SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL(SII)
Síndrome do Intestino Irritável (SII) ou Síndrome do Colo Irritável ou simplesmente Cólon Irritável.
Quais são os sintomas de Síndrome do Intestino Irritável (SII)? Dor ou desconforto no abdome, alteração dos hábitos intestinais (ou só diarréia ou só obstipação intestinal) e distensão abdominal. É comum observar a presença de muco e sangue nas fezes. É preciso deixar bem claro que o diagnóstico de Síndrome do Intestino Irritável é de exclusão, ou seja, só pode ser estabelecido quando outras causas forem afastadas através de exames de laboratório, radiografia, endoscopia, ultrassom, tomografia computadorizada, colonoscopia dentre outros exames. É preciso muito cuidado porque algumas doenças podem ser confundidas com Síndrome do Intestino Irritável a se destacar: Câncer de Intestino, Diverticulite, Obstrução Mecânica, isquemia, Síndrome de Má absorção, Doenças Metabólicas e Inflamatórias, Endometriose e outras mais raras.
Como se trata a Síndrome do Intestino Irritável? O passo inicial e indispensável é a readequação alimentar. A sugestão é que o paciente faça um diário alimentar com a finalidade de se detectar alterações intestinais relacionadas com a ingestão de determinado tipo de alimento. E os vilões são vários: A se destacar aqui cafeína, bebidas alcoólicas, comidas gordurosas, leite (incluindo derivados) e produtos que contêm Sorbitol (como chicletes e balas sem açúcar). Orientamos que estes pacientes tenham uma dieta rica em fibras. O tratamento da dor é solucionado com o uso de antiespasmódicos e, em casos mais refratários, os antidepressivos tricíclicos. Para tratar a Diarréia existem várias opções de medicamentos para aumentar a consistência do bolo fecal e reduzir o movimento intestinal. Quando a Diarréia persiste com o uso destes medicamentos, os antibióticos podem ser utilizados para modificar a flora do intestino e reduzir o número de evacuações. Já a obstipação intestinal (“prisão de ventre”) deve ser tratada com laxativos, de preferência, osmóticos.
Como anteriormente citado, a Síndrome do Intestino Irritável está ligada a fatores emocionais. É de suma importância a mudança de comportamento (ESTRESSE) para melhor controle dos sintomas. Neste ponto, a psicoterapia é fundamental. Técnicas de relaxamento e atividade física podem ajudar. E, às vezes, o uso de ansiolíticos e antidepressivos pode ser útil na avaliação caso a caso.
A síndrome do cólon irritável é uma doença comum (aliás, muito mais frequente do que se imagina), que precisa ser reconhecida e tratada adequadamente, uma vez que seus sintomas exercem profundos efeitos na qualidade de vida de uma parcela significativa da população.
AUTORES:
1-DR CLÁUDIO K. KRODA - Médico-Clínica Geral/Anestesiologia - Cremesc 13584.
2-FABIANI A. BARRETO KRODA - Psicóloga- Especialista em Terapia Comportamental - Crp 12/06702
Consultório situado na Rua Vereador Aparício Ribeiro,107 / Capinzal-SC
Fone:(49)3555-5818
Deixe seu comentário