Viajem técnica Integrar

Municípios de Alto Bela Vista,Ipira, Peritiba e Piratuba, caminham juntos para o turismo integrado
Nos dias 29 e 30 de agosto, uma equipe do Integrar visitou os municípios de Carambeí, Castro e Palmeira, no Paraná. O roteiro de visitação foi custeado pelo Sebrae e pelos municípios que formam o Integrar e com o objetivo de conhecer o funcionamento das cooperativas que estão muito bem estruturadas naquela região.
A equipe visitante foi formada pela Prefeita de Alto Bela Vista,
Cátia Tessmann Reichert, o vice-prefeito de Ipira, Adilson Schwingel, o secretário de Cultura e Turismo de Ipira, Oladimir Rese, a assessora de comunicação de Ipira, Cidiane Pedrussi, a extensionista da Epagri em Ipira, Mari Lucia Dal Pra, a prefeita de Peritiba Neusa Klein Maraschini, a secretária-adjunto de educação, cultura, esporte e turismo de Peritiba, Marlene Klein, o secretário-adjunto de agricultura de Peritiba, Fabiano Riffel, a agente de desenvolvimento e analista de recursos humanos de Peritiba, Liziane Klein, a assessora de comunicação de Peritiba, Franciéli Schoenell, o assessor de comunicação de Piratuba, Paulo Schuch, a presidente do Integrar, Irmgard Maristela Strauss e os consultores do Sebrae Leia Macedo, Aline Andres e Alex Morais.
A visitação iniciou em Carambeí, no dia 29, onde conheceram a sede da Cooperativa Paranaense de Turismo - COOPTUR. A equipe foi recebida pelo cooperado e diretor executivo da Cooptur, Márcio Miranda, que contou a história e experiências vivenciadas desde a fundação da cooperativa, em 2004.
A Cooptur foi a primeira cooperativa do Brasil formada por pessoas e não entidades. Com o objetivo de desenvolver turismo sustentável, a Cooptur conta hoje com cerca de 80 cooperados em 15 cidades e tem mais de 30 roteiros exclusivos.
No início eram 2 roteiros: 1 holandês e outro eslavo-germânico que incluíam 6 cooperativas: Colônias de Castrolanda, Entre Rios e Witmarsum e os municípios de Carambeí, Prudentópolis e Arapoti. O cooperativismo sempre esteve intrínseco nestas 6 localidades, todas colonizadas por famílias europeias (holandeses e alemães) nos séculos XIX e XX. A grande produção de queijos gerou a fundação da Batavo, hoje com o nome de Frísia, no município de Carambeí.
Em Carambeí, também foram visitados o museu e o parque histórico, onde há uma vila construída, tal qual como iniciou o município, com destaque aos 3 princípios marcantes: a religião, a educação e o cooperativismo.
Ainda no dia 29, a equipe seguiu até o município de Castro para conhecer a Colônia Castrolanda (Castro + Holanda). A Colônia é formada por 350 famílias holandesas e ou descendentes de holandeses. Tem regimentos próprios, também estão organizados em cooperativa, são considerados como maior bacia leiteira do país, não dependem de poder público e até mesmo para novos moradores há critérios que são seguidos.
Castrolanda recebe muitos turistas e está apta para isso, com pousadas, restaurantes e a grande contribuição histórica na visitação do moinho e do museu, onde consta a chegada dos holandeses à Colônia e tudo o que ainda é mantido, além da cultura, gastronomia e o princípio de cooperativismo.
No dia 30 a equipe iniciou o dia conhecendo uma das fazendas que fazem parte da cooperativa Castrolanda. A fazenda é gerenciada por irmãos, cada um responsável por uma parte dos trabalhos. Um deles é responsável pela ordenha, de cerca de 200 vacas, e o outro responsável pelo plantio e colheita na propriedade.
Os Campos Gerais, como é chamada a região destes municípios, tem na produção leiteira a base da economia e uma das razões é o tipo de solo, que não comporta plantações de médias ou grandes raízes, otimizando a plantação de pastagens para o gado leiteiro.
Ainda no dia 30, a equipe foi à Colônia Witmarsum, há 130km de Castro. Esta Colônia é de origem alemã e também está fortemente estabelecida em cooperativa. As crianças aprendem a Língua Portuguesa somente por volta dos 4 anos de idade. A cultura alemã é muito forte na Colônia, assim como o espírito empreendedor e a história de seus colonizadores contada pelos moradores.
"Para os municípios do Integrar, foi uma experiência muito boa, principalmente para repassarmos aos nossos empreendedores e para reforçarmos o quanto a união do grupo gera muito mais retorno", conclui Oladimir Odi Rese, Secretário de Cultura e Turismo do município de Ipira.
Ascom - Integrar
Deixe seu comentário