CULTURA: LACERDÓPOLIS REALIZA CONFERÊNCIA DA PNAB COM GRANDE PARTICIPAÇÃO POPULAR |
SUINOCULTURA
SOPELSA QUER PRORROGAR A ISENÇÃO DO ICMS PARA PRODUTORES DO ESTADO
O deputado estadual, Moacir Sopelsa, (PMDB) está solicitando ao governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, ao secretário da Fazenda, Antônio Marcos Gavazzoni, e ao secretário Estadual da Agricultura, Antônio Ceron, a prorrogação da isenção do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) na carne suína in natura e na comercialização do suíno vivo interestadual.
Nessa semana, a agroindústria catarinense anunciou mais uma queda de 10 centavos na remuneração, passando de R 1,90 para R$ 1,80 o quilo, mais bonificação de carcaça. A Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) ficou surpresa com o anúncio, já que nesse período de fim de ano a tendência é aumentar o consumo e consequentemente a valorização do quilo do suíno.
Para Sopelsa, a prorrogação do ICMS vem em boa hora, principalmente depois que as empresas anunciam baixa na valorização do suíno. Ele enfatiza ainda que a crise econômica mundial, afetou diretamente a categoria causando queda nas exportações e na comercialização interna do produto. “Nesse momento as empresas estão tendo dificuldades para se manter”, lamenta.
A crise na suinocultora se agrava a cada semana e os efeitos dessa forte queda na comercialização e preço, e a consequente perda de renda, estão retirando da produção pequenos e médicos produtores. Sopelsa garante que a medida beneficiará vários produtores de suínos do Estado, que são os maiores prejudicados nesse momento”. “Com esse incentivo fiscal incrementará a produção e manterá o nível de empregos, não causando reflexos aos cofres públicos”, defende.
Deixe seu comentário