chávez é o melhor Presidente da Venezuela nos últimos cem anos. No entanto, Lula não comenta sua conduta autoritária de ditador. O que temos visto é Lula atacar furiosamente os recentes acontecimentos em Honduras. Semanas atrás recebeu com honras outro ditador, o Presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad. Por estas, e por outras, o afável líder brasileiro parece enterrar-se de vez”.
 

José Serra e Marina Silva juntos? – Por enquanto não passa de especulação dos jornais, mas convenhamos, uma chapa formada por José Serra e Marina Silva embaralharia a campanha política de 2010. As esquerdas seriam pegas no contrapé. Resta saber se o desempenho de Marina Silva ajudaria a campanha de Serra? UM Jornal de Brasília deu como manchete: “Os dois juntos, na mesma chapa. Quem? José Serra e Marina Silva. Isso mesmo: José Serra, presidente, e Marina Silva, vice-presidente”. Quero ver para crer!
 

Pesquisas eleitorais - Antônio Lavareda, um dos mais importantes cientistas políticos do país, e tido por muitos como o "papa" das análises de pesquisas, garante que importantes mesmo, para se avaliar intenções de votos, serão as consultas a partir de março, abril do ano que vem. As atuais pesquisas, diz ele, indicam muito mais os índices de conhecimento dos possíveis candidatos do que intenção de voto propriamente. As que forem realizadas no final do primeiro trimestre, início do segundo trimestre de 2010, já refletirão o pensamento do eleitor em relação a cada candidato
 

Mais do Arruda - A Secretaria de Educação do DF pagou R$ 12,7 milhões, em 2007, à empresa Sangari do Brasil, de um suposto amigo do governador José Roberto Arruda, Ben Sangari. O contrato, sem licitação, para dar "suporte técnico para o ensino de ciências" nas escolas públicas, foi firmado quase dois anos e meio após a Sangari do Brasil haver fechado as portas. O CNPJ da empresa foi extinto em 2005. Essas coisas só acontecem num País como Brasil, já que aqui a justiça é feita para os pobres que roubam galinha ou um pote de margarina no supermercado.
 

Bandido protegido - O destino de Durval Barbosa é o segredo mais bem guardado na Capital federal. Seu acordo de delação premiada com a Justiça inclui sua adesão ao Programa de Proteção a Testemunhas, do Ministério da Justiça. A dúvida paira no ar, e nos meios políticos de Brasília: Sendo ele réu em pelo menos 32 processos criminais por corrupção, Durval Barbosa se livrará de todos eles, após ganhar nova identidade para viver em outra cidade?
 

Botando fogo pelas ventas - É complicado, para não dizer irresponsável, começar com uma afirmação peremptória como esta. Mas a verdade é que Dilma Roussef não foi talhada para uma campanha dura e áspera como a presidencial. Não tem o estopim necessário para suportar as infâmias que será obrigada a ouvir. E, por melhores que sejam seus marqueteiros, até mesmo os argumentos a seu favor serão desmanchados por seu temperamento. Lembram-se de como Ciro Gomes mandou suas chances, boas, para o ralo graças a um programa de uma pequena rádio baiana, quando chamou o ouvinte de burro e afirmou que a função de Patrícia Pillar em sua vida era a de dormir com ele. Sabedores do temperamento nitroglicerínico de Dilma, seus adversários nem precisarão apelar para provocá-la.
 

O maior milagre dos tempos - A revista Istoé Independente (edição n° 2094), tornou-se “sucesso” de vendas em Brasília, pois traz a reportagem “O homem de R$ 1 bilhão”, sub-título: “Poucos entendem como o ex-corretor de imóveis e hoje senador Gim Argello (PTB-DF) conseguiu ampliar seu patrimônio em 10 mil vezes em pouco mais de 25 anos”.. As revistas sumiram dos jornaleiros na manhã do dia 26, um grupo de pessoas saiu pelas bancas da cidade comprando todos os exemplares da revista. Quem não gostaria de saber como este Senador operou este milagre. Também gostaria de saber como Gim Argello tem em seu currículo mais 50 processos, e mesmo assim continua rico, Senador e em liberdade. Este é mai um bofetão que o cidadão honesto leva na cara.

Cadê a reforma que nunca chega? - Escândalos de corrupção, problemas com dinheiro não contabilizado de campanhas eleitorais, trocas de partido e proliferação de legendas de aluguel. Temas que se repetem a cada ano e, ainda assim, não são suficientes para mobilizar os 513 deputados e 81 senadores a votar mudanças na legislação necessárias para restringir práticas que pioram a imagem do sistema político brasileiro. E não é por falta de matéria-prima. Estudo da Câmara dos Deputados mostra que desde 1991 já foram apresentadas 283 propostas para alterar o sistema político e eleitoral do país, entre tentativas de emenda à constituição e projetos de lei. Mais uma vez, os principais temas da tão espinhosa reforma estão parados no Legislativo.

.

 

 

 

 

 

Anterior

Poço Artesiano entregue em São Simão - CN

Próximo

Palácio Dias Velho deve ser reformado

Deixe seu comentário