SOCIAL
MAIS DE 70 PESSOAS RECEBEM EQUIPAMENTOS DO PROJETO SUPERAÇÃO
Nara Ramos Cordeiro
“É o melhor presente de natal que estamos recebendo. Essas cadeiras representam a nossa liberdade.” Foi assim que a cadeirante Taizza Cordazzo, 30 anos de idade, resumiu o sentimento de ser uma das contempladas do projeto superação, que doou mais de R$ 300 mil em equipamentos entre aparelhos auditivos, próteses mecânicas e cadeiras de rodas motorizadas a pessoas da região meio oeste, no sábado, 19 de dezembro, em Videira. Taizza é psicóloga e garante que a cadeira de rodas motorizada vai ajudá-la no seu dia-a-dia: “estas cadeiras são uma oportunidade para que sejamos inseridos na sociedade”, concluiu. Para o analista de sistemas, Leandro Anzilheiro, 27, a doação dos equipamentos trará mais respeitabilidade: “Este é o dia mais feliz da minha vida porque esta cadeira será uma extensão do meu corpo e, assim como eu, outros aqui poderão ter uma vida mais digna”, comemorou.
Assim com Taiza e Leandro, outras 72 pessoas foram beneficiadas com o projeto, que é resultado da parceria entre a Associação dos Portadores de Necessidades Especiais do Alto Vale do Rio do Peixe (APONEVARPE - Videira) e a Associação de Pessoas Portadoras de Deficiências Físicas da Região Meio Oeste de Santa Catarina (APPDF/MOSC – Ouro) e apoiado pelos deputados estadual Romildo Titon e federal Celso Maldaner.
Ainda em 2009, outros dois projetos semelhantes, “Liberdade” e “Reviver”, proporcionaram a doação de cadeiras de rodas motorizadas e especiais a outras 70 pessoas, totalizando um investimento de mais de R$ 600 mil.
Titon explicou que os recursos são oriundos do Fundo Social do Governo do Estado, mas que a compra dos equipamentos só foi possível em conseqüência do trabalho organizado das associações. “Sempre incentivei a criação das associações para pessoas com deficiência e procurei fazer com que elas acreditassem no projeto. Hoje podemos comemorar, porque é uma realidade”, lembrou. O deputado também falou sobre a emoção de participar da entrega dos equipamentos: “Em momentos como este podemos perceber que é na dificuldade que aprendemos, e essas pessoas têm muitas experiências bonitas para nos ensinar”, finalizou.
O deputado federal Celso Maldaner disse estar feliz por participar do projeto: “Quando o Titon me convidou para participar desta ação encarei como um desafio. Hoje posso dizer que aprendi muito com associações e com este trabalho”, concluiu.
Foi grande a participação dos presidentes da Associação dos Portadores de Necessidades Especiais do Alto Vale do Rio do Peixe – APONEVARPE, Romano Strapazzon, e da Associação de Pessoas Portadoras de Deficiência Físicas da Região do Meio Oeste de Santa Catarina – APPDF/MOSC, Nelson da Silva, responsáveis por levantar os nomes dos beneficiados com os equipamentos.
Fotos: Patrícia Bertollo
Titon entrega cadeira de rodas a Rafael de Andrade, de Monte Carlo.
Taiza Cordazzo, de Joaçaba, com os deputados Celso Maldaner e Romildo Titon.
Família de Karine Panissa, de Videira, comemora a doação de cadeira de rodas motorizada.
Mais de 70 equipamentos entregues.
Deixe seu comentário